CULTURA, ESPORTE E LAZER


Santo Estevão: Inscrições para curso de dança vão até dia 18







































































Sai a lista de convocados da Seleção prara os amistosos contra Holanda e Romênia

TREINADOR CHAMA 28 JOGADORES PARA OS AMISTOSOS CONTRA A HOLANDA E ROMÊNIA, NO BRASIL. HOMENAGEADO, RONALDO FENÔMENO SERÁ O 29º ATLETA

O técnico Mano Menezes convocou 28 jogadores para os amistosos contra a Holanda, no dia 4 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia, e diante da Romênia, quatro dias depois, no Pacaembu, em São Paulo. As principais novidades da lista do treinador são o goleiro Fábio, do Cruzeiro, Thiago Neves, do Flamengo, e Fred, do Fluminense. Ronaldo Fenômeno será o 29º atleta chamado pelo treinador para a despedida no confronto na capital paulista.Após a partida diante da Romênia, no dia 7 de junho, Mano Menezes cortará seis atletas e divulgará a lista de convocados para a Copa América, com uma possibilidade que não faz parte da lista, que é Paulo Henrique Ganso que teve uma lesão.

Fred, Thiago Neves e Fábio são as novidades de Mano na Seleção



Confira a lista de convocados de Mano Menezes para os amistosos no Brasil:


Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Fábio (Cruzeiro)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)
Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Volantes
Lucas Leiva (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro)
Anderson (Manchester United)
Meias
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Lucas (São Paulo)
Thiago Neves (Flamengo)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Atacantes
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)

Santo Estevão: Time do Vitória busca talentos para divisão de base

O estádio municipal Luiz Viana Neto em Santo Estevão estará recebendo a primeira etapa da Copa Vitória. O projeto é uma iniciativa do Esporte Clube Vitória que tem como objetivo firmar parcerias com prefeituras e entidades desportistas para descobrir novos talentos para compor a divisão de base do clube baiano.


Os jogos acontecerão a partir deste sábado (28) com adolescentes na faixa etária dos quatorze aos dezessete anos de idade. De acordo com a Liga Desportiva Santoestevense, os interessados em participar da Copa devem procurar a entidade, que atende no Centro Cultural Themístocles Pires de Cerqueira.



Pelo Twitter, Bahia confirma chegada do meia Ricardinho

Jogador estava sem clube desde o início de abril, quando foi dispensado pelo Atlético-MG, e chega a Salvador até o fim desta semana

Os torcedores já esperavam e a notícia foi confirmada no final da tarde desta terça-feira pelo Twitter oficial do clube: o meia Ricardinho vai reforçar o Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro. O jogador de 35 anos foi pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira de 2002 e estava sem clube, depois de ser dispensado pelo Atlético-MG no início de abril.

Quem está animado com a chegada do meia é o atacante Souza. Nesta terça, o jogador se mostrou entusiasmado com a confirmação do novo colega tricolor.
- Vai ser muito bom tê-lo no Fazendão. Ele é um jogador experiente, um bom meia, que sabe mandar a bola lá na frente para a gente – afirmou Souza.
A data de chegada de Ricardinho ainda não está confirmada, mas o jogador deve aterrissar em Salvador até o fim desta semana.
O Esquadrão de Aço ainda aguarda resposta de mais dois jogadores. O clube baiano fez propostas para ter o volante Marcos Assunção, que está no Palmeiras, e o zagueiro Paulo Miranda, que disputou o Paulistão pelo Oeste, de Itápolis.
FICHA DO JOGADOR
Nome: Ricardo Luis Pozzi Rodrigues
Data de Nascimento: 23/05/76
Local de Nascimento: São Paulo(SP)
Altura: 1,76m
Peso: 73,5 kg

Clubes:
- 94/95/96/97: Paraná Clube
- 97/98: Boudeaux (França)
- 98/99/00/01/02: Corinthians
- 2002/03: São Paulo
- 2003: Middlesbrough (Inglaterra)
- 2004/05: Santos
- 2006: Corinthians
- 2006/07/08: Besiktas (Turquia)
- 2008/09: Al-Rayyan (Catar)
- 2009/10/11: Atlético Mineiro.

Títulos:
Pentacampeão Mundial em 2002
Tricampeão Paranaense 1995/96/97
Bicampeão Paulista 1999/2001
Bicampeão Brasileiro 1998/99
Campeão Mundial Interclubes da FIFA 2000
Campeão da Liga Rio São Paulo 2002
Campeão da Copa do Brasil 2002
Campeão Brasileiro 2004
Campeão da Copa da Turquia temporada 2006/07
Campeão Mineiro 2010

Mineirinho é campeão na Barra e leva o Brasil pela primeira vez ao topo
Brasileiro bate Taj Burrow, tri da etapa, e assume a ponta do ranking

Ele chegou ao Rio de Janeiro economizando palavras, correndo pelas beiradas. E saiu do mar da Barra da Tijuca, nesta sexta-feira, como número 1 do mundo. Adriano de Souza, Mineirinho, derrotou o australiano Taj Burrow na final do Rio Pro e conquistou pela primeira vez a etapa brasileira do Circuito Mundial. O país, pela primeira vez na história, está na liderança do ranking.
O australiano Joel Parkinson, então vice, chegou a assumir a ponta depois da eliminação do americano Kelly Slater, agora terceiro. O sul-africano Jordy Smith caiu para quarto, posição que o brasileiro ocupava.
- Eu hoje defendi o sangue do Jadson (André), que foi campeão no ano passado. Kelly (Slater), Joel (Parkinson), Taj (Burrow)... são todos grandes surfistas. Mas, se os caras caírem, eu vou tentar o meu melhor - disse, entre lágrimas, o brasileiro.
A quarta das 11 etapas da temporada será em Jeffrey's Bay, na África do Sul, a partir do dia 14 de junho.Mineirinho passa por baterias e se sagra campeão na Barra.
O Circuito Mundial de surfe começou em 1976, ano em que Pepê Lopes conquistou o Waimea 5000 nas ondas do Arpoador. Nesse tempo todo, o melhor resultado de um brasileiro no ranking tinha sido do próprio Mineirinho, quando o paulista do Guarujá abriu o ano com um vice na Gold Coast, em 2009. Mas é de Victor Ribas a melhor campanha em uma temporada inteira: terceiro em 1999.
Pepê foi lembrado no pódio. Além do troféu e dos US$ 100 mil (cerca de R$ 160 mil), Mineirinho ganhou uma prancha pintada com uma imagem do carioca, falecido em 1991 em um campeonato de voo livre.
- Posso morrer feliz da vida, pois venci esse campeonato. Entrei para a história do surfe brasileiro agora. Antes, todo mundo falava que eu poderia, mas era difícil eu acreditar, pois ainda não tinha vencido um grande evento no meu país. Agora o dia chegou. Sabia que essa mudança para o Rio de Janeiro poderia ser boa para mim. E foi o que aconteceu.
A vitória estava engasgada. Mineirinho tinha batido na trave no Brasil em 2009, quando perdeu a final em Imbituba para Kelly Slater. Naquele mesmo ano, conquistou sua primeira vitória no Circuito Mundial. Nas ondas de Sopelana, pico alternativo à mítica Mundaka, no País Basco.

Houve quem dissesse que a Barra, com ondas de 1,5m e proporcionando tubos, estava com cara de Mundaka. O americano Bobby Martinez, bicampeão da etapa do País Basco, abriu bem o dia, eliminando o compatriota Damien Hobgood. Depois, porém, caiu diante de Taj.
Logo depois, o francês Jeremy Flores derrubava Joel Parkinson, então líder do ranking. O campeão do Pipe Masters vinha de uma derrota amarga, na quarta fase, quando o aussie tirou 9,73 nos últimos segundos. Jeremy bateu Parko, mas não conseguiu parar Taj.
Do outro lado da chave, Mineirinho ia passando aos trancos e barrancos. Na primeira do dia, viu o taitiano Michel Bourez machucar o ombro e desistir da disputa. Mesmo depois de o adversário sair da água, ele continuou lá até o fim dos 30 minutos.
Na bateria seguinte, contra Owen Wright, teve de esperar mais do que o tempo do confronto. Somente quando estava no palanque soube o resultado: um vitória apertada e polêmica. O australiano precisava de 6,71 e tirou 6,60. Sua primeira onda, nota 7,50, tinha sido similar.
Um pouco antes, Taj Burrow dava mais um show. Depois passar por Bobby Martinez, carrasco de Kelly Slater, mandou para casa Jeremy Flores, responsável pela eliminação de Joel Parkinson. Na primeira bateria do dia, tirou 9,33 e 6,93. Na segunda, 8,60 e 7,67 para mandar o pequeno príncipe francês, campeão do Pipe Masters, de volta para casa.

Para ir à final, Mineirinho venceu uma bateria fraca contra o aussie Bede Durbidge, carrasco de Raoni Monteiro na repescagem e campeão em Imbituba em 2008. Sem ondas boas, os dois fizeram um duelo apertado, mas o brasileiro levou a melhor.

 A cada ano que passa venho lutando cada vez mais. Na Austrália, peguei o Taj em um dia inspirado e perdi com uma somatória deele de quase 19,00. Eu sabia que se eu continuasse daquele jeito conseguiria bons resultados durante o ano.

Taj tinha feito uma campanha impecável no campeonato. Na decisão, assustou ao abrir a bateria com uma nota 7,00. O brasileiro, no entanto, conquistou três séries de boas manobras em sequência (6,50; 8,00 e 7,63) e tomou a liderança. O australiano, que iniciou a bateria com tranquilidade, aguardando as melhores oportunidades, passou a arriscar mais. Mas não adiantou. Caiu em três ondas seguidas.

- Quando eu escutava gritos, sabia que era porque ele tinha caído. Meu medo era quando ninguém gritava.
Sob os gritos da torcida na areia, o brasileiro, emocionado, levou as mãos ao rosto e chorou, sem acreditar: era campeão do Rio Pro. No pódio, ajoelhou-se para agradecer ao público.
- Posso dizer que o público me puxou para a minha colocação hoje.

Final:
1. Adriano de Souza BRA 15,63 x 12,17 Taj Burrow AUS

Semifinais:
1. Taj Burrow AUS 16,27 x 10,50 Jeremy Flores FRA
2. Adriano de Souza BRA 9,00 x 8,40 Bede Durbidge AUS

Quartas de final:
1. Taj Burrow AUS 16,26 x 14,43 Bobby Martinez EUA
2. Jeremy Flores FRA 15,60 x 12,17 Joel Parkinson AUS
3. Bede Durbidge AUS 16,03 x 6,27 Josh Kerr AUS
4. Adriano de Souza BRA 14,23 x 14,10 Owen Wright AUS


Quinta fase - repescagem:
1. Bobby Martinez EUA 14,60 x 12,63 Damien Hobgood EUA
2. Jeremy Flores FRA 12,60 x 11,63 Daniel Ross AUS
3. Bede Durbidge AUS 13,43x 12,63 Raoni Monteiro BRA
4. Adriano de Souza BRA 10,73 x 7,90 Michel Bourez TAH

Top 10 do ranking:
1. Adriano de Souza BRA 20.500
2. Joel Parkinson AUS 19.200
3. Kelly Slater EUA16.950
4.Taj Burrow AUS 16.500
5. Jordy Smith AFS 14.750
6. Owen Wright AUS 12.150
7. Michel Bourez TAH 12.000
8. Mick Fanning AUS 11.500
9. Bede Durbidge AUS 11.000
10. Tiago Pires POR 11.000


Bahia fecha com goleiro Marcelo Lomba e Jair pode ser o próximo 

Goleiro de 24 anos é o novo reforço do Tricolor baiano para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro

 

Marcelo Lomba é o novo reforço do Bahia para disputa
da Série A (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
O Bahia acertou a contratação por empréstimo do goleiro Marcelo Lomba, que pertence ao Flamengo. O contrato com o Tricolor baiano terá duração de um ano. A negociação foi confirmada pelo diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, .
- O Lomba está sendo emprestado ao Bahia, sim. Falta apenas finalizar os documentos, mas os entendimentos essenciais entre os dois clubes já foram feitos. O contrato será até o fim do estadual de 2012.
Formado nas divisões de base do Flamengo, Lomba tem 24 anos, e sempre foi comparado ao estilo de Julio César, atual goleiro da Inter de Milão. O novo reforço do Bahia coleciona convocações para as seleções sub-15 e sub-17 . Em 2010, ele foi titular do Flamengo durante do segundo semestre, após a prisão do goleiro Bruno - acusado do desaparecimento da jovem Eliza Samudio.
Goleiro do Bahia de Feira deve ser o próximo
O presidente do Conselho do Bahia de Feira, Jodilton Souza, confirmou que terá uma reunião, nesta segunda-feira, com o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho. De acordo com o dirigente feirense, o assunto da conversa é a negociação do goleiro Jair.
De acordo com Jodilton, as negociações estão avançadas e Jair está muito perto de trocar o Bahia do interior pelo da capital. Em 2010, Jair foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Baiano e neste ano, o goleiro é novamente favorito ao prêmio.


Com direito a drama no fim, Peixe conquista o bi em

cima do Timão

Com um gol inédito de Arouca, que nunca havia marcado pelo Alvinegro, e outro de Neymar, em falha de Julio Cesar, Santos leva 19ª taça estadual


Foi dramático, como final normalmente é. Chuva fina, campo molhado, falhas de goleiros. Nervosismo, tensão e, finalmente, explosão. O Santos é bicampeão paulista. Um título histórico, o primeiro conquistado em uma decisão de fato na Vila Belmiro. E mais especial ainda para os santistas: em cima do Corinthians, o maior rival. A vitória por 2 a 1, neste domingo, na Vila Belmiro (o jogo de ida, domingo passado, no Pacaembu, havia sido 0 a 0), deu ao Peixe seu 19º título estadual e confirmou a vocação vitoriosa da nova geração de Meninos da Vila, capitaneada por Neymar.
Peixe manda no primeiro tempo.

Ranking de títulos paulistas

Corinthians 26

Palmeiras 22

São Paulo 21

Santos 19

O primeiro tempo foi do Santos. Não por acaso, o time da Vila Belmiro abriu o placar aos 16 minutos, com Arouca. Ele mesmo, o volante que não marcava desde o dia 5 de novembro de 2008, quando garantiu a vitória do Fluminense sobre o Figueirenre, por 1 a 0, pelo Brasileirão. Durante a semana, o volante chegou a dizer que sonhava marcar seu primeiro gol com a camisa branca numa final de campeonato. Profecia realizada.

Antes desse gol, o Peixe já havia chegado perto aos sete minutos, em um chute cruzado de Léo. O Corinthians, embora tivesse mais a bola, tinha dificuldades para criar jogadas. Liedson, isolado, saía demais da área. Jorge Henrique e Dentinho mal foram vistos em campo, presas fáceis para a ótima marcação santista. Aos 20 minutos, preocupação para o Santos. Jonathan correu para fazer uma cobertura pela direita e sentiu uma fisgada na coxa direita. Foi substituído por Pará. O nível do time da casa não caiu.

Adriano, leão de chácara da zaga da equipe praiana, não deixou Bruno César em paz. Ganhou todas as dividas e mostrou rapidez de raciocínio nas antecipações. Com isso, o Santos passou a criar muitas chances. Aos 34, Arouca acertou a trave com uma bomba de pé direito, aproveitando rebote numa cobrança de escanteio. Acuado, o Corinthians apelava para chutões em direção da área. Sem muito sucesso. Tanto que Rafael terminou o primeiro tempo sem praticar defesas difíceis.

A marcação santista era eficiente também porque Alan Patrick e Zé Eduardo voltavam para batalhar a posse de bola, dando um refresco para os volantes. Neymar, mais à frente, driblava de um lado para o outro e dava passes muito bons, como o que acertou aos 39 para Alan Patrick. A bola veio por cima e o meia tentou completar de primeira. Mandou por cima do gol.

Nas arquibancadas, os torcedores do Santos empurravam o time criando um ambiente que misturava alegria e tensão. Os corintianos, em minoria, chegaram a se calar no momento do gol santista, mas passaram a cantar, empurrando o time para a virada. Era o Peixe, porém, quem estava mais perto do gol.

Aos 43, Neymar apareceu livre pela esquerda. A zaga corintiana parou pedindo impedimento. A arbitragem mandou o lance seguir. O astro santista chegou de frente para Julio Cesar e não conseguiu concluir bem. Tentou um chute no vácuo, balançou o corpo, mas o camisa 1 se manteve parado. Numa última tentativa, Neymar tentou acertar o vão entre as pernas do corintiano, mas errou o alvo. A bola bateu no adversário e saiu.

Corinthians tenta apertar, mas Santos se segura

Novamente, o Corinthians passou a maior parte do tempo com a bola na etapa complementar. Rondou mais a área santista, trocou mais passes, mas tinha extrema dificuldade até para dominar a bola. Jorge Henrique não conseguia se aproximar de Liedson, que, sozinho, lutava no meio dos defensores santistas. A única chance mais clara para a equipe visitante saiu aos 14 minutos, quando Willian pegou rebote da zaga e emendou um tiro forte de direita. Rafael espalmou para a frente. Durval completou o corte.

O Santos, retraído, tentava encaixar algum contra-ataque. Faltava, porém, alguém para acertar o passe final. Alan Patrick não conseguia dar sequência aos lances. Neymar, sozinho à frente, corria de um lado para o outro, só via a bola chegar pelo alto. Elano, que poderia armar, estava atuando como volante. Na única vez que o astro conseguiu dominar a bola, levou perigo, aos 12. Ele recebeu pela esquerda e veio cortando para o meio. Rolou para Elano, que entrava livre. O chute, rasteiro e cruzado, foi para fora.

O jogo se tornava perigoso para o Santos. Preso demais lá atrás, a equipe de Muricy Ramalho apenas se segurava. Por volta dos 28 minutos, a chuva começou a cair mais forte, o que deu uma maior carga de dramaticidade à partida.

À medida que o tempo passava, a pressão corintiana aumentava muito. O Timão se lançava inteiro para o ataque, abrindo enormes espaços para o Peixe contra-atacar. Os atacantes do time da Baixada, porém, estavam extenuados. De repente, Neymar. Aos 38, ele recebeu pela esquerda, arrancou em velocidade. Mas, cansado, arrematou bem fraco. O chute, rasteiro e colocado, morreria fácil nas mãos de Julio Cesar. No entanto, o camisa 1 do Timão, em um lance de extrema infelicidade, deixou a bola escapar. Ela demorou eternos segundos para ultrapassar a linha, caprichosa, dramática, para fazer a Vila Belmiro explodir.

A torcida santista já gritava "é campeão", mas o jogo ainda não havia acabado. Aos 41, foi a vez de Rafael falhar. O goleiro, que estava seis jogos sem sofrer gols, saiu mal e Morais aproveitou, diminuindo a vantagem santista. Não havia tempo para mais nada porém. O Alvinegro se segurou lá atrás e esperou o apito final para comemorar o título.

SANTOS 2 X 1 CORINTHIANS Rafael, Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Alan Patrick (Possebon); Neymar e Zé Eduardo. Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Ramires), Bruno César (Morais) e Jorge Henrique; Dentinho (Willian) e Liedson.

Técnico: Muricy Ramalho Técnico: Tite

Gols: Arouca, aos 16 minutos do primeiro tempo; Neymar, 38, Morais, 41 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Chicão, Fábio Santos, Liedson (Corinthians), Elano, Pará, Léo (Santos)

Local: Vila Belmiro. Data: 15/5/2011. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira. Auxiliares: Luiz Flávio serão David Botelho Barbosa e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo. Renda e público: R$ 745.610,00 público: 14.322


Vitória perde a chance do penta e Bahia de Feira leva o título

Bahia de Feira supera tudo e todos e acaba com o sonho do pentacampeonato do Vitória

O ano não poderia ter começado pior para o Vitória. A torcida, magoada com o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, não poderia ter reclamado mais quando veio uma derrota logo no primeiro jogo do Campeonato Estadual. Justamente diante do Colo Colo, aquele mesmo que acabou com o sonho do pentacampeonato inédito em 2006. Para os supersticiosos e pessimistas já era um prenuncio do que viria. E se tinha algum time que poderia bater de frente com o Leão, só poderia ser o Bahia de Feira. O time de Feira de Santana, em jogo de campeão, virou o placar sobre o Vitória e levou a partida e o campeonato.

Diferente do Vitória, o Tremendão começou o Baiano deste ano com o pé direito. Foi campeão do Torneio Início e fez ótima campanha na primeira fase. Venceu seis jogos, empatou cinco e perdeu só um. Foi o único que ficou invicto até o oitavo jogo. Nas quartas de final, das seis partidas, o Bahia de Feira venceu quatro e perdeu duas. Em todo o campeonato, foram apenas três derrotas, seis empates e 12 triunfos, incluindo a grande final, que deu o título inédito ao time de Feira.

Quando se fala em campanha, o Bahia de Feira só fica mesmo atrás do Vitória, portanto, ninguém poderia estar mais perto para atropelar o Leão. Se o Bahia de Feira ainda não tinha perdido nenhuma partida em casa, também não havia vencido nenhum jogo na capital. Não poderia ter escolhido hora melhor para vencer.

Números à parte, é preciso destacar um nome: o do técnico Arnaldo Lira. De 2009, quando subiu para a elite do Campeonato Baiano, até a taça, o Bahia de Feira conseguiu chegar às semifinais já em 2010 e superou o feito este ano. Para realizar a bela campanha, foi fundamental a permanência de Lira, desde o início desse projeto à frente do time. Se o técnico já costumava gritar durante as partidas, ganhou um belo motivo para ficar sem voz.

O jogo

O primeiro grande lance da partida foi aos 8 minutos. Em saída rapida, o lateral Leo saiu driblando e tocou avançado para Nikão. Após tirar o zagueiro da jogada, ele chutou cruzado. Apesar da bola não ter levado perigo, a jogada animou a torcida presente no Barradão.

Mesmo com a vantagem de jogar em casa e de poder empatar - que ainda assim lhe garantiria o título - o Vitória não conseguia dominar a partida e deixava espaço para o Bahia de Feira criar boas jogadas. O Leão começou a buscar o rápido contra-ataque para tentar abrir o placar.

A marcação de uma falta que parou um desses contra-ataques do time rubro-negro deu início ao lance do primeiro gol da partida. Aos 15 minutos, Geovanni cobrou falta e colocou dentro da rede. O goleiro Jair ficou paralisado. Para quem já tinha a vantagem do empate, abrir o placar deu ao Leão uma tranquilidade fundamental em dia de decisão.

Mas apesar do gol, o Vitória tinha dificuldades para criar. A falta de jogo do rubro-negro abriu espaço para que o Bahia de Feira se soltasse mais no jogo.

Frente a frente com Jair, aos 43 minutos, Elkeson arrancou com a bola pela lateral esquerda após o escorregão do jogador do Bahia de Feira, mas chutou muito mal. Dois minutos depois, o Bahia de Feira deu o troco e chegou ao empate. Após uma falha na bola aérea em cobrança de escanteio, Allyson sobe mais que a zaga e manda pra rede. O empate seguido de um erro de ataque deixou a torcida rubro-negra com raiva. Os jogadores foram para o vestiário sob vaias.

Apesar de ter cedido o empate no último minuto do 1º tempo, o Vitória parecia ter levado a sério a bronca recebida no intervalo. No início do 2º tempo, só deu ataque rubro-negro. Nikão e Elkeson coordenavam os ataques. Mas depois dos cinco minutos iniciais o time rubro-negro voltou a virar espectador do Bahia de Feira, como no 1º tempo. A torcida não perdoou. Nikão foi substituido aos 14 minutos e deixou o campo vaiado.

O jogo seguia como uma espécie de replay do primeiro turno. Até que aos 21 minutos, o Bahia de Feira virou o placar. João Neto sozinho pela esquerda, avançou na área e chutou forte pra rede. Viáfara ainda tocou na bola, mas não conseguiu impedir o empate. O Vitória teve uma chance do empate um minuto depois, mas não aproveitou a boa chance.

O Vitória era apático diante do avanço do Bahia de Feira. O 2º tempo ainda teve uma jogada perigosa na área do Bahia de Feira. Em cruzamento na área, Rildo lança para Neto Baiano que é empurrado na área. O juiz chega a marcar o pênalti, mas, alertado pelo assistente do impedimento do jogador rubro-negro, cancelou a penalidade.

O escanteio para o Vitória aos 41 minutos foi a imagem do desespero rubro-negro. Todo o time na área para uma jogada completamente desarmada pela zaga do Bahia de Feira. A essa altura a torcida do Vitória já abandonava o estádio. Esse definitivamente não é o ano do Leão.

GRUPO DE TEATRO E DANÇA DASS


Um evento de muita arte e emoção. Assim foi a noite da última terça-feira (27), no Centro Cultural Themístocles Pires de Cerqueira, palco do segundo aniversário do grupo teatro/dança da Dass.
Fundado no ano de 2008, visando motivar os operários de uma grande fábrica de calçados, foi que o setor de Recursos Humanos da Dass, na época liderado por Mônica Gurjão, lançou o projeto que tem ido além de seus objetivos iniciais. "Depois do envolvimento dos funcionários com a arte, através da música e teatro, percebemos um maior rendimento produtivo, bem como a diminuição acentuada no nível de stress propiciado pela produção fabril", avaliou Iraci Oliveira Conceição, que ao lado de Marinês, coordena atualmente os artistas.
Durante o evento comemorativo, além das apresentações teatrais e dança, o público pode conhecer um pouco mais dos componentes que integram o grupo, que tem se apresentado não só em datas comemorativas do município e em unidades escolares, mas também em outras cidades, divulgando a cultura santoestevense.
Para o diretor de cultura, Jackson Ribeiro, "temos que apoiar cada vez mais nossos artistas, valorizando cada tipo de arte. Essa tem sido a preocupação da Prefeitura, fazendo o mapeamento cultural do município, descobrindo assim novas habilidades. Temos um 'celeiro' cultural muito forte. E vamos apoiá-los sempre".


GALERIA DE FOTOS DO GRUPO DE TEATRO E DANÇA

DASS - Apresentação na IV Festa do Milho - Julho/2010


DINHEIRO PÚBLICO PAGA OBRA BILIONÁRIA, MAS ESTÁDIO FICARÁ NA MÃO DA EMPRESA


 

O estádio sem as arquibancadas: construção das novas estruturas está prevista para maio
      O estádio sem as arquibancadas: construção das novas estruturas está prevista para maio                                     





O governo do estado do Rio de Janeiro vai custear a reforma do estádio Maracanã para a Copa do Brasil, em 2014, mas depois cederá sua administração a uma empresa privada, anunciou nesta quinta-feira o governador Sérgio Cabral. "Vamos concessionar o Maracanã. Não tem cabimento um estádio como este nas mãos do poder público", afirmou Cabral em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal Lance!. O estádio que já foi cenário da final da Copa do Mundo de 1950 receberá a decisão também em 2014. Também deverá ser usado na Olimpíada de 2016.
Cabral disse que lançará no segundo semestre deste ano a licitação para que todo o complexo da Maracanã, que pertence ao governo do estado e inclui o ginásio do Maracanãzinho, seja administrado pelo setor privado. "O estado tem de concentrar os esforços naquilo que é importante. A concessionária, obviamente, terá de assumir obrigações públicas", acrescentou Cabral. Mas a administração do estádio será cedida somente após as obras de reforma, que começaram em agosto de 2010 e nas quais o governo vai investir cerca de 1 bilhão de reais.
As obras de remodelação do Maracanã foram orçadas inicialmente em 705 milhões de reais, mas o consórcio responsável pela reforma descobriu imperfeições na estrutura do estádio. O governo não divulgou o novo valor da reforma, mas reconhece que será ao menos 50% mais cara, com o custo podendo superar 1 bilhão de reais - quase três vezes o que a Prefeitura do Rio de Janeiro gastou para construir o estádio Olímpico João Havelange para os Jogos Pan-Americanos de 2007.

A construção de uma nova cobertura de lona estendida sobre estruturas de aço foi autorizada no mês passado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico. A autorização foi necessária porque o Maracanã é um patrimônio nacional. "A cobertura foi uma novidade, mas não vai encarecer a obra até o ponto de alcançar 50%", defendeu Cabral. Apesar da necessidade de modificar os planos iniciais, o governador garantiu que o prazo de entrega das obras em dezembro de 2012 foi mantido e que o estádio poderá ser usado para a Copa das Confederações em 2013.
(Com informações da agência EFE) 


CULTURA - Grupo de teatro e dança da DASS comemorou dois anos de atuação.



Vista aérea do Centro Cultural Themístocles Pires de Cerqueira


Centro Cultural Themístocles Pires de Cerqueira


O nosso Centro Cultural foi inaugurado aos vinte e um (21) dias do mês de setembro do ano de dois mil e três (2003), às vinte horas e trinta minutos (20:30h). Está situado à Praça Dr. Durval de Cerqueira. O Centro Cultural e seu Memorial são obras construídas na Gestão do Prefeito Orlando Santiago. Este espaço tem importante papel junto ao Município. Nele podemos promover palestras, eventos, princiapalmente divulgando trabalhos dos artistas da terra. Venha conhecê-lo!!!








CULTURA- BUMBA MEU BOI DE SANTO ESTEVÃO


 OBJETIVO - Valorizar a participação dos jovens como agentes importantes na promoção dos direitos culturais.
HISTÓRICO - Existem duas correntes de estudiosos que defendem o surgimento do Bumba meu boi. Uma diz que teria nascido de escravos e gente pobres agregados de engenhos e fazenda, trabalhadores da roça e de pequenos ofícios das cidades interioranas, por volta das últimas décadas do século XVIII. Sem nenhuma participação feminina pelas circunstâncias sociais da época.
Para outros estudiosos, a "mãe" do Bumba meu boi brasileiro está ligada a alguns elementos orientais e europeus de Boi-de-canastra de Portugal, mas sem enredo nem declarações e sim, ação lúdica.
O bumba meu boi é uma das mais ricas manifestações do folclore brasileiro. Este nome, Bumba, uma interjeição que indica estrondo de pancada ou queda.
O bumba meu boi formou-se através da união de alguns elementos culturais europeus, africanos e indígenas. A maior ou menor influência de uma das culturas pode ser percebida através dos instrumentos, vestimentas, dança, coreografia e ritmo . Este conjunto de fatores, principalmente o ritmo define o que convencionou-se chamar sotaque do grupo.

O BUMBA MEU BOI NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO
Como chegou a manifestação no nosso Município?
As informações colhidas junto a cidadãos residentes no Município dão conta de que na década de quarenta e dois, também moradores faziam apresentações de bumba meu boi, como era chamado, no final de cada ano, mas precisamente no mês de dezembro.
O responsável era conhecido como sendo Barnardino leiloeiro; ele desenvolvia a apresentação da seguinte forma:
a) o boi era vendido em partes, sendo oferecido aos presentes, tempo em que um dos integrantes do grupo fazia coleta de doações em dinheiro para a manutenção do festejo.
b) terminada a venda do boi, o vaqueiro cantava o verso abaixo e o boi começava a se movimentar, divertindo e amedrontando a todos que viam a apresentação.
"Subi pela rama, desci pelo galho,
levanta janeiro e balança o chocalho."
O Senhor Bernardino era o vaqueiro, com a cara toda pintada de vermelho e corda de laçar, confeccionada em couro.
Tinha também o verso a seguir:
"Boi, boi, boi que dá
levanta janeiro
vamos vadiar."
Já na década de oitenta, filhinho de Inês de Laurano, Chico de Inês de Otaviano e outros, passaram a apresentar o bumba meu boi.
A atual versão do bumba meu boi reinicia no ao de 2000, na Escola Tancredo Neves, quando o professor Francisco Anísio Costa Pinto monta uma apresentação no interior da escola, envolvendo seus alunos. Em seguida ocorreu apresentações em outras escolas na zona rural. Já no ano de 2005, após a criação da Vivenda do Monte (barzinho) de propriedade da família de Francisco Anísio, este retorna a manifestação, promovendo uma apresentação no São João daquele ano, passando a ser requisitado para novas apresentações pela comunidade, transformando-se em evento que integra o calendário de manifestações do município, tendo ocorrido nova apresentação no ano de 2006, em 25 de junho, envolvendo mais de 500 pessoas que desfilaram pelas ruas centrais da cidade. O recanto do boi é o bairro do Cruzeiro do Monte.

 
 

ESPORTE/SAÚDE - Conheça roupas e calçados mais adequados para fazer exercícios


Tênis errado pode resultar em lesões e roupa muito apertada prejudica circulação

A escolha da roupa certa para malhar é quase tão importante quanto o exercício em si. Especialista em fisiologia do exercício, o professor Ricardo Wesley, da Cia Athlética, diz que o principal erro dos alunos é acreditar que quanto mais quente for a roupa, e mais eles suarem, mais eles vão emagrecer.
Acontece que a transpiração não significa que o aluno está emagrecendo, e sim que ele está perdendo água e sais minerais. O peso perdido será reposto no primeiro copo d'água. Por esse motivo, é importante usar roupas leves e frescas para não interferir na transpiração. Se você bloqueia a saída do suor com roupas pesadas pode ficar desidratado, com pressão baixa e, em casos mais graves, até desmaiar. 
O segundo erro clássico, segundo Ricardo, é acreditar que qualquer tênis serve para fazer todas as modalidades. "Muitos alunos usam um calçado bonito, mas que não serve para atividade física. Principalmente aqueles que têm um solado muito alto, ou mesmo que não tem amortecimento nenhum", explica.
As consequências da escolha errada do tênis variam de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de pisada. Ela pode ser pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra. O ideal é procurar um ortopedista para que ele lhe diga se seu pé precisa de algum cuidado especial. E lembre-se: o barato pode sair caro. A escolha do tênis errado pode causar entorses no tornozelo, lesões no tendão-de-aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, e até mesmo fraturas por estresse na ossatura dos pés, nos casos mais graves. Além de bolhas, hematomas e unhas encravadas. Para manter os pés secos e livres do chulé use sempre meias de algodão. 
Os problemas de saúde também podem vir com o uso de roupa inadequada. "Se a roupa estiver muito apertada, o aluno pode ter problemas de circulação sanguínea, ou até mesmo de pele", esclarece Ricardo. Depois do exercício, nada de ficar com a roupa molhada de suor. Isso pode prejudicar seu sistema imunológico, além de provocar problemas dermatológicos, como micoses. Para quem transpira muito, a dica é usar camisetas de tecido dry fit, que fazem o suor a evaporar mais rápido, dissipando o calor e melhorando o desempenho. Clássicos, o algodão e a lycra também são uma boa pedida.
A melhor opção de tops femininos para quem corre ou faz alguma outra atividade de impacto (pular corda, body jump, vôlei, handebol, etc.) são os tops tipo nadador ou cruzado nas costas. Eles garantem o conforto e a sustentação do busto, principalmente para mulheres que tem seios grandes.  

Saiba Mais

Na hora da musculação, use luvas, para não ficar com calos. Existem modelos em neoprene que, apesar de mais resistentes, tiram um pouco a sensibilidade das mãos na hora de pegar nos aparelhos. Outra opção são as luvas em tecido de secagem rápida (semelhante às usadas no ciclismo) que são mais finas, mas, por outro lado, dão maior aderência.
Se for praticar atividades ao ar livre, lembre-se de sempre usar um boné para se proteger do sol. Fuja daqueles feitos de algodão, que ficam úmidos com o suor e dê preferência aos tecidos que permitem a evaporação rápida. 




Sete cidades baianas disputam vaga para sediar Centro de Treinamento da Copa
Relação tem 145 locais e quase todos receberão visitas dos organizadores

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 divulgou no ultimo sábado a lista dos potenciais candidatos a servirem como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) no Mundial do Brasil. A relação tem um total de 145 locais e quase todos receberão visitas dos organizadores antes de novos cortes serem feitos até a definição.
De acordo com o Comitê, a presença de um local não significa que ele tenha sido aprovado, tampouco que seja de fato utilizado na Copa do Mundo. Todos apenas atendem os requisitos básicos, que incluem distância do aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves, distância para hotéis oficiais, entre outros.
isitas dos técnicos ocorrerão nos próximos dias e terão inspeção semelhante a que foi feita nos Campos Oficiais de Treinamento. A primeira relação de CTS para a Copa do Mundo será feita até o fim do ano. O Comitê tem a obrigação de oferecer ao menos 64, mas busca chegar aos 90 locais para disponibilizar às seleções nacionais. A esoclha definitiva dos países só ocorrerá em dezembro de 2013, após o sorteio final. As informações são do Globoesporte.com. 
Veja abaixo a lista de potenciais candidatos:
Alagoas
Maceió – Estádio Rei PeléAmapá
Macapá – Estádio Milton Corrêa (Zerão)
Amazonas
Rio Preto da Eva – Estádio Francisco Garcia
Bahia
Camaçari – Estádio Armando Oliveira
Ilhéus – Cana Brava Resort Hotel
Mata de São João – Tivoli Eco Resort Praia do Forte (Campo de Treinamento)
Porto Seguro – Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães
Porto Seguro – Vela Branca
Salvador – Vila Canária (Esporte Clube Ypiranga)
São Francisco do Conde – Centro Esportivo e de Formação Educativa e Cultural (Cesfe)
Trancoso – Campo de Futebol Village de Trancoso
Ceará
Aquiraz – Centro de Treinamento do Ceará
Aquiraz – CT do Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort
Aquiraz – CT do Beach Park
Fortaleza – Estádio Elzir Cabral
Espírito Santo
Domingos Martins – Hotel Fazenda Parque do China
Guarapari – Centro de Treinamento Flamboyant
Serra – Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (AERT)
Vitória – Estádio Estadual Kleber Andrade
Vitória – Centro de Treinamento Jaime Navarro de Carvalho
Goiás
Goiânia – Centro de Treinamento Edmo Pinheiro (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (Vila Nova F.C.)
Goiânia – Centro de Treinamento Parque Anhanguera (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – CT Urias Magalhães (Atlético)
Goiânia – Estádio da Serrinha (Goiás Esporte Clube)
Goiânia – CT Governador Marconi Perillo (Vila Nova F.C.)
Goiânia – Estádio Antônio Acciolly (Atlético)
Maranhão
São José de Ribamar – Academia Ribamar
São Luís – Complexo Esportivo Governador João Castelo
Mato Grosso
Barra do Garças – Estádio Zeca Costa
Cuiabá – Hotel Fazenda Mato Grosso
Cuiabá – Rondon Pantanal Eco Resort
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza
Minas Gerais
Araxá – Estádio Municipal Fausto Alvim
Extrema – Hotel Fazenda das Amoreiras
Juiz de Fora – Estádio Municipal Radialista Mario Helênio
Matias Barbosa – Hotel Haras Morena
Montes Claros – Estádio José Maria Melo
Uberlândia – Complexo Municipal Virgílio Galassi
Paraíba
João Pessoa – Vila Olímpica Ronaldo Marinho
Paraná
Cascavel – Estádio Olímpico de Cascavel – Regional Arnaldo Busatto
Curitiba – Clube Bosch
Foz do Iguaçu – Estádio do ABC
Foz do Iguaçu – Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)
Londrina – Estádio Jacy Scaff (Estádio do Café)
Londrina – CT SM Sports
Londrina – CT PSTC (Paraná Soccer Technical Center)
Maringá – Estádio Regional Willie Davids
Paranaguá – Estádio Fernando Scharbuh Farah (Gigante do Itiberê)
Paranavaí – Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner
São José dos Pinhais – Hotel Paraná Golf
São José dos Pinhais – Estádio Municipal do Pinhão
Pernambuco
Gravatá – Centro de Treinamento Sport Club do Recife
Gravatá – Estádio Municipal José Salgado da Silva
Jaboatão dos Guararapes – CT da Lagoa Azul
Paulista – Estádio Municipal de Paulista
Recife – Centro de Treinamento Wilson Campos
Rio de Janeiro
Búzios – Búzios Esporte Clube
Macaé – Estádio Municipal Cláudio Moacir
Petrópolis – Estádio Atílio Marotti
Petrópolis – Centro de Treinamento Vale do Carangola
Teresópolis – Teresópolis Futebol Clube
Rio Grande do Norte
Natal – Frasqueirão / Complexo Esportivo Vicente Farache
Rio Grande do Sul
Alvorada – Pedra Branca Futebol Clube
Bento Gonçalves – Estádio Montanha dos Vinhedos
Canela – Campo de Treinamento no Hotel Continental Canela
Canoas – Universidade Luterana do Brasil
Caxias do Sul – Estádio Francisco Estédile (Centenário)
Farroupilha – Estádio Municipal de Esportes
Gramado – Vila Olímpica Várzea Grande
Novo Hamburgo – Estádio do Vale
Osório – Centro Esportivo Professor Davi José Fleck
Pelotas – Fragata Futebol Clube
Santo Antônio da Patrulha – Parque da Guarda
Viamão – Centro de Treinamento Vila Ventura
Santa Catarina
Florianópolis – Campo do Costão do Santinho Resort Golf & Spa
Florianópolis – Centro de Treinamento do Avaí
Florianópolis – Estádio Orlando Scarpelli
Joinville – Estádio Municipal Arena Joinville
São Paulo
Águas de Lindóia – Oscar Inn Eco Resort
Águas de Lindóia – Brasilis Futebol Clube
Águas de Lindóia – Villa Di Mantova
Águas de São Pedro – Complexo Esportivo Prefeito Armando Brandini
Atibaia – Bourbon Atibaia Spa & Resort
Barueri – Centro de Treinamento Barueri/Vila Porto
Barueri – Arena Barueri
Bauru – CEDESP/ Centro de Desenvolvimento Esportivo
Bauru – Estádio Alfredo de Castilho
Bragança Paulista – Estádio Nabi Abi Chedid
Bragança Paulista – Hotel Villa De Santo Agostinho (Projeto de Campo de Treinamento)
Bragança Paulista – Hotel Fazenda Dona Carolina (Projeto de Campo de Treinamento)
Campinas – Centro de Formação de Atletas/Associação Atlética Ponte Preta
Campinas – Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Campos do Jordão – Centro de Treinamento de Alto Rendimento de Campos Do Jordão (CETAR)
Caraguatatuba – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves
Cotia – Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel (São Paulo Futebol Clube)
Guaratinguetá – 500 Hotel e Golfe - Projeto de Campo de Treinamento
Guaratinguetá – Escola de Especialistas da Aeronáutica
Guarujá – Estádio Municipal Antônio Fernandes
Guarujá – Forte dos Andradas
Guarulhos – Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira
Guarulhos – Centro de Treinamento do Palmeiras II
Guarulhos – Arena Esportiva Osvaldo de Carlos
Itu – Spa Sport Resort Ltda.
Itu – Estádio Dr. Novelli Júnior
Jaguariúna – Estádio Alfredo Chiavegato
Jaguariúna – Hotel Duas Marias (campo a ser construído)
Jarinú – Estância Santa Filomena
Jundiaí – Clube Jundiaiense
Jundiaí – Estádio Dr. Jayme Cintra
Limeira – Estádio Municipal Major Levy Sobrinho
Limeira – Estádio Comendador Agostinho Prada
Mirassol – Clube Monte Líbano
Mirassol – Centro de Treinamento Bolão
Mirassol – Estádio Municipal José Maria de Campos Maia
Mogi das Cruzes – Estádio Francisco Nogueira
Mogi das Cruzes – Paradise Golf & Lake Resort (campo a ser construído)
Piracicaba – Estádio Municipal Barão da Serra Negra
Piracicaba – Universidade Metodista de Piracicaba
Piracicaba – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Presidente Prudente – Estádio Municipal Eduardo José Farah
Ribeirão Preto – Estádio Santa Cruz
Ribeirão Preto – Estádio do Comercial F.C.
Ribeirão Preto – Olé Brasil
Santo André – Estádio Municipal Bruno José Daniel
Santos – Centro de Treinamento Rei Pelé
Santos – Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
São Bernardo do Campo – Estádio Primeiro de Maio
São Carlos – Universidade Federal de São Carlos
São Carlos – Estádio Luis A. de Oliveira
São Carlos – Dahma Golf Resort
São José do Rio Preto – Estádio Benedito Teixeira
São José do Rio Preto – Rio Preto Automóvel Clube
São José dos Campos – Centro Técnico Aeroespacial (CTA)
São José dos Campos – Estádio Martins Pereira
São José dos Campos – Primeira Camisa (projeto novo)
São José dos Campos – Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
São Paulo – Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo
São Paulo – Estádio Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé)
São Roque – Centro Internacional de Formação de Atletas (Cifa)
São Roque – CT do Palmeiras
Sorocaba – Clube Atlético Sorocaba
Sorocaba – Estádio Municipal Walter Ribeiro
ergipe
Barra dos Coqueiros – Dioro Resort e Convention


Bahia de Feira e Vitória empatam em Feira e levam decisão para o Barradão


O empate manteve a vantagem do Vitória, que só precisa de mais um empate para conquistar o pentacampeonato baiano

As cabeças deram o tom na primeira final do Campeonato Baiano 2011. Não as dos técnicos, mas as dos jogadores, que aproveitaram os cruzamentos e marcaram o empate em 2 a 2 neste domingo (8), no Joia da Princesa, em Feira de Santana. Pelo Bahia de Feira, que esteve duas vezes à frente no placar, os gols saíram por Diones e João Neto. O Vitória foi atrás e marcou com Elkeson e Reniê. Assim como em toda competição, a polêmica teve espaço. A posição de Reniê na hora do gol era irregular.
O empate manteve a vantagem do Vitória, que só precisa de mais um empate para conquistar o pentacampeonato baiano. Para chegar ao título inédito, o Bahia de Feira terá de vencer o jogo da volta por qualquer placar. O próximo duelo entre as duas equipes é no domingo, dia 15 de maio, no Barradão. A bola rola às 16h.
O tempo nublado em Feira de Santana parece ter neutralizado os jogadores de Bahia de Feira e Vitória, que fizeram um primeiro abaixo da crítica no Joia da Princesa. Feio mesmo. Os dois times optaram por um esquema com três volantes, o que tornou raros os lances no ataque. Os goleiros Jair e Viáfara quase não viram a cor da bola.
Precisando reverter a vantagem do Leão, o Bahia de Feira foi para cima do adversário, mas não tinha qualidade na condução para fazer a bola chegar ao artilheiro João Neto. Do outro lado, aos cinco minutos, o Vitória teve boa chance com Nikão. Ele colocou entre as pernas de Paulo Paraíba, mas pegou mal e errou o chute. Aos oito, outro perigo a favor do Vitória. Elkeson cruzou da esquerdo e Nikão cabeceou à direita da trave de Jair.
Apesar do maior volume, o Bahia de Feira só assustou Viáfara aos 19 minutos, quando João Neto mergulhou de peixinho, mas a bola desviou em Eduardo Neto. Sem articulação, o técnico Arnaldo Lira resolveu mexer no time ainda aos 30 minutos - o lateral Alysson entrou no lugar do volante Francisco Júnior. Assim, Edson foi para o meio e o Tremendão ganhou mais uma opção pela esquerda.
O Bahia de Feira continuou com mais volume, mas sem objetividade para chegar à meta adversária. Já o Vitória, mesmo sem referência no ataque e com Geovanni sumido em campo, exigiu do goleiro Jair aos 31, em chute de Jair de dentro da área. O goleiro defendeu sem susto. Aos 36, Nikão arriscou de fora da área e o goleiro do Tremendão cai no canto esquerdo para defender.
O segundo tempo, no entanto, mexeu com as arquibancadas. Os times não ganharam em movimentação, mas apostaram nos cruzamentos e encontraram o caminho para balançar as redes. Para alegria dos torcedores anfitriões, o Bahia de Feira saiu na frente. Aos 14 minutos, João Neto arrancou pela esquerda e cruzou na área. A zaga do Vitória saiu para marcar a bola e viu Diones cabecear para o fundo das redes de Viáfara.
Em joga parecida, o Vitória empatou o jogo. Aos 20, em cruzamento da direita, Elkeson nem precisou subir muito no segundo pau para tirar o Vitória do zero. A zaga do Bahia de Feira não subiu e a bola passou por debaixo dos braços de Jair. O Tremendão tentou reagir imediatamente em arrancada de Edson pela esquerda, mas o cruzamento saiu torto e facilitou a interceptação da defesa rubro-negra.
Em uma última tentativa de mexer no Bahia de Feira, Arnaldo Lira colocou o atacante Carlinhos, sete gols no Baiano, no lugar de Diego. Mal entrou e a estrela do atacante brilhou. Aos 24, em cobrança de falta pela direita, Carlinhos escapou da marcação e cabeceou na frente de Viáfata, que não saiu do gol. Carlinhos se iguala a João Neto na artilharia do estadual - cada um com oito gols.
O Vitória tentou quebrar a sequência de gols em cruzamentos com Uelliton aos 37 minutos. De fora da área, o volante pegou firme, mas a bola passou com perigo à direito do goleiro Jair. Mas não tinha jeito. O atalho era mesmo pelos lados. Aos 38, Elkeson levantou a bola na área, a zaga do Bahia de Feira tentou fazer linha de impedimento e Reniê surgiu livre para deslocar o goleiro Jair de cabeça. O replay do lance constatou que Reniê estava em posição irregular.
Depois de chegar ao empate por duas vezes, o Vitória sentiu que dava para vencer a partida e foi para cima do Bahia de Feira. Com a entrada de Neto Baiano, o Leão ganhou referência no ataque e levou perigo. Aos 46, Eduardo cruzou na área para o atacante, mas Jair saiu bem do gol e fez a defesa. Um minuto depois, Neto Baiano completou cruzamento de dentro da área e perdeu a chance de fazer o terceiro. As informações são do Ibahia.com.
Bahia de Feira x Vitória - Final do Campeonato Baiano 2011 - jogo de ida
Data: 08/05/2011 (domingo), às 16h
Local: Joia da Princesa, em Salvador
Arbitragem: Sálvio Spínola Fagundes (SP/Fifa), assistido por Carlos Berkenbrock (SC/Fifa) e Guilherme Dias (MG)
Bahia de Feira: Jair; Leo, Paulo Paraíba (Alex Baiano), Alex Alagoano e Edson; Lau, Rogério, Francisco Júnior (Alysson) e Diones; Diego (Carlinhos) e João Neto. Técnico - Arnaldo Lira
Vitória: Viáfara; Nino, Alison, Reniê e Eduardo Neto; Uelliton, Duylio e Mineiro; Nikão (Rildo), Elkeson (Gabriel Paulista) e Geovanni (Neto Baiano). Técnico - Antonio Lopes

Vettel vence mais uma em dobradinha da Red Bull na Turquia

O GP da Turquia foi emocionante para quem assistiu e para quem o disputou. Menos, para o vencedor. Em mais um passeio, o alemão Sebastian Vettel, atual campeão mundial, ganhou sua terceira corrida em quatro etapas e vai disparando na liderança da temporada da Fórmula 1.
Vettel largou na pole position, liderou desde a primeira curva e não foi ameaçado em nenhum momento na pista de Istambul. Em segundo lugar, terminou o outro piloto da Red Bull, o australiano Mark Webber. Ele ultrapassou de forma brilhante, a seis voltas do final, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que terminou em terceiro.
A Ferrari mostrou que tem um ritmo de corrida já superior ao da McLaren mas, apesar disso, o brasileiro Felipe Massa teve problemas em pit stops, empacou atrás de alguns adversários que deveria ter ultrapassado e acabou fora da zona de pontos, em 11o lugar. Foi a pior corrida do ano de Massa, que já havia vencido três vezes em Istambul.
Veja os melhores momentos da corrida!O inglês Lewis Hamilton, apesar de ter perdido muito tempo em um de seus pits, acabou em quarto lugar, enquanto Jenson Button foi o sexto. Entre os carros da McLaren, chegou o alemão Nico Rosberg, da Mercedes.
Completando a zona de pontos, chegaram os dois carros da Renault, com o alemão Nick Heidfeld e o russo Vitaly Petrov, o suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso, foi o nono, e o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, o décimo.
No campeonato, Vettel saltou para 93 pontos no Mundial de F-1. Sua vantagem para Hamilton, que era de 21 pontos, subiu para 34. O inglês tem agora 59 na tabela, com Mark Webber agora em terceiro, com 55, Button em quarto, com 46, e Alonso em quinto, com 41.
Após a largada em Istambul, Vettel manteve a ponta, enquanto Rosberg pulou para segundo lugar - nas voltas seguintes, no entanto, o alemão perderia posições para Webber e Alonso. O outro alemão da Mercedes, Michael Schumacher, fechou a porta em uma tentativa de ultrapassagem de Petrov, perdeu a asa e foi aos boxes. O heptacampeão do mundo fez uma corrida discreta e acabou fora dos pontos.
Massa, que ganhou posições pelo toque de Schumacher e Petrov, ainda passou também Lewis Hamilton e assumiu o sexto lugar. Os dois entraram juntos nos boxes na décima volta, e aí a McLaren foi um segundo mais rápida, devolvendo o inglês à pista na frente. Foi o primeiro pit stop problemático da Ferrari, que recebeu críticas de Massa após a corrida.
Com muitas paradas nos boxes, a corrida fez os pilotos se encontrarem na pista diversas vezes. Button, com uma parada a menos, perdeu no finalzinho posições para Hamilton e Rosberg que, por sua vez, fez dois 'stints' com pneus duros - no primeiro deles, segurou Massa por muitas voltas e, quando ultrapassado, deu o troco no brasileiro. Lá na frente, foi Webber quem ganhou o lugar de Alonso. E, mais à frente ainda, Vettel. Sem precisar brigar com ninguém.
A corrida pode ter sido a última na Turquia, que não tem GP confirmado para as próximas temporadas. Dentro de duas semanas, a F-1 terá sua quinta etapa no GP da Espanha, em Barcelona.

Dia do Artista Plástico

Pinturas, esculturas, instalações, performances... o mundo das artes é mesmo vasto e inspirador. Não à toa, essa turma criativa ganhou uma data especial e, mais que merecida: dia 8 de maio comemora-se o Dia do Artista Plástico. Bacana!
Em terras brasileiras, a lista de nomes que deixou (e que vem deixando!) sua marca artística pelo mundo é extensa e notável. O que dizer sobre as pinturas de bandeirinhas e casarios do modernista Alfredo Volpi; dos painéis gigantescos de Candido Portinari como o Guerra e Paz (presenteado à sede da ONU em Nova York); ou das obras de Tarcila do Amaral - que inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas. São da série "patrimônio artístico nacional"!
Mais recentemente, outros tantos artista conquistaram top museus do mundo com suas obras coloridas e ousadas. Queridinho das celebs hollywoodianas, Romero Britto, ficou conhecido como a cara da arte pop brasileira com suas obras de estilo cubista, ultracoloridas e repletas de figuras geométricas. Já Beatriz Milhazes, ganhou fama com o mix de colagens, gravuras e pinturas de sua abstração geométrica e carnavalesca. Vik Muniz, por sua vez, ganhou visibilidade através de seus experimentos com novas mídias e materiais como, por exemplo, as duas réplicas detalhadas da Mona Lisa de Leonardo da Vinci: uma feita com geléia e outra com manteiga de amendoim.
E tem ainda Ana Bella Gaiger, Carlos Vergara, Hélio Oiticica, Adriana Varejão, Ernesto Neto, Cildo Meireles, Antonio Bokel, Maria Lynch, Gais... Enfim, mil e um artistas que merecem toda a homenagem do mundo nesse dia. Então, olha só AQUI a seleção de imagens das obras dessa turma que o Bolsa de Mulher preparou para vocês.
Um viva aos artistas plásticos!









































SANTO ESTÊVÃO VAI SEDIAR COPA DE KARATÊ