Bolo de chocolate sem farinha com cobertura de creme de limão
Sabe aquele bolo de chocolate que quando você serve arranca suspiros de todo mundo? Então, este é um deles. Não tem como não gostar da sua textura bem molhadinha...e o creme de limão faz ele ficar mais gostoso ainda!E é perfeito para aqueles que gostam de praticidade extrema: ele é feito no liquidificador e não leva nem farinha, nem fermento! Vamos para a cozinha?
Ingredientes:
Bolo
1 lata de leite condensado,
1 caixa de creme de leite,
½ lata de chocolate em pó (use a lata de leite condensado como medida)
3 ovos
Creme de limão
½ lata de leite condensado
2 limões com bastante suco
Modo de fazer:
- Comece misturando todos os ingredientes do bolo no liquidificador. Bata por aproximadamente 10 minutos.
- Despeje essa massa em uma forma com furo no meio, devidamente untada com manteiga e polvilhada com chocolate (assim seu bolo não fica com a marca branca de farinha).
- Leve o bolo para o forno em temperatura média por 30 a 40 min ou até que no teste do palitinho saia uns pedaços de massa, e não a massa líquida.
- Enquanto o bolo estiver no forno, misture o leite condensado com os limões (pode ser na mão mesmo) e use esse creme para fazer a cobertura do seu bolo.
Obs: Essa receita rende um bolo médio. Ela realmente não leva nem farinha nem fermento.
Aprenda a controlar a compulsão por doces
Fazer substituições inteligentes e evitar o jejum estão entre as dicas
POR CAROLINA GONÇALVESComeçar a fazer dieta quase sempre não é fácil. Só de ter que maneirar em alguns alimentos já vem o desânimo, principalmente quando o assunto são os doces.
Uma dieta equilibrada permite que você coma tudo o que quiser, mas sem nenhum exagero. E as besteirinhas, como doces e balas, são os maiores vilões quando a meta é não passar da conta.
De acordo com a nutricionista Roseli Lomele Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, pessoas que comem doces todos os dias acham que jamais conseguirão parar com o açúcar, estabelecendo uma espécie de dependência. "Muita gente acredita que não conseguirá manter uma dieta sem a sensação de relaxamento e bem-estar que as guloseimas proporcionam", afirma.
Mas, já que para tudo na vida dá-se um jeito, é possível se livrar dessa compulsão por açucarados. Siga as dicas da nutricionista e acabe já com esse mau hábito:
Faça um diário alimentar: "Muitas pessoas não se dão conta daquilo que comem", diz a nutricionista Roseli Rossi. Portanto, se você acha que está exagerado nos doces, que tal montar uma lista com tudo o que você come durante o dia e em quais horários? "Quando você vê o total ingerido em uma lista, percebe que pode haver muitos nutrientes faltando na dieta", completa a especialista. Se, ao fazer a lista, você notar que tem açúcar de sobra, corra atrás do prejuízo!
Descubra as substâncias do cigarro que são nocivas à saúde
No Dia Mundial sem Tabaco, entenda o papel de cada componente do cigarro no seu organismo
O tabaco é mundialmente conhecido por seus malefícios. Segundo dados do censo 2010 do IBGE, 17,2% da população com idade superior a 15 anos consomem derivados de tabaco. Essa porcentagem equivale a aproximadamente 24,6 milhões de pessoas. Dentre os fumantes, 93% afirmavam saber que o cigarro causava doenças graves.
Mas, afinal, será que nós temos consciência de todos os malefícios que o cigarro pode causar a nossa saúde? E é por isso que hoje, no Dia Mundial sem Tabaco, conversamos com especialistas e descobrimos quais os efeitos devastadores que cada uma das principais substâncias do cigarro pode causar no organismo. Tudo que tem no cigarro faz mal?
Sim, sem qualquer exceção. De acordo com o pneumologista Alberto de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, não existe nenhum componente no cigarro que não seja nocivo a nossa saúde. "Alguns componentes nós sequer conhecemos".
O médico afirma que já foram identificadas mais de 5 mil substâncias na fumaça do tabaco, dentre elas gases e partículas cancerígenas, agrotóxicos usados durante o plantio da folha de tabaco e que são mantidos no processo de ressecamento para a fabricação do cigarro, dentre outros. Antes de mais nada é preciso entender que não existe limite seguro de consumo do tabaco. "Diferente do álcool, ele não pode ser consumido com moderação", afirma Alberto. Diferente do álcool, o cigarro não pode ser consumido com moderação
A vilã mais popular
Quando se fala sobre cigarro e seus efeitos nocivos, logo pensamos na nicotina. Embora esteja longe de ser a única vilã presente no tabaco, ela é a principal agente causadora do vício.
Os especialistas afirmam que a nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo: ser inalada e absorvida pelo pulmão, entrar em nossa corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer. "Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína", conta Alberto. O vício começa justamente quando a nicotina se liga aos receptores do nosso sistema nervoso, desencadeando a liberação de diversas substâncias, como dopamina, que dão a sensação de prazer, melhoram da memória, deixam a pessoa mai alerta, tiram o apetite, entre outros. Esses sintomas são os que a pneumologista Maria Vera Castellano, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia, chama de reforço positivo.
Porém, quando o nível de nicotina no sangue cai, isso mais ou menos umas duas horas depois do primeiro cigarro, a pessoa sente falta desse reforço positivo e tem uma crise de abstinência. Os sintomas relacionados à abstinência, ou reforço negativo, são irritação, nervosismo, dor de estômago, insônia e aumento do apetite.A nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo. Essa rapidez só é comparada com a cocaína.
"A dependência se dá pela alternação do reforço positivo com o negativo", diz a pneumologista. Quando o fumante sofre uma crise de abstinência, procura fumar outro cigarro para sentir novamente o reforço positivo. E assim se inicia o ciclo vicioso.
As doenças relacionadas à nicotina são: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça.
Os perigos do alcatrão Alcatrão é o nome que se dá ao conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões , deixando-o com uma coloração castanha escura. Segundo a pneumologista Maria Vera Castellano, ele está relacionado diretamente a cânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios.
Entre os seus compostos são encontrados cerca de 43 substâncias cancerígenas, entre elas:
Benzeno: ele está presente na composição de detergentes e da gasolina, além de ser utilizado como pesticida. "Ao ser inalado, ele é absorvido pelos pulmões, onde provoca danos irreversíveis", diz Alberto. As doenças relacionadas à inalação do benzeno são enfisema pulmonar, asma (até nas crianças e adultos que são vítimas do fumo passivo ) e câncer no fígado. "A exposição ao benzeno durante mais de 20 anos pode inclusive provocar leucemia", completa Alberto. No cigarro também é possível encontrar metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo.
Polônio: é um elemento radioativo, extremamente prejudicial a nossa saúde. A radiação produzida por esse isótopo, em situações normais, é bloqueada pelas camadas da nossa pele. Porém, quando inalada via fumaça, ela se deposita nas vias aéreas, emitindo radiação às células a sua volta, contaminando-as e causando tumores pulmonares.
Níquel: material usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. O pneumologista Alberto de Araújo conta que, quando inalado, o níquel deposita-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. "Sua inalação provoca alterações no estômago e aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer", diz o especialista.
Metais Tóxicos
No cigarro também é possível encontrar uma série de metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo e se depositam principalmente no fígado e rins. "O corpo leva de 10 a 30 anos para conseguir eliminar essas substâncias", diz Alberto. Ele ainda afirma que pessoas com mais de 20 anos de vício podem não conseguir reverter todas as agressões, podendo causar complicações em algum desses órgãos. Dentre os metais pesados presentes no cigarro, os principais são esses:
Arsênio: ele é usado como pesticida durante o plantio do tabaco e não se perde durante a fabricação do cigarro. Uma vez dentro do corpo, ocasiona lesões no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes, onde fica armazenado.Acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins. "Quando em grandes quantidades, pode incapacitar ou dificultar a ventilação dos pulmões, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão", diz Maria Vera.
Gases que matam A fumaça que o fumante libera na atmosfera ao tragar o cigarro também é um veneno, não só para ele como para as pessoas que estão a sua volta e podem inalá-la. Os principais componentes da fumaça do cigarro e os riscos relacionados a eles são:
Monóxido de carbono: poluente muito comum na atmosfera, em ambiente fechado é o principal gás componente da poluição do tabaco. Os especialistas explicam que o monóxido de carbono, quando inalado, compete com o oxigênio na ligação com a hemoglobina. Ou seja: ele toma o lugar do oxigênio na ligação com nossas células sanguíneas, dificultando o transporte de oxigênio por todo nosso corpo, causando assim dificuldade de respirar. Ao se ligar às nossas hemácias ele também deixa o sangue mais grosso, fazendo com que nosso corpo tenha que produzir mais hemácias para suprir a quantidade parasitada pelo monóxido de carbono. Os cigarros mentolados costumam ser porta para o vício de diversos jovens.
Por deixar nosso sangue mais denso, o monóxido de carbono pode facilitar a formação de plaquetas, que virarão trombos, que poderão obstruir as artérias e dar margem a doenças cardíacas e derrame cerebral. "Inclusive pessoas que não fumam, mas que já apresentam algum problema cardiovascular, podem sofrer de dificuldade respiratória, asma e até ataque cardíaco ao inalar a fumaça do cigarro", conta Alberto.
"Se você tem muito monóxido de carbono no corpo pode ter tontura, diminuição do nível de consciência e desmaios", diz Maria Vera.
Cetonas: mais conhecido como removedor de esmaltes em forma de acetona, as cetonas são um produto entorpecente e inflamável.
A inalação das cetonas em pequenas quantidades irrita a garganta e causa tonturas e dores de cabeça. Porém, se inalada em grandes quantidades pode causar uma intoxicação grave e levar a pessoa à morte.
Terebentina: é uma substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. Muito conhecida como diluente e removedor de tintas a óleo. Ao ser inalada provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões no sistema nervoso, dependendo da quantidade.
Cigarros mentolados são mais ou menos vilões? Os cigarros ditos mentolados são aqueles que possuem sabor, como menta e cravo. Muito popular entre adolescentes por ter um gosto mais doce do que os cigarros normais, os mentolados costumam ser o primeiro cigarro e porta para o vício de diversos jovens.
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, nos Estados Unidos, sugere que os cigarros mentolados fazem com que a pessoa tenha mais dificuldade para largar o vício. E isso se dá justamente por seu gosto refrescante, que mascara o amargo da nicotina e alcatrão.
A pesquisa revela ainda que as pessoas que fumam cigarros mentolados tendem a fumar menos cigarros por dia, porém, tragam mais profundamente, ficando assim expostas às mesmas quantidades de substâncias nocivas. Segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o número de marcas de cigarros com sabor já representa 22% dos tipos à venda.Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer aponta que 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem os tais cigarros com sabor.
O presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia afirma que os aditivos presentes no cigarro mentolado não amenizam o efeito nocivo do tabaco, porém ainda não é possível medir as consequências do consumo desses aditivos. "Não sabemos como esses produtos são adicionados ao tabaco, já que é uma informação confidencial. Por isso é difícil dizer quais são as consequências da ingestão dessas substâncias", afirma.
A R$ 14 mil, nova droga contra tumor de próstata começa a ser vendida
Remédio é usado para pacientes com tumores espalhados fora da glândula.
O 'cabazitaxel' reduz em até 30% o risco de morte do paciente.
Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.saiba mais
![Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1) Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/18/infoprostatacabazitaxel3.jpg)
A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.
Sintomas ‘silenciosos’ A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga em homens. Quando atingido pelo câncer, o órgão aumenta de tamanho. Os sintomas são pouco perceptíveis, mas os pacientes costumam urinar mais vezes e com dor. Três quartos dos casos ocorrem após os 65 anos, mas o monitoramento com o médico urologista deve começar a partir dos 40 anos. O diagnóstico é feito principalmente pelo exame de toque retal, no qual o médico pode sentir se a próstata está normal. Outra opção é o teste de PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico), um exame que aponta o nível de uma proteína no sangue e indica a presença de tumor. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) - órgão ligado ao Ministério da Saúde -, foram mais de 52 mil novos casos no Brasil em 2010. “Os dados do Ministério de Saúde são subestimados”, afirma Óren Smaletz, coordenador de pesquisa clínica em oncologia do Hospital Albert Einstein. No país, o tumor na próstata é o câncer que mais atinge os homens e o segundo que mais causa mortes.
Terapia hormonal Até 20% dos pacientes descobrem a doença tardiamente, quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo do paciente – fenômeno conhecido como metástase. Para esses casos, a primeira opção de tratamento indicada pelos médicos é a "hormonioterapia", técnica que consiste na redução dos níveis de testosterona no corpo do paciente. (veja infográfico acima) As pesquisas com hormonioterapia para tratar câncer de próstata renderam o prêmio Nobel de Medicina ao médico Charles Brenton Huggins, em 1966. A técnica pode ser usada junto com a radioterapia e intervenções cirúrgicas. Para reduzir a testosterona no corpo, o paciente pode tanto ter os testículos removidos como receber drogas para diminuir a produção do hormônio. A castração cirúrgica é mais usada para os casos de câncer de próstata avançados localmente – quando as metástases são locais, próximas à próstata. “Quando há metástases no corpo inteiro faz pouco sentido fazer a cirurgia, já que o problema se tornou sistêmico”, explica Óren. Apesar de ser útil para controlar a doença em 90% dos casos, a hormonioterapia só dura, em média, dois anos. “É igual o lutador no MMA [mixed martial arts, sinônimo de valetudo], uma hora a célula ‘aprende’ as técnicas e começa a resistir ao baixo nível de testosterona”, explica Fernando Maluf, chefe de oncologia clínica do Hospital Beneficência Portuguesa (São José). A saída é a quimioterapia.
Quimioterapia Atualmente, a droga mais recomendada para o tratamento quimioterápico se chama docetaxel, a única opção que consegue atenuar os sintomas e prolongar por alguns meses a vida do paciente. “Após o uso do remédio quimioterápico, bastam dias para que as dores ósseas causadas pelas metástases sumam“, diz Antônio Buzaid, ex-professor do MD Anderson Cancer Center, núcleo de estudos sobre a doença ligado à Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Um estudo clínico de fase 3 – o último estágio das pesquisas clínicas, necessário para a aprovação dos órgãos de vigilância sanitária quanto à comercialização – foi feito para o cabazitaxel, com 755 pacientes de 26 países, em 146 centros médicos. Todos estavam com câncer de próstata com metástase e já haviam passado por tratamento hormonal e por quimioterapia com docetaxel. Os resultados mostraram a redução de 30% do risco de morte do paciente e o prolongamento da vida, em média, de 15 meses.Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.
Nutricionista en estão
rescante e que facilita a digestão
A nutricionista Pollyanna Esteves ensina a fazer um suco que auxilia no emagrecimento. A receita é refrescante e tem propriedades que facilitam a digestão.
Ingredientes:
1 maçã pequena
1 copo de água gelada
2 fatias grossas de abacaxi
2 rodelas finas de gengibre
1 colher de sopa ou 6 folhinhas de hortelã
½ xícara de café de suco de limão
SAÚDE - O melhor exercício para perder gordura
Os melhores exercícios para quem quer perder gordura são aqueles que podem ser feitos de forma continua e envolvem o máximo de grupos musculares, são os chamados exercícios aeróbios. Quanto mais músculos forem usados, mais gordura você irá queimar. Exercícios que envolvem movimentos rápidos e intensos seguidos de descanso, ou seja, intervalados, usam açúcar - e não gordura - como fonte primária de energia.
Fonte de energia: gordura Exercícios Contínuos
Andar
Correr
Dançar
Pedalar
Nadar
Subir escada
Remar
Fonte de energia: açúcar Exercício intervalado
Tênis
Basquete
Dançar
Vôlei
Handball
Nadar
Musculação
Squash
Esqui
Entre os exercícios citados, não existe o melhor ou o pior. O que vai determinar o quanto você vai emagrecer é a intensidade do trabalho físico a ser feito. Outro fator importante é a freqüência com que se pratica a atividade física, é muito importante que se pratique no mínimo três vezes na semana. A duração ideal para quem quer perder peso é praticar a atividade física por no mínimo 30 minutos.
Apenas se lembre, qualquer exercício é bom para você. Porém, quanto mais músculos você usar e quanto mais contínuo você usar eles, mais gordura você irá queimar.
SAUDE - Entendendo o colesterol
Apesar da má fama, ele é um tipo de gordura importante para o corpo
O colesterol faz parte da membrana das células, está envolvido na síntese de hormônios e da bile. Por isso, é normal ter colesterol. Entretanto, quando a quantidade no sangue está elevada, passa a ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como, por exemplo, angina, ataque cardíaco, derrame, aterosclerose. Ser um fator de risco não significa que quem está com colesterol alto vai ter algum problema nas artérias ou no coração, mas a probabilidade de isso vir a ocorrer aumenta. Assim, é necessário mudar alguns aspectos relacionados ao estilo de vida para que os níveis de colesterol no sangue diminuam.
De onde vem o colesterol do sangue? O colesterol encontrado no sangue vem de duas fontes.
A primeira fonte é o colesterol produzido no fígado. Cerca de 75% do colesterol encontrado no sangue tem como origem o fígado.
A segunda fonte é o alimento. O colesterol é uma gordura encontrada somente nos alimentos de origem animal. Portanto, alimentos de origem vegetal não apresentam colesterol, mesmo que sejam óleos (de soja, milho, canola, girassol, azeite) ou cremes vegetais. Os outros 25% restante do colesterol sangüíneo são obtidos dos alimentos. O que é colesterol bom e colesterol ruim?O colesterol não percorre o nosso sangue sozinho, pois por ser uma gordura, não é solúvel no sangue. Ele sempre está acompanhado das chamadas lipoproteínas, entre as principais, as que chamamos de colesterol ruim e colesterol bom. - LDL-colesterol: chamada também de colesterol ruim. Ela transporta cerca de 70% do colesterol encontrado no sangue. Devido à suas características, a LDL-colesterol em excesso se deposita na parede dos vasos sanguíneos, formando placas de gorduras. Essas placas impedem a passagem de sangue e modificam as paredes dos vasos, levando ao desenvolvimento das doenças coronarianas. Por isso, o desejado é que essa lipoproteína esteja presente em pequenas quantidades no sangue. O nível de LDL-colesterol sangüíneo tido como ótimo é menor do que 100 mg/dL.
- HDL-colesterol: é o conhecido colesterol bom. A fama vem da sua função de retirar o colesterol ligado à LDL do sangue e levá-lo ao fígado para ser metabolizado. A HDL faz uma faxina, retirando o que é ruim do sangue. Por isso, quanto maior o nível de HDL no sangue, melhor. Nível elevado de colesterol bom é um fator de proteção e, por isso, não está relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É desejado taxa de HDL-colesterol maior ou igual a 60 mg/dL.
Triglicérides: mais uma gordura que merece destaque:
Os triglicérides são um tipo de gordura que estão relacionados com o aumento do colesterol ruim (LDL-colesterol). Por isso, muitas pessoas que estão com a taxa de triglicérides elevada, também possuem taxa de colesterol alta.
O excesso de triglicérides no sangue, normalmente, é acompanhado de sobrepeso ou obesidade, vida sedentária, alta ingestão de bebidas alcoólicas e uma alimentação rica em carboidratos. O excesso de calorias, álcool e açúcar no sangue são convertidos em triglicérides. Por isso, uma dieta controlada em carboidratos, restrita em gorduras ruins, o combate ao excesso de peso e aumento da atividade física devem ser incentivados. A taxa de triglicérides normal no sangue é a quantidade menor do que 150 mg/dL.
O que pode ser feito?
Alguns fatores relacionados com o colesterol elevado são totalmente modificáveis. São eles:
- Alimentação
- Peso corporal: quem está com sobrepeso ou obesidade deve fazer uma alimentação com restrição de calorias para atingir o peso adequado.- Atividade física: combate do sedentarismo. O aumento da atividade física, além de estar relacionado com a diminuição do colesterol ruim (LDL-colesterol), também ajuda no controle do peso.
Como deve ser a alimentação?A principal característica da alimentação de quem está com o colesterol elevado é:
- Colesterol: deve estar presente na quantidade menor a 300 mg por dia. Se há a presença de histórico de doença cardiovascular, esse valor desce para 200 mg por dia.
- Gorduras saturadas: deve estar presente na quantidade máxima de 7% do valor calórico da alimentação.
- Gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas: deve compor 20% do valor calórico da dieta.
- Fibras: 25 a 30 gramas por dia
Colocando em prática, isso significa:
- Evite alimentos ricos em gordura animal. Eles são as principais fontes de gordura saturada e colesterol. Por isso, evite carnes gordas rica em gorduras visíveis e descarte a pele dos frangos.
- Prefira peixe e carnes magras.
- Restrinja a mortadela, o salame, o presunto, lingüiça, salsicha.
- Dê preferência aos leites desnatados. Um copo (200 mL) de leite integral apresenta 18 mg de colesterol. A mesma quantidade de leite desnatado contém 6 mg.
- Derivados de leite: iogurtes sempre os light, diet ou desnatados. Os queijos com menor quantidade de gordura e colesterol são a ricota e o cottage. Há no mercado queijos frescal light que também podem ser utilizados.
- Evite os queijos ricos em gorduras como o prato, mussarela, parmesão, catupiry, gorgonzola.
- Há alimentos que escondem a gordura saturada e o colesterol: Bolos, sorvetes, tortas e doces, normalmente, contêm manteiga, o mesmo ocorre com o creme vegetal, leite integral, leite condensado, creme de leite e gema de ovo. Portanto, devem ser evitados.
- Evite as frituras. Os óleos vegetais não apresentam colesterol. As frituras apresentam elavada quantidade calórica e quem precisa controlar o peso deve evitá-las.
- Frutas: pelo menos, duas vezes ao dia.
- Legumes e verduras: todos os dias devem ser ingeridas.
- Dê preferência aos cereais integrais (arroz, aveia, trigo, pão). Evite os refinados.
Como tratar?Mudanças na alimentação, controle do peso e combate ao sedentarismo são suficientes para que o colesterol volte aos níveis normais ou desejados para a maioria das pessoas que apresentam taxas elevadas. Entretanto, algumas pessoas podem ter a necessidade do uso de medicação. Somente o médico de confiança é capaz de avaliar a necessidade do medicamento, qual deve ser utilizado e a dose adequada.
Abaixo, verifique os valores das taxas sangüíneas de colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicérides.
Taxa sangüínea de colesterol total Desejada: menor de 200 mg/dL
Limite: de 200 a 239 mg/dL
Elevado: 240 mg/dL ou mais
Taxa de LDL-colesterol (colesterol ruim)
Ótimo: menor do que 100 mg/dL
Próximo do ótimo: de 100 a 129 mg/dL
Limite: de 130 a 159 mg/dL
Alto: de 160 a 189 mg/dL
Muito alto: 190 mg/dL ou mais
Taxa de HDL-colesterol
Desejável: 60 mg/dL ou mais
Taxa de triglicérides
Normal: menor de 150 mg/dL
Limite: 150 a 199 mg/dL
Alto: 200 a 499 mg/dL
Muito alto: 500 mg/dL ou mais
Coração saudável e atividade física
A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS REVIGORA A SAÚDE E AUMENTA A DISPOSIÇÃO
Inicialmente faz-se necessário uma avaliação médica adequada, pois o conceito de um coração saudável é abrangente e passa pela exclusão de doenças cardiovasculares. O conhecimento da presença ou não dos fatores de riscos mais freqüentes como fumo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, sobrepeso e estresse, pois podem estar presentes, mesmo com um coração saudável.
Estas pessoas, portanto, devem realizar atividades físicas visando mantê-lo saudável, combatendo os fatores de risco, além dos benefícios por ela gerados como melhora na sua auto-estima e qualidade de vida. Posto isto, você deve iniciá-la com o tipo de atividade pela qual tem maior afinidade e se sinta bem. Isto é fundamental, pois se tentar atividade física não usual e com maiores esforços, poderá se desanimar e em certos casos abandoná-la, perdendo uma ótima oportunidade em aumentar a sua adesão. Por exemplo, inicie com caminhadas, com
hidroginástica, caso goste piscina, ou inicie com dança. O mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo. Uma vez conseguida esta adesão, o seu coração saudável vai melhorar o seu metabolismo e seu rendimento de trabalho, você notará que para um mesmo trajeto de caminhadas realizado que fazia em um determinado tempo, o fará em um tempo menor e sem se cansar.
Comece o seu condicionamento, através do crescimento maior do mesmo, estará agindo e alterando os fatores de risco acima expostos, que ao longo dos anos seriam fatais para o seu coração. A atividade física auxilia na prevenção e recuperação da saúde. Quando realiza a atividade física regularmente você estará realizando um treinamento físico. Este deverá ser efetuado com uma freqüência inicial de 3 vezes por semana, aumentando gradualmente até ser diário. Faça-o inicialmente durante 30 a 40 minutos e progressivamente aumente este tempo de acordo com sua capacidade ( dose do exercício ). A intensidade do mesmo deverá acompanhar sua forma atual de condicionamento, caso queira realizar exercícios mais intensos é fundamental uma orientação médica.
Dica: Durante a atividade física procure se manter o mínimo ofegante, mantendo a estabilidade da respiração. Você deverá terminar o exercício de forma prazerosa. Com este simples ato, diminui o sedentarismo e colaborará com a melhoria dos fatores de risco das doenças cardíacas. Com toda certeza, a sua saúde agradecerá.
Então, o que está esperando?
Dr. Cláudio A. Baptista é cardiologista e médico do esporte da SBME
Para saber mais, acesse: www.medicinadoesporte.org.br
Alimentos funcionais ajudam a manter uma dieta mais saudável
As características destes alimentos ajudam a emagrecer, sem passar fome.
É possível fazer receitas deliciosas para comer sem culpa.
É possível comer pizza, bolo, farofa e ainda assim ter uma alimentação saudável e até emagrecer. É indicado comer alimentos como estes para controlar a fome, controlar a ansiedade e até mesmo a compulsão alimentar, o segredo está na escolha dos ingredientes.
“O alimento de baixo índice glicêmico, que quando chega no nosso intestino vai nos dando energia devagar, nos dão saciedade, então você não acumula nada, você não guarda como gordura nenhum excesso", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.A base da massa das receitas são cereais como quinoa e aveia, uma boa opção para o inverno.
Nesta época sentimos mais vontade de comer chocolate. Para controlar este desejo, a nutricionista dá uma dica: “Alguns alimentos, por exemplo, a aveia, de forma parecida com o chocolate, produzem substâncias que nos dão prazer, então se você comer aveia em algumas preparações, você vai se sentir bem e não terá tanta vontade de comer doces, chocolates e sobremesas, contribuindo para a manutenção do peso”.
No bolo e na quiche, a nutricionista acrescenta ainda castanha-do-pará: duas por dia são suficientes para repor a quantidade de selênio que o organismo precisa.
“O selênio tem várias funções no organismo, uma das principais é fazer antioxidação, ou seja, combater os radicais livres, previne o envelhecimento e várias doenças degenerativas, desintoxica o organismo”.
Para fazer uma farofa, use além da castanha e aveia, vários tipos de sementes: “Pode acrescentar também a semente de girassol, riquíssima em cálcio. A farofa é um coringa, você pode comer tanto nas refeições principais, como levar de lanche para comer à tarde. Você se sente saciado até a hora que chegar em casa de noite”, afirma a nutricionista. (Veja no vídeo ao lado como preparar a farofa funcional)
101 maneiras de queimar 2 chopes
Não, dois chopes não têm tantas calorias como você pensa. Mas a gente está aqui até para liberar sua “culpa”...
101 maneiras de queimar 2 chopesAliás, poucas pessoas param no segundo. Obviamente, não queremos que você abra mão desse prazer. Tomar um chope gelado é mais que um hábito cultural. É uma atitude saudável. Para você beber seus dois chopes sem neura, mostramos uma centena de formas para queimar as 210 calorias dessas delícias.
NA PRAIA
>> 48 minutos pegando ”jacaré”
>> 63 minutos velejando
>> 55 minutos jogando frisbee
>> 21 minutos jogando vôlei
>> 36 minutos dirigindo um jet ski
>> 41 minutos suando no pedalinho
>> 27 minutos surfando
>> 50 minutos praticando body board
>> 28 minutos esquiando
>> 55 minutos praticando windsurfe
>> 16 minutos correndo em dunas de areia
>> 53 minutos caminhando dentro d’água, com apenas a cabeça de fora
>> 33 minutos mergulhando com snorkel
>> 24 minutos mergulhando de cilindro
NO JARDIM
>> 66 minutos preparando churrasco
>> 55 minutos jogando bocha
>> 63 minutos jogando críquete
>> 29 minutos jogando peteca
>> 33 minutos limpando um gramado
>> 70 minutos pendurando roupa no varal
>> 37 minutos plantando arbustos
>> 33 minutos impermeabilizando portão e cercas
>> 37 minutos cortando grama
>> 68 minutos molhando plantas
NO PARQUE
>> 63 minutos empurrando carrinho de bebê
>> 66 minutos andando com cachorro
>> 33 minutos jogando softball
>> 28 minutos arremessando uma bola
>> 38 minutos jogando beisebol
>> 110 minutos fazendo um piquenique
>> 24 minutos andando de patins
>> 26 minutos andando de skate
>> 17 minutos jogando rúgbi
>> 18 minutos jogando futebol
>> 21 minutos jogando tênis
NA CIDADE
>> 66 minutos jogando sinuca
>> 62 minutos jogando dardo
>> 110 minutos jogando cartas
>> 55 minutos jogando boliche
>> 37 minutos dançando
>> 69 minutos jogando com apostas
>> 83 minutos socializando (de pé)
>> 72 minutos fazendo compras
EM CASA
>> 37 minutos pintando parede
>> 21 minutos subindo escadas com caixas nas mãos
>> 111 minutos brincando com jogo de tabuleiro
>> 72 minutos passando roupa
>> 137 minutos assistindo esporte na TV
>> 28 minutos trocando móveis de lugar
>> 66 minutos cozinhando
>> 33 minutos esvaziando o apartamento
>> 66 minutos levando o lixo até a rua
>> 110 minutos tomando banho de banheira
>> 67 minutos fazendo sexo vigoroso
>> 91 minutos fazendo sexo tranquilo
>> 103 minutos de preliminares
>> 166 minutos abraçando
>> 150 minutos beijando
Você não precisa ser um abstêmio para não engordar. Mexa o corpo e elimine calorias sem dor!
NO TRABALHO
>> 102 minutos em reuniões
>> 94 minutos digitando
>> 30 minutos reformando o escritório
>> 72 minutos arquivando documentos
>> 111 minutos falando ao telefone
>> 103 minutos navegando na internet
>> 72 minutos tirando xerox
NA ACADEMIA
>> 66 minutos alongando
>> 28 minutos treinando musculação
>> 28 minutos socando um saco de luta
>> 17 minutos praticando caratê
>> 18 minutos saltando
>> 21 minutos fazendo flexão
>> 19 minutos na ergométrica
>> 17 minutos praticando kick boxing
>> 16 minutos remando
>> 21 minutos fazendo abdominal
>> 8 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, com 15% de inclinação
>> 13 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, sem inclinação
>> 22 minutos subindo no simulador de degraus, a 5 km/h, com resistência no nível 12
>> 20 minutos treinando em circuito
AO AR LIVRE
>> 25 minutos remando no caiaque
>> 19 minutos pedalando em trilha
>> 17 minutos pedalando no asfalto a 25 km/h
>> 47 minutos voando de asa-delta
>> 18 minutos correndo em solos diferentes
>> 13 minutos correndo no asfalto a 12 km/hora
>> 15 minutos escalando montanhas
>> 33 minutos praticando rafting
>> 37 minutos jogando golfe (e carregando o próprio equipamento)
NAS FÉRIAS
>> 48 minutos colocando as malas no carro
>> 24 minutos carregando uma mochila
>> 38 minutos montando uma barraca
>> 83 minutos embalando objetos
>> 52 minutos visitando pontos turísticos
>> 52 minutos mergulhando na piscina
>> 128 minutos lendo deitado no sofá
>> 17 minutos nadando estilo peito
>> 24 minutos nadando estilo costas
>> 21 minutos nadando estilo crawl
>> 166 minutos ouvindo música no sofá
>> 183 minutos dormindo
>> 17 minutos jogando polo aquáticoos dirigindo um jet ski
Fricasê - um delicioso fricassé ao requeijão
Receita à base de frango é boa opção para o jantarDo R7*- Texto:
Reprodução
Ingredientes
1 kg de peito de frango
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 litro de leite
2 gemas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de presunto picado
1 copo de requeijão cremoso
1 xícara (chá) de batata palha
Preparo
Cozinhe o peito de frango com os tabletes de caldo de galinha em três xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos.
Desfie o frango e reserve o caldo.
Leve ao fogo, para engrossar, as gemas, o leite, a farinha de trigo e o caldo reservado.
Retire do fogo, junte o creme de leite e o frango desfiado, misturando bem.
Coloque-o em uma travessa, cubra com o presunto picadinho e o requeijão.
Espalhe a batata palha e leve ao forno médio-alto (200°C) por cerca de 10 minutos.
* Receita cedida pela Nestlé
Café, exercícios e assoar o nariz são principais gatilhos de derrames, sugere estudo
Café, exercícios e assoar o nariz são os principais gatilhos de derrames provocados por rompimento de artérias ou vasos sanguíneos, segundo uma pesquisa feita na Holanda.O estudo feito com 250 pacientes identificou oito fatores de risco que estariam ligados a sangramentos desse tipo no cérebro.Todos eles provocam um súbito aumento na pressão arterial, que pode provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa, publicada na revista especializada britânica Stroke.O sangramento pode acontecer quando um vaso sanguíneo enfraquecido, conhecido como um aneurisma cerebral, estoura. Isso pode resultar em danos cerebrais ou morte.Os pesquisadores do University Medical Center, em Utrecht, acompanharam 250 pacientes durante três anos para identificar o que provoca derrames.Todos os fatores citados na pesquisa aumentam a pressão arterial capaz de resultar em ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo como estudo.Segundo a Stroke Association, uma entidade assistencial britânica voltada para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVCs), serão necessárias mais pesquisas para verificar se os fatores citados podem de fato provocar derrames.Apenas no Reino Unido, mais de 150 mil pessoas sofrem de um AVC por ano, dos quais quase 29 mil se devem a sangramentos no cérebro.O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu. Exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os 'gatilhos' de derrames respectivamente em 7,9% e 5,4% dos casos. Fazer sexo e fazer esforço para defecar responderam por 4,3% e 3,6%.De acordo com a neurologista Monique Vlak, autora do estudo, 'todos esses fatores induzem a um súbito aumento da pressão sanguínea, o que parece ser uma causa possível para a ruptura do aneurisma''.A pesquisa mostra ainda que uma em cada 50 pessoas têm um aneurisma cerebral, mas somente algumas poucas sofrem um derrame.O estudo só se debruçou sobre elementos que causam a ruptura. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se estar acima do peso, pelo fumo e por falta de exercícios físicos.Sharlim Ahmed, pesquisador da Stroke Assocation, afirmou que ''um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possibilidade de ruptura de um aneurisma. Mas é muito difícil determinar se os fatores identificados nesses estudo estão definitivamente relacionados com um derrame ou se seriam apenas coincidências''.''É preciso realizar diversos outros estudos para aferir se cada um desses fatores identificados pode fazer com que um aneurisma se rompa'', comentou Ahmed.
Bolo de chocolate
Corte as calorias sem mexer no sabor do chocolate
Por Minha Vida
Ingredientes para a massa:
6 ovos
75 ml de água, morna
40 g de chocolate em pó diet
80 g de frutose
200 g de farinha de trigo especial
10 g de fermento em pó
200 g de geléia diet de morango
20 g de margarina
Ingredientes para o glacê:
200 g de chocolate em barra diet
150 ml de leite desnatado
500 g de margarina light
40g de frutose Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, a água morna, o chocolate em pó, a frutose e a margarina. Peneire a farinha de trigo e o fermento e misture aos ingredientes liquidificados. Unte uma fôrma redonda e asse em forno (180º) por 30 minutos. Para o glacê: derreta em banho-maria o chocolate em barra ralado, acrescente o
leite desnatado aquecido, a margarina light e a frutose. Misture bem. Recheie o bolo depois de frio com a geléia de morango e cubra com o glacê.
Rendimento: 12 porções Calorias por porção: 166 cal
Receita extraída do livro: 100 receitas light de Helena e Ângela Tonetto - Editora: L&PM
Você consegue resistir aos doces após as refeições?
Bolo de tapioca com coco
Não dá para resistir
Ingredientes
1 xícara (chá) de tapioca
1 xícara (chá) de ADES original fervente
1 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de creme vegetal
1 gema
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras batidas em neve
Para untar e enfarinhar:
creme vegetal
farinha de trigo
Modo de fazer
1 - Em uma tigela, coloque a tapioca e adicione o ADES original fervente. Reserve por 20 minutos.
2 - Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central média (22 cm de diâmetro) Reserve.
3 Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
4 - Bata na batedeira o açúcar, o creme vegetal e a gema até obter um creme homogêneo.
5 - Retire da batedeira, junte o leite de coco, a tapioca com o ADES original e a farinha. Misture.
6 - Adicione o fermento e misture até que a massa fique pastosa.
7 - Junte as claras, mexendo delicadamente de baixo para cima.
8 - Coloque a massa na fôrma reservada e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.
9 - Espere amornar e desenforme. Sirva frio.
Rendimento: 12 porções
Pavê de uvas e chocolate
Confira essa receita que além de tudo é light!
Bolo de chocolate sem farinha com cobertura de creme de limão
![](http://l.yimg.com/bt/api/res/1.2/nZmHvHzSxxcRctfWGrWiXg--/YXBwaWQ9eW5ld3M7cT04NTt3PTYzMA--/http://l.yimg.com/os/289/2011/09/14/bololimao_213101.jpg)
Bolo
1 lata de leite condensado,
1 caixa de creme de leite,
½ lata de chocolate em pó (use a lata de leite condensado como medida)
3 ovos
Creme de limão
½ lata de leite condensado
2 limões com bastante suco
Modo de fazer:
- Comece misturando todos os ingredientes do bolo no liquidificador. Bata por aproximadamente 10 minutos.
- Despeje essa massa em uma forma com furo no meio, devidamente untada com manteiga e polvilhada com chocolate (assim seu bolo não fica com a marca branca de farinha).
- Leve o bolo para o forno em temperatura média por 30 a 40 min ou até que no teste do palitinho saia uns pedaços de massa, e não a massa líquida.
- Enquanto o bolo estiver no forno, misture o leite condensado com os limões (pode ser na mão mesmo) e use esse creme para fazer a cobertura do seu bolo.
Obs: Essa receita rende um bolo médio. Ela realmente não leva nem farinha nem fermento.
Faça um diário alimentar: "Muitas pessoas não se dão conta daquilo que comem", diz a nutricionista Roseli Rossi. Portanto, se você acha que está exagerado nos doces, que tal montar uma lista com tudo o que você come durante o dia e em quais horários? "Quando você vê o total ingerido em uma lista, percebe que pode haver muitos nutrientes faltando na dieta", completa a especialista. Se, ao fazer a lista, você notar que tem açúcar de sobra, corra atrás do prejuízo!
Descubra as substâncias do cigarro que são nocivas à saúde
No Dia Mundial sem Tabaco, entenda o papel de cada componente do cigarro no seu organismo
O tabaco é mundialmente conhecido por seus malefícios. Segundo dados do censo 2010 do IBGE, 17,2% da população com idade superior a 15 anos consomem derivados de tabaco. Essa porcentagem equivale a aproximadamente 24,6 milhões de pessoas. Dentre os fumantes, 93% afirmavam saber que o cigarro causava doenças graves.
Mas, afinal, será que nós temos consciência de todos os malefícios que o cigarro pode causar a nossa saúde? E é por isso que hoje, no Dia Mundial sem Tabaco, conversamos com especialistas e descobrimos quais os efeitos devastadores que cada uma das principais substâncias do cigarro pode causar no organismo. Tudo que tem no cigarro faz mal?
Sim, sem qualquer exceção. De acordo com o pneumologista Alberto de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, não existe nenhum componente no cigarro que não seja nocivo a nossa saúde. "Alguns componentes nós sequer conhecemos".
O médico afirma que já foram identificadas mais de 5 mil substâncias na fumaça do tabaco, dentre elas gases e partículas cancerígenas, agrotóxicos usados durante o plantio da folha de tabaco e que são mantidos no processo de ressecamento para a fabricação do cigarro, dentre outros. Antes de mais nada é preciso entender que não existe limite seguro de consumo do tabaco. "Diferente do álcool, ele não pode ser consumido com moderação", afirma Alberto. Diferente do álcool, o cigarro não pode ser consumido com moderação
A vilã mais popular
Quando se fala sobre cigarro e seus efeitos nocivos, logo pensamos na nicotina. Embora esteja longe de ser a única vilã presente no tabaco, ela é a principal agente causadora do vício.
Os especialistas afirmam que a nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo: ser inalada e absorvida pelo pulmão, entrar em nossa corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer. "Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína", conta Alberto. O vício começa justamente quando a nicotina se liga aos receptores do nosso sistema nervoso, desencadeando a liberação de diversas substâncias, como dopamina, que dão a sensação de prazer, melhoram da memória, deixam a pessoa mai alerta, tiram o apetite, entre outros. Esses sintomas são os que a pneumologista Maria Vera Castellano, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia, chama de reforço positivo.
Porém, quando o nível de nicotina no sangue cai, isso mais ou menos umas duas horas depois do primeiro cigarro, a pessoa sente falta desse reforço positivo e tem uma crise de abstinência. Os sintomas relacionados à abstinência, ou reforço negativo, são irritação, nervosismo, dor de estômago, insônia e aumento do apetite.A nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo. Essa rapidez só é comparada com a cocaína.
"A dependência se dá pela alternação do reforço positivo com o negativo", diz a pneumologista. Quando o fumante sofre uma crise de abstinência, procura fumar outro cigarro para sentir novamente o reforço positivo. E assim se inicia o ciclo vicioso.
As doenças relacionadas à nicotina são: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça.
Os perigos do alcatrão Alcatrão é o nome que se dá ao conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões , deixando-o com uma coloração castanha escura. Segundo a pneumologista Maria Vera Castellano, ele está relacionado diretamente a cânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios.
Entre os seus compostos são encontrados cerca de 43 substâncias cancerígenas, entre elas:
Benzeno: ele está presente na composição de detergentes e da gasolina, além de ser utilizado como pesticida. "Ao ser inalado, ele é absorvido pelos pulmões, onde provoca danos irreversíveis", diz Alberto. As doenças relacionadas à inalação do benzeno são enfisema pulmonar, asma (até nas crianças e adultos que são vítimas do fumo passivo ) e câncer no fígado. "A exposição ao benzeno durante mais de 20 anos pode inclusive provocar leucemia", completa Alberto. No cigarro também é possível encontrar metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo.
Polônio: é um elemento radioativo, extremamente prejudicial a nossa saúde. A radiação produzida por esse isótopo, em situações normais, é bloqueada pelas camadas da nossa pele. Porém, quando inalada via fumaça, ela se deposita nas vias aéreas, emitindo radiação às células a sua volta, contaminando-as e causando tumores pulmonares.
Níquel: material usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. O pneumologista Alberto de Araújo conta que, quando inalado, o níquel deposita-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. "Sua inalação provoca alterações no estômago e aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer", diz o especialista.
Metais Tóxicos
No cigarro também é possível encontrar uma série de metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo e se depositam principalmente no fígado e rins. "O corpo leva de 10 a 30 anos para conseguir eliminar essas substâncias", diz Alberto. Ele ainda afirma que pessoas com mais de 20 anos de vício podem não conseguir reverter todas as agressões, podendo causar complicações em algum desses órgãos. Dentre os metais pesados presentes no cigarro, os principais são esses:
Arsênio: ele é usado como pesticida durante o plantio do tabaco e não se perde durante a fabricação do cigarro. Uma vez dentro do corpo, ocasiona lesões no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes, onde fica armazenado.Acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins. "Quando em grandes quantidades, pode incapacitar ou dificultar a ventilação dos pulmões, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão", diz Maria Vera.
Gases que matam A fumaça que o fumante libera na atmosfera ao tragar o cigarro também é um veneno, não só para ele como para as pessoas que estão a sua volta e podem inalá-la. Os principais componentes da fumaça do cigarro e os riscos relacionados a eles são:
Monóxido de carbono: poluente muito comum na atmosfera, em ambiente fechado é o principal gás componente da poluição do tabaco. Os especialistas explicam que o monóxido de carbono, quando inalado, compete com o oxigênio na ligação com a hemoglobina. Ou seja: ele toma o lugar do oxigênio na ligação com nossas células sanguíneas, dificultando o transporte de oxigênio por todo nosso corpo, causando assim dificuldade de respirar. Ao se ligar às nossas hemácias ele também deixa o sangue mais grosso, fazendo com que nosso corpo tenha que produzir mais hemácias para suprir a quantidade parasitada pelo monóxido de carbono. Os cigarros mentolados costumam ser porta para o vício de diversos jovens.
Por deixar nosso sangue mais denso, o monóxido de carbono pode facilitar a formação de plaquetas, que virarão trombos, que poderão obstruir as artérias e dar margem a doenças cardíacas e derrame cerebral. "Inclusive pessoas que não fumam, mas que já apresentam algum problema cardiovascular, podem sofrer de dificuldade respiratória, asma e até ataque cardíaco ao inalar a fumaça do cigarro", conta Alberto.
"Se você tem muito monóxido de carbono no corpo pode ter tontura, diminuição do nível de consciência e desmaios", diz Maria Vera.
Cetonas: mais conhecido como removedor de esmaltes em forma de acetona, as cetonas são um produto entorpecente e inflamável.
A inalação das cetonas em pequenas quantidades irrita a garganta e causa tonturas e dores de cabeça. Porém, se inalada em grandes quantidades pode causar uma intoxicação grave e levar a pessoa à morte.
Terebentina: é uma substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. Muito conhecida como diluente e removedor de tintas a óleo. Ao ser inalada provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões no sistema nervoso, dependendo da quantidade.
Cigarros mentolados são mais ou menos vilões? Os cigarros ditos mentolados são aqueles que possuem sabor, como menta e cravo. Muito popular entre adolescentes por ter um gosto mais doce do que os cigarros normais, os mentolados costumam ser o primeiro cigarro e porta para o vício de diversos jovens.
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, nos Estados Unidos, sugere que os cigarros mentolados fazem com que a pessoa tenha mais dificuldade para largar o vício. E isso se dá justamente por seu gosto refrescante, que mascara o amargo da nicotina e alcatrão.
A pesquisa revela ainda que as pessoas que fumam cigarros mentolados tendem a fumar menos cigarros por dia, porém, tragam mais profundamente, ficando assim expostas às mesmas quantidades de substâncias nocivas. Segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o número de marcas de cigarros com sabor já representa 22% dos tipos à venda.Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer aponta que 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem os tais cigarros com sabor.
O presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia afirma que os aditivos presentes no cigarro mentolado não amenizam o efeito nocivo do tabaco, porém ainda não é possível medir as consequências do consumo desses aditivos. "Não sabemos como esses produtos são adicionados ao tabaco, já que é uma informação confidencial. Por isso é difícil dizer quais são as consequências da ingestão dessas substâncias", afirma.
A R$ 14 mil, nova droga contra tumor de próstata começa a ser vendida
Remédio é usado para pacientes com tumores espalhados fora da glândula.
O 'cabazitaxel' reduz em até 30% o risco de morte do paciente.
Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.saiba mais
![Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1) Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/18/infoprostatacabazitaxel3.jpg)
A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.
Sintomas ‘silenciosos’ A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga em homens. Quando atingido pelo câncer, o órgão aumenta de tamanho. Os sintomas são pouco perceptíveis, mas os pacientes costumam urinar mais vezes e com dor. Três quartos dos casos ocorrem após os 65 anos, mas o monitoramento com o médico urologista deve começar a partir dos 40 anos. O diagnóstico é feito principalmente pelo exame de toque retal, no qual o médico pode sentir se a próstata está normal. Outra opção é o teste de PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico), um exame que aponta o nível de uma proteína no sangue e indica a presença de tumor. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) - órgão ligado ao Ministério da Saúde -, foram mais de 52 mil novos casos no Brasil em 2010. “Os dados do Ministério de Saúde são subestimados”, afirma Óren Smaletz, coordenador de pesquisa clínica em oncologia do Hospital Albert Einstein. No país, o tumor na próstata é o câncer que mais atinge os homens e o segundo que mais causa mortes.
Terapia hormonal Até 20% dos pacientes descobrem a doença tardiamente, quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo do paciente – fenômeno conhecido como metástase. Para esses casos, a primeira opção de tratamento indicada pelos médicos é a "hormonioterapia", técnica que consiste na redução dos níveis de testosterona no corpo do paciente. (veja infográfico acima) As pesquisas com hormonioterapia para tratar câncer de próstata renderam o prêmio Nobel de Medicina ao médico Charles Brenton Huggins, em 1966. A técnica pode ser usada junto com a radioterapia e intervenções cirúrgicas. Para reduzir a testosterona no corpo, o paciente pode tanto ter os testículos removidos como receber drogas para diminuir a produção do hormônio. A castração cirúrgica é mais usada para os casos de câncer de próstata avançados localmente – quando as metástases são locais, próximas à próstata. “Quando há metástases no corpo inteiro faz pouco sentido fazer a cirurgia, já que o problema se tornou sistêmico”, explica Óren. Apesar de ser útil para controlar a doença em 90% dos casos, a hormonioterapia só dura, em média, dois anos. “É igual o lutador no MMA [mixed martial arts, sinônimo de valetudo], uma hora a célula ‘aprende’ as técnicas e começa a resistir ao baixo nível de testosterona”, explica Fernando Maluf, chefe de oncologia clínica do Hospital Beneficência Portuguesa (São José). A saída é a quimioterapia.
Quimioterapia Atualmente, a droga mais recomendada para o tratamento quimioterápico se chama docetaxel, a única opção que consegue atenuar os sintomas e prolongar por alguns meses a vida do paciente. “Após o uso do remédio quimioterápico, bastam dias para que as dores ósseas causadas pelas metástases sumam“, diz Antônio Buzaid, ex-professor do MD Anderson Cancer Center, núcleo de estudos sobre a doença ligado à Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Um estudo clínico de fase 3 – o último estágio das pesquisas clínicas, necessário para a aprovação dos órgãos de vigilância sanitária quanto à comercialização – foi feito para o cabazitaxel, com 755 pacientes de 26 países, em 146 centros médicos. Todos estavam com câncer de próstata com metástase e já haviam passado por tratamento hormonal e por quimioterapia com docetaxel. Os resultados mostraram a redução de 30% do risco de morte do paciente e o prolongamento da vida, em média, de 15 meses.Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.
Nutricionista en estão
rescante e que facilita a digestão
A nutricionista Pollyanna Esteves ensina a fazer um suco que auxilia no emagrecimento. A receita é refrescante e tem propriedades que facilitam a digestão.
Ingredientes:
1 maçã pequena
1 copo de água gelada
2 fatias grossas de abacaxi
2 rodelas finas de gengibre
1 colher de sopa ou 6 folhinhas de hortelã
½ xícara de café de suco de limão
SAÚDE - O melhor exercício para perder gordura
Os melhores exercícios para quem quer perder gordura são aqueles que podem ser feitos de forma continua e envolvem o máximo de grupos musculares, são os chamados exercícios aeróbios. Quanto mais músculos forem usados, mais gordura você irá queimar. Exercícios que envolvem movimentos rápidos e intensos seguidos de descanso, ou seja, intervalados, usam açúcar - e não gordura - como fonte primária de energia.
Fonte de energia: gordura Exercícios Contínuos
Andar
Correr
Dançar
Pedalar
Nadar
Subir escada
Remar
Fonte de energia: açúcar Exercício intervalado
Tênis
Basquete
Dançar
Vôlei
Handball
Nadar
Musculação
Squash
Esqui
Entre os exercícios citados, não existe o melhor ou o pior. O que vai determinar o quanto você vai emagrecer é a intensidade do trabalho físico a ser feito. Outro fator importante é a freqüência com que se pratica a atividade física, é muito importante que se pratique no mínimo três vezes na semana. A duração ideal para quem quer perder peso é praticar a atividade física por no mínimo 30 minutos.
Apenas se lembre, qualquer exercício é bom para você. Porém, quanto mais músculos você usar e quanto mais contínuo você usar eles, mais gordura você irá queimar.
SAUDE - Entendendo o colesterol
Apesar da má fama, ele é um tipo de gordura importante para o corpo
O colesterol faz parte da membrana das células, está envolvido na síntese de hormônios e da bile. Por isso, é normal ter colesterol. Entretanto, quando a quantidade no sangue está elevada, passa a ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como, por exemplo, angina, ataque cardíaco, derrame, aterosclerose. Ser um fator de risco não significa que quem está com colesterol alto vai ter algum problema nas artérias ou no coração, mas a probabilidade de isso vir a ocorrer aumenta. Assim, é necessário mudar alguns aspectos relacionados ao estilo de vida para que os níveis de colesterol no sangue diminuam.
De onde vem o colesterol do sangue? O colesterol encontrado no sangue vem de duas fontes.
A primeira fonte é o colesterol produzido no fígado. Cerca de 75% do colesterol encontrado no sangue tem como origem o fígado.
A segunda fonte é o alimento. O colesterol é uma gordura encontrada somente nos alimentos de origem animal. Portanto, alimentos de origem vegetal não apresentam colesterol, mesmo que sejam óleos (de soja, milho, canola, girassol, azeite) ou cremes vegetais. Os outros 25% restante do colesterol sangüíneo são obtidos dos alimentos. O que é colesterol bom e colesterol ruim?O colesterol não percorre o nosso sangue sozinho, pois por ser uma gordura, não é solúvel no sangue. Ele sempre está acompanhado das chamadas lipoproteínas, entre as principais, as que chamamos de colesterol ruim e colesterol bom. - LDL-colesterol: chamada também de colesterol ruim. Ela transporta cerca de 70% do colesterol encontrado no sangue. Devido à suas características, a LDL-colesterol em excesso se deposita na parede dos vasos sanguíneos, formando placas de gorduras. Essas placas impedem a passagem de sangue e modificam as paredes dos vasos, levando ao desenvolvimento das doenças coronarianas. Por isso, o desejado é que essa lipoproteína esteja presente em pequenas quantidades no sangue. O nível de LDL-colesterol sangüíneo tido como ótimo é menor do que 100 mg/dL.
- HDL-colesterol: é o conhecido colesterol bom. A fama vem da sua função de retirar o colesterol ligado à LDL do sangue e levá-lo ao fígado para ser metabolizado. A HDL faz uma faxina, retirando o que é ruim do sangue. Por isso, quanto maior o nível de HDL no sangue, melhor. Nível elevado de colesterol bom é um fator de proteção e, por isso, não está relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É desejado taxa de HDL-colesterol maior ou igual a 60 mg/dL.
Triglicérides: mais uma gordura que merece destaque:
Os triglicérides são um tipo de gordura que estão relacionados com o aumento do colesterol ruim (LDL-colesterol). Por isso, muitas pessoas que estão com a taxa de triglicérides elevada, também possuem taxa de colesterol alta.
O excesso de triglicérides no sangue, normalmente, é acompanhado de sobrepeso ou obesidade, vida sedentária, alta ingestão de bebidas alcoólicas e uma alimentação rica em carboidratos. O excesso de calorias, álcool e açúcar no sangue são convertidos em triglicérides. Por isso, uma dieta controlada em carboidratos, restrita em gorduras ruins, o combate ao excesso de peso e aumento da atividade física devem ser incentivados. A taxa de triglicérides normal no sangue é a quantidade menor do que 150 mg/dL.
O que pode ser feito?
Alguns fatores relacionados com o colesterol elevado são totalmente modificáveis. São eles:
- Alimentação
- Peso corporal: quem está com sobrepeso ou obesidade deve fazer uma alimentação com restrição de calorias para atingir o peso adequado.- Atividade física: combate do sedentarismo. O aumento da atividade física, além de estar relacionado com a diminuição do colesterol ruim (LDL-colesterol), também ajuda no controle do peso.
Como deve ser a alimentação?A principal característica da alimentação de quem está com o colesterol elevado é:
- Colesterol: deve estar presente na quantidade menor a 300 mg por dia. Se há a presença de histórico de doença cardiovascular, esse valor desce para 200 mg por dia.
- Gorduras saturadas: deve estar presente na quantidade máxima de 7% do valor calórico da alimentação.
- Gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas: deve compor 20% do valor calórico da dieta.
- Fibras: 25 a 30 gramas por dia
Colocando em prática, isso significa:
- Evite alimentos ricos em gordura animal. Eles são as principais fontes de gordura saturada e colesterol. Por isso, evite carnes gordas rica em gorduras visíveis e descarte a pele dos frangos.
- Prefira peixe e carnes magras.
- Restrinja a mortadela, o salame, o presunto, lingüiça, salsicha.
- Dê preferência aos leites desnatados. Um copo (200 mL) de leite integral apresenta 18 mg de colesterol. A mesma quantidade de leite desnatado contém 6 mg.
- Derivados de leite: iogurtes sempre os light, diet ou desnatados. Os queijos com menor quantidade de gordura e colesterol são a ricota e o cottage. Há no mercado queijos frescal light que também podem ser utilizados.
- Evite os queijos ricos em gorduras como o prato, mussarela, parmesão, catupiry, gorgonzola.
- Há alimentos que escondem a gordura saturada e o colesterol: Bolos, sorvetes, tortas e doces, normalmente, contêm manteiga, o mesmo ocorre com o creme vegetal, leite integral, leite condensado, creme de leite e gema de ovo. Portanto, devem ser evitados.
- Evite as frituras. Os óleos vegetais não apresentam colesterol. As frituras apresentam elavada quantidade calórica e quem precisa controlar o peso deve evitá-las.
- Frutas: pelo menos, duas vezes ao dia.
- Legumes e verduras: todos os dias devem ser ingeridas.
- Dê preferência aos cereais integrais (arroz, aveia, trigo, pão). Evite os refinados.
Como tratar?Mudanças na alimentação, controle do peso e combate ao sedentarismo são suficientes para que o colesterol volte aos níveis normais ou desejados para a maioria das pessoas que apresentam taxas elevadas. Entretanto, algumas pessoas podem ter a necessidade do uso de medicação. Somente o médico de confiança é capaz de avaliar a necessidade do medicamento, qual deve ser utilizado e a dose adequada.
Abaixo, verifique os valores das taxas sangüíneas de colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicérides.
Taxa sangüínea de colesterol total Desejada: menor de 200 mg/dL
Limite: de 200 a 239 mg/dL
Elevado: 240 mg/dL ou mais
Taxa de LDL-colesterol (colesterol ruim)
Ótimo: menor do que 100 mg/dL
Próximo do ótimo: de 100 a 129 mg/dL
Limite: de 130 a 159 mg/dL
Alto: de 160 a 189 mg/dL
Muito alto: 190 mg/dL ou mais
Taxa de HDL-colesterol
Desejável: 60 mg/dL ou mais
Taxa de triglicérides
Normal: menor de 150 mg/dL
Limite: 150 a 199 mg/dL
Alto: 200 a 499 mg/dL
Muito alto: 500 mg/dL ou mais
Coração saudável e atividade física
A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS REVIGORA A SAÚDE E AUMENTA A DISPOSIÇÃO
Inicialmente faz-se necessário uma avaliação médica adequada, pois o conceito de um coração saudável é abrangente e passa pela exclusão de doenças cardiovasculares. O conhecimento da presença ou não dos fatores de riscos mais freqüentes como fumo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, sobrepeso e estresse, pois podem estar presentes, mesmo com um coração saudável.
Estas pessoas, portanto, devem realizar atividades físicas visando mantê-lo saudável, combatendo os fatores de risco, além dos benefícios por ela gerados como melhora na sua auto-estima e qualidade de vida. Posto isto, você deve iniciá-la com o tipo de atividade pela qual tem maior afinidade e se sinta bem. Isto é fundamental, pois se tentar atividade física não usual e com maiores esforços, poderá se desanimar e em certos casos abandoná-la, perdendo uma ótima oportunidade em aumentar a sua adesão. Por exemplo, inicie com caminhadas, com
hidroginástica, caso goste piscina, ou inicie com dança. O mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo. Uma vez conseguida esta adesão, o seu coração saudável vai melhorar o seu metabolismo e seu rendimento de trabalho, você notará que para um mesmo trajeto de caminhadas realizado que fazia em um determinado tempo, o fará em um tempo menor e sem se cansar.
Comece o seu condicionamento, através do crescimento maior do mesmo, estará agindo e alterando os fatores de risco acima expostos, que ao longo dos anos seriam fatais para o seu coração. A atividade física auxilia na prevenção e recuperação da saúde. Quando realiza a atividade física regularmente você estará realizando um treinamento físico. Este deverá ser efetuado com uma freqüência inicial de 3 vezes por semana, aumentando gradualmente até ser diário. Faça-o inicialmente durante 30 a 40 minutos e progressivamente aumente este tempo de acordo com sua capacidade ( dose do exercício ). A intensidade do mesmo deverá acompanhar sua forma atual de condicionamento, caso queira realizar exercícios mais intensos é fundamental uma orientação médica.
Dica: Durante a atividade física procure se manter o mínimo ofegante, mantendo a estabilidade da respiração. Você deverá terminar o exercício de forma prazerosa. Com este simples ato, diminui o sedentarismo e colaborará com a melhoria dos fatores de risco das doenças cardíacas. Com toda certeza, a sua saúde agradecerá.
Então, o que está esperando?
Dr. Cláudio A. Baptista é cardiologista e médico do esporte da SBME
Para saber mais, acesse: www.medicinadoesporte.org.br
Alimentos funcionais ajudam a manter uma dieta mais saudável
As características destes alimentos ajudam a emagrecer, sem passar fome.
É possível fazer receitas deliciosas para comer sem culpa.
É possível comer pizza, bolo, farofa e ainda assim ter uma alimentação saudável e até emagrecer. É indicado comer alimentos como estes para controlar a fome, controlar a ansiedade e até mesmo a compulsão alimentar, o segredo está na escolha dos ingredientes.
“O alimento de baixo índice glicêmico, que quando chega no nosso intestino vai nos dando energia devagar, nos dão saciedade, então você não acumula nada, você não guarda como gordura nenhum excesso", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.A base da massa das receitas são cereais como quinoa e aveia, uma boa opção para o inverno.
Nesta época sentimos mais vontade de comer chocolate. Para controlar este desejo, a nutricionista dá uma dica: “Alguns alimentos, por exemplo, a aveia, de forma parecida com o chocolate, produzem substâncias que nos dão prazer, então se você comer aveia em algumas preparações, você vai se sentir bem e não terá tanta vontade de comer doces, chocolates e sobremesas, contribuindo para a manutenção do peso”.
No bolo e na quiche, a nutricionista acrescenta ainda castanha-do-pará: duas por dia são suficientes para repor a quantidade de selênio que o organismo precisa.
“O selênio tem várias funções no organismo, uma das principais é fazer antioxidação, ou seja, combater os radicais livres, previne o envelhecimento e várias doenças degenerativas, desintoxica o organismo”.
Para fazer uma farofa, use além da castanha e aveia, vários tipos de sementes: “Pode acrescentar também a semente de girassol, riquíssima em cálcio. A farofa é um coringa, você pode comer tanto nas refeições principais, como levar de lanche para comer à tarde. Você se sente saciado até a hora que chegar em casa de noite”, afirma a nutricionista. (Veja no vídeo ao lado como preparar a farofa funcional)
101 maneiras de queimar 2 chopes
Não, dois chopes não têm tantas calorias como você pensa. Mas a gente está aqui até para liberar sua “culpa”...
101 maneiras de queimar 2 chopesAliás, poucas pessoas param no segundo. Obviamente, não queremos que você abra mão desse prazer. Tomar um chope gelado é mais que um hábito cultural. É uma atitude saudável. Para você beber seus dois chopes sem neura, mostramos uma centena de formas para queimar as 210 calorias dessas delícias.
NA PRAIA
>> 48 minutos pegando ”jacaré”
>> 63 minutos velejando
>> 55 minutos jogando frisbee
>> 21 minutos jogando vôlei
>> 36 minutos dirigindo um jet ski
>> 41 minutos suando no pedalinho
>> 27 minutos surfando
>> 50 minutos praticando body board
>> 28 minutos esquiando
>> 55 minutos praticando windsurfe
>> 16 minutos correndo em dunas de areia
>> 53 minutos caminhando dentro d’água, com apenas a cabeça de fora
>> 33 minutos mergulhando com snorkel
>> 24 minutos mergulhando de cilindro
NO JARDIM
>> 66 minutos preparando churrasco
>> 55 minutos jogando bocha
>> 63 minutos jogando críquete
>> 29 minutos jogando peteca
>> 33 minutos limpando um gramado
>> 70 minutos pendurando roupa no varal
>> 37 minutos plantando arbustos
>> 33 minutos impermeabilizando portão e cercas
>> 37 minutos cortando grama
>> 68 minutos molhando plantas
NO PARQUE
>> 63 minutos empurrando carrinho de bebê
>> 66 minutos andando com cachorro
>> 33 minutos jogando softball
>> 28 minutos arremessando uma bola
>> 38 minutos jogando beisebol
>> 110 minutos fazendo um piquenique
>> 24 minutos andando de patins
>> 26 minutos andando de skate
>> 17 minutos jogando rúgbi
>> 18 minutos jogando futebol
>> 21 minutos jogando tênis
NA CIDADE
>> 66 minutos jogando sinuca
>> 62 minutos jogando dardo
>> 110 minutos jogando cartas
>> 55 minutos jogando boliche
>> 37 minutos dançando
>> 69 minutos jogando com apostas
>> 83 minutos socializando (de pé)
>> 72 minutos fazendo compras
EM CASA
>> 37 minutos pintando parede
>> 21 minutos subindo escadas com caixas nas mãos
>> 111 minutos brincando com jogo de tabuleiro
>> 72 minutos passando roupa
>> 137 minutos assistindo esporte na TV
>> 28 minutos trocando móveis de lugar
>> 66 minutos cozinhando
>> 33 minutos esvaziando o apartamento
>> 66 minutos levando o lixo até a rua
>> 110 minutos tomando banho de banheira
>> 67 minutos fazendo sexo vigoroso
>> 91 minutos fazendo sexo tranquilo
>> 103 minutos de preliminares
>> 166 minutos abraçando
>> 150 minutos beijando
Você não precisa ser um abstêmio para não engordar. Mexa o corpo e elimine calorias sem dor!
NO TRABALHO
>> 102 minutos em reuniões
>> 94 minutos digitando
>> 30 minutos reformando o escritório
>> 72 minutos arquivando documentos
>> 111 minutos falando ao telefone
>> 103 minutos navegando na internet
>> 72 minutos tirando xerox
NA ACADEMIA
>> 66 minutos alongando
>> 28 minutos treinando musculação
>> 28 minutos socando um saco de luta
>> 17 minutos praticando caratê
>> 18 minutos saltando
>> 21 minutos fazendo flexão
>> 19 minutos na ergométrica
>> 17 minutos praticando kick boxing
>> 16 minutos remando
>> 21 minutos fazendo abdominal
>> 8 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, com 15% de inclinação
>> 13 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, sem inclinação
>> 22 minutos subindo no simulador de degraus, a 5 km/h, com resistência no nível 12
>> 20 minutos treinando em circuito
AO AR LIVRE
>> 25 minutos remando no caiaque
>> 19 minutos pedalando em trilha
>> 17 minutos pedalando no asfalto a 25 km/h
>> 47 minutos voando de asa-delta
>> 18 minutos correndo em solos diferentes
>> 13 minutos correndo no asfalto a 12 km/hora
>> 15 minutos escalando montanhas
>> 33 minutos praticando rafting
>> 37 minutos jogando golfe (e carregando o próprio equipamento)
NAS FÉRIAS
>> 48 minutos colocando as malas no carro
>> 24 minutos carregando uma mochila
>> 38 minutos montando uma barraca
>> 83 minutos embalando objetos
>> 52 minutos visitando pontos turísticos
>> 52 minutos mergulhando na piscina
>> 128 minutos lendo deitado no sofá
>> 17 minutos nadando estilo peito
>> 24 minutos nadando estilo costas
>> 21 minutos nadando estilo crawl
>> 166 minutos ouvindo música no sofá
>> 183 minutos dormindo
>> 17 minutos jogando polo aquáticoos dirigindo um jet ski
Fricasê - um delicioso fricassé ao requeijão
Receita à base de frango é boa opção para o jantarDo R7*- Texto:
Reprodução
Ingredientes
1 kg de peito de frango
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 litro de leite
2 gemas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de presunto picado
1 copo de requeijão cremoso
1 xícara (chá) de batata palha
Preparo
Cozinhe o peito de frango com os tabletes de caldo de galinha em três xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos.
Desfie o frango e reserve o caldo.
Leve ao fogo, para engrossar, as gemas, o leite, a farinha de trigo e o caldo reservado.
Retire do fogo, junte o creme de leite e o frango desfiado, misturando bem.
Coloque-o em uma travessa, cubra com o presunto picadinho e o requeijão.
Espalhe a batata palha e leve ao forno médio-alto (200°C) por cerca de 10 minutos.
* Receita cedida pela Nestlé
Café, exercícios e assoar o nariz são principais gatilhos de derrames, sugere estudo
Café, exercícios e assoar o nariz são os principais gatilhos de derrames provocados por rompimento de artérias ou vasos sanguíneos, segundo uma pesquisa feita na Holanda.O estudo feito com 250 pacientes identificou oito fatores de risco que estariam ligados a sangramentos desse tipo no cérebro.Todos eles provocam um súbito aumento na pressão arterial, que pode provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa, publicada na revista especializada britânica Stroke.O sangramento pode acontecer quando um vaso sanguíneo enfraquecido, conhecido como um aneurisma cerebral, estoura. Isso pode resultar em danos cerebrais ou morte.Os pesquisadores do University Medical Center, em Utrecht, acompanharam 250 pacientes durante três anos para identificar o que provoca derrames.Todos os fatores citados na pesquisa aumentam a pressão arterial capaz de resultar em ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo como estudo.Segundo a Stroke Association, uma entidade assistencial britânica voltada para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVCs), serão necessárias mais pesquisas para verificar se os fatores citados podem de fato provocar derrames.Apenas no Reino Unido, mais de 150 mil pessoas sofrem de um AVC por ano, dos quais quase 29 mil se devem a sangramentos no cérebro.O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu. Exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os 'gatilhos' de derrames respectivamente em 7,9% e 5,4% dos casos. Fazer sexo e fazer esforço para defecar responderam por 4,3% e 3,6%.De acordo com a neurologista Monique Vlak, autora do estudo, 'todos esses fatores induzem a um súbito aumento da pressão sanguínea, o que parece ser uma causa possível para a ruptura do aneurisma''.A pesquisa mostra ainda que uma em cada 50 pessoas têm um aneurisma cerebral, mas somente algumas poucas sofrem um derrame.O estudo só se debruçou sobre elementos que causam a ruptura. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se estar acima do peso, pelo fumo e por falta de exercícios físicos.Sharlim Ahmed, pesquisador da Stroke Assocation, afirmou que ''um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possibilidade de ruptura de um aneurisma. Mas é muito difícil determinar se os fatores identificados nesses estudo estão definitivamente relacionados com um derrame ou se seriam apenas coincidências''.''É preciso realizar diversos outros estudos para aferir se cada um desses fatores identificados pode fazer com que um aneurisma se rompa'', comentou Ahmed.
Bolo de chocolate
Corte as calorias sem mexer no sabor do chocolate
Por Minha Vida
Ingredientes para a massa:
6 ovos
75 ml de água, morna
40 g de chocolate em pó diet
80 g de frutose
200 g de farinha de trigo especial
10 g de fermento em pó
200 g de geléia diet de morango
20 g de margarina
Ingredientes para o glacê:
200 g de chocolate em barra diet
150 ml de leite desnatado
500 g de margarina light
40g de frutose Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, a água morna, o chocolate em pó, a frutose e a margarina. Peneire a farinha de trigo e o fermento e misture aos ingredientes liquidificados. Unte uma fôrma redonda e asse em forno (180º) por 30 minutos. Para o glacê: derreta em banho-maria o chocolate em barra ralado, acrescente o
leite desnatado aquecido, a margarina light e a frutose. Misture bem. Recheie o bolo depois de frio com a geléia de morango e cubra com o glacê.
Rendimento: 12 porções Calorias por porção: 166 cal
Receita extraída do livro: 100 receitas light de Helena e Ângela Tonetto - Editora: L&PM
Você consegue resistir aos doces após as refeições?
Descubra as substâncias do cigarro que são nocivas à saúde
No Dia Mundial sem Tabaco, entenda o papel de cada componente do cigarro no seu organismo
O tabaco é mundialmente conhecido por seus malefícios. Segundo dados do censo 2010 do IBGE, 17,2% da população com idade superior a 15 anos consomem derivados de tabaco. Essa porcentagem equivale a aproximadamente 24,6 milhões de pessoas. Dentre os fumantes, 93% afirmavam saber que o cigarro causava doenças graves.
Mas, afinal, será que nós temos consciência de todos os malefícios que o cigarro pode causar a nossa saúde? E é por isso que hoje, no Dia Mundial sem Tabaco, conversamos com especialistas e descobrimos quais os efeitos devastadores que cada uma das principais substâncias do cigarro pode causar no organismo. Tudo que tem no cigarro faz mal?
Sim, sem qualquer exceção. De acordo com o pneumologista Alberto de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, não existe nenhum componente no cigarro que não seja nocivo a nossa saúde. "Alguns componentes nós sequer conhecemos".
O médico afirma que já foram identificadas mais de 5 mil substâncias na fumaça do tabaco, dentre elas gases e partículas cancerígenas, agrotóxicos usados durante o plantio da folha de tabaco e que são mantidos no processo de ressecamento para a fabricação do cigarro, dentre outros. Antes de mais nada é preciso entender que não existe limite seguro de consumo do tabaco. "Diferente do álcool, ele não pode ser consumido com moderação", afirma Alberto. Diferente do álcool, o cigarro não pode ser consumido com moderação
A vilã mais popular
Quando se fala sobre cigarro e seus efeitos nocivos, logo pensamos na nicotina. Embora esteja longe de ser a única vilã presente no tabaco, ela é a principal agente causadora do vício.
Os especialistas afirmam que a nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo: ser inalada e absorvida pelo pulmão, entrar em nossa corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer. "Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína", conta Alberto. O vício começa justamente quando a nicotina se liga aos receptores do nosso sistema nervoso, desencadeando a liberação de diversas substâncias, como dopamina, que dão a sensação de prazer, melhoram da memória, deixam a pessoa mai alerta, tiram o apetite, entre outros. Esses sintomas são os que a pneumologista Maria Vera Castellano, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia, chama de reforço positivo.
Porém, quando o nível de nicotina no sangue cai, isso mais ou menos umas duas horas depois do primeiro cigarro, a pessoa sente falta desse reforço positivo e tem uma crise de abstinência. Os sintomas relacionados à abstinência, ou reforço negativo, são irritação, nervosismo, dor de estômago, insônia e aumento do apetite.A nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo. Essa rapidez só é comparada com a cocaína.
"A dependência se dá pela alternação do reforço positivo com o negativo", diz a pneumologista. Quando o fumante sofre uma crise de abstinência, procura fumar outro cigarro para sentir novamente o reforço positivo. E assim se inicia o ciclo vicioso.
As doenças relacionadas à nicotina são: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça.
Os perigos do alcatrão Alcatrão é o nome que se dá ao conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões , deixando-o com uma coloração castanha escura. Segundo a pneumologista Maria Vera Castellano, ele está relacionado diretamente a cânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios.
Entre os seus compostos são encontrados cerca de 43 substâncias cancerígenas, entre elas:
Benzeno: ele está presente na composição de detergentes e da gasolina, além de ser utilizado como pesticida. "Ao ser inalado, ele é absorvido pelos pulmões, onde provoca danos irreversíveis", diz Alberto. As doenças relacionadas à inalação do benzeno são enfisema pulmonar, asma (até nas crianças e adultos que são vítimas do fumo passivo ) e câncer no fígado. "A exposição ao benzeno durante mais de 20 anos pode inclusive provocar leucemia", completa Alberto. No cigarro também é possível encontrar metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo.
Polônio: é um elemento radioativo, extremamente prejudicial a nossa saúde. A radiação produzida por esse isótopo, em situações normais, é bloqueada pelas camadas da nossa pele. Porém, quando inalada via fumaça, ela se deposita nas vias aéreas, emitindo radiação às células a sua volta, contaminando-as e causando tumores pulmonares.
Níquel: material usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. O pneumologista Alberto de Araújo conta que, quando inalado, o níquel deposita-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. "Sua inalação provoca alterações no estômago e aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer", diz o especialista.
Metais Tóxicos
No cigarro também é possível encontrar uma série de metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo e se depositam principalmente no fígado e rins. "O corpo leva de 10 a 30 anos para conseguir eliminar essas substâncias", diz Alberto. Ele ainda afirma que pessoas com mais de 20 anos de vício podem não conseguir reverter todas as agressões, podendo causar complicações em algum desses órgãos. Dentre os metais pesados presentes no cigarro, os principais são esses:
Arsênio: ele é usado como pesticida durante o plantio do tabaco e não se perde durante a fabricação do cigarro. Uma vez dentro do corpo, ocasiona lesões no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes, onde fica armazenado.Acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins. "Quando em grandes quantidades, pode incapacitar ou dificultar a ventilação dos pulmões, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão", diz Maria Vera.
Gases que matam A fumaça que o fumante libera na atmosfera ao tragar o cigarro também é um veneno, não só para ele como para as pessoas que estão a sua volta e podem inalá-la. Os principais componentes da fumaça do cigarro e os riscos relacionados a eles são:
Monóxido de carbono: poluente muito comum na atmosfera, em ambiente fechado é o principal gás componente da poluição do tabaco. Os especialistas explicam que o monóxido de carbono, quando inalado, compete com o oxigênio na ligação com a hemoglobina. Ou seja: ele toma o lugar do oxigênio na ligação com nossas células sanguíneas, dificultando o transporte de oxigênio por todo nosso corpo, causando assim dificuldade de respirar. Ao se ligar às nossas hemácias ele também deixa o sangue mais grosso, fazendo com que nosso corpo tenha que produzir mais hemácias para suprir a quantidade parasitada pelo monóxido de carbono. Os cigarros mentolados costumam ser porta para o vício de diversos jovens.
Por deixar nosso sangue mais denso, o monóxido de carbono pode facilitar a formação de plaquetas, que virarão trombos, que poderão obstruir as artérias e dar margem a doenças cardíacas e derrame cerebral. "Inclusive pessoas que não fumam, mas que já apresentam algum problema cardiovascular, podem sofrer de dificuldade respiratória, asma e até ataque cardíaco ao inalar a fumaça do cigarro", conta Alberto.
"Se você tem muito monóxido de carbono no corpo pode ter tontura, diminuição do nível de consciência e desmaios", diz Maria Vera.
Cetonas: mais conhecido como removedor de esmaltes em forma de acetona, as cetonas são um produto entorpecente e inflamável.
A inalação das cetonas em pequenas quantidades irrita a garganta e causa tonturas e dores de cabeça. Porém, se inalada em grandes quantidades pode causar uma intoxicação grave e levar a pessoa à morte.
Terebentina: é uma substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. Muito conhecida como diluente e removedor de tintas a óleo. Ao ser inalada provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões no sistema nervoso, dependendo da quantidade.
Cigarros mentolados são mais ou menos vilões? Os cigarros ditos mentolados são aqueles que possuem sabor, como menta e cravo. Muito popular entre adolescentes por ter um gosto mais doce do que os cigarros normais, os mentolados costumam ser o primeiro cigarro e porta para o vício de diversos jovens.
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, nos Estados Unidos, sugere que os cigarros mentolados fazem com que a pessoa tenha mais dificuldade para largar o vício. E isso se dá justamente por seu gosto refrescante, que mascara o amargo da nicotina e alcatrão.
A pesquisa revela ainda que as pessoas que fumam cigarros mentolados tendem a fumar menos cigarros por dia, porém, tragam mais profundamente, ficando assim expostas às mesmas quantidades de substâncias nocivas. Segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o número de marcas de cigarros com sabor já representa 22% dos tipos à venda.Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer aponta que 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem os tais cigarros com sabor.
O presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia afirma que os aditivos presentes no cigarro mentolado não amenizam o efeito nocivo do tabaco, porém ainda não é possível medir as consequências do consumo desses aditivos. "Não sabemos como esses produtos são adicionados ao tabaco, já que é uma informação confidencial. Por isso é difícil dizer quais são as consequências da ingestão dessas substâncias", afirma.
A R$ 14 mil, nova droga contra tumor de próstata começa a ser vendida
Remédio é usado para pacientes com tumores espalhados fora da glândula.
O 'cabazitaxel' reduz em até 30% o risco de morte do paciente.
Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.saiba mais
![Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1) Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/18/infoprostatacabazitaxel3.jpg)
A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.
Sintomas ‘silenciosos’ A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga em homens. Quando atingido pelo câncer, o órgão aumenta de tamanho. Os sintomas são pouco perceptíveis, mas os pacientes costumam urinar mais vezes e com dor. Três quartos dos casos ocorrem após os 65 anos, mas o monitoramento com o médico urologista deve começar a partir dos 40 anos. O diagnóstico é feito principalmente pelo exame de toque retal, no qual o médico pode sentir se a próstata está normal. Outra opção é o teste de PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico), um exame que aponta o nível de uma proteína no sangue e indica a presença de tumor. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) - órgão ligado ao Ministério da Saúde -, foram mais de 52 mil novos casos no Brasil em 2010. “Os dados do Ministério de Saúde são subestimados”, afirma Óren Smaletz, coordenador de pesquisa clínica em oncologia do Hospital Albert Einstein. No país, o tumor na próstata é o câncer que mais atinge os homens e o segundo que mais causa mortes.
Terapia hormonal Até 20% dos pacientes descobrem a doença tardiamente, quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo do paciente – fenômeno conhecido como metástase. Para esses casos, a primeira opção de tratamento indicada pelos médicos é a "hormonioterapia", técnica que consiste na redução dos níveis de testosterona no corpo do paciente. (veja infográfico acima) As pesquisas com hormonioterapia para tratar câncer de próstata renderam o prêmio Nobel de Medicina ao médico Charles Brenton Huggins, em 1966. A técnica pode ser usada junto com a radioterapia e intervenções cirúrgicas. Para reduzir a testosterona no corpo, o paciente pode tanto ter os testículos removidos como receber drogas para diminuir a produção do hormônio. A castração cirúrgica é mais usada para os casos de câncer de próstata avançados localmente – quando as metástases são locais, próximas à próstata. “Quando há metástases no corpo inteiro faz pouco sentido fazer a cirurgia, já que o problema se tornou sistêmico”, explica Óren. Apesar de ser útil para controlar a doença em 90% dos casos, a hormonioterapia só dura, em média, dois anos. “É igual o lutador no MMA [mixed martial arts, sinônimo de valetudo], uma hora a célula ‘aprende’ as técnicas e começa a resistir ao baixo nível de testosterona”, explica Fernando Maluf, chefe de oncologia clínica do Hospital Beneficência Portuguesa (São José). A saída é a quimioterapia.
Quimioterapia Atualmente, a droga mais recomendada para o tratamento quimioterápico se chama docetaxel, a única opção que consegue atenuar os sintomas e prolongar por alguns meses a vida do paciente. “Após o uso do remédio quimioterápico, bastam dias para que as dores ósseas causadas pelas metástases sumam“, diz Antônio Buzaid, ex-professor do MD Anderson Cancer Center, núcleo de estudos sobre a doença ligado à Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Um estudo clínico de fase 3 – o último estágio das pesquisas clínicas, necessário para a aprovação dos órgãos de vigilância sanitária quanto à comercialização – foi feito para o cabazitaxel, com 755 pacientes de 26 países, em 146 centros médicos. Todos estavam com câncer de próstata com metástase e já haviam passado por tratamento hormonal e por quimioterapia com docetaxel. Os resultados mostraram a redução de 30% do risco de morte do paciente e o prolongamento da vida, em média, de 15 meses.Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.
Nutricionista en estão
rescante e que facilita a digestão
A nutricionista Pollyanna Esteves ensina a fazer um suco que auxilia no emagrecimento. A receita é refrescante e tem propriedades que facilitam a digestão.
Ingredientes:
1 maçã pequena
1 copo de água gelada
2 fatias grossas de abacaxi
2 rodelas finas de gengibre
1 colher de sopa ou 6 folhinhas de hortelã
½ xícara de café de suco de limão
SAÚDE - O melhor exercício para perder gordura
Os melhores exercícios para quem quer perder gordura são aqueles que podem ser feitos de forma continua e envolvem o máximo de grupos musculares, são os chamados exercícios aeróbios. Quanto mais músculos forem usados, mais gordura você irá queimar. Exercícios que envolvem movimentos rápidos e intensos seguidos de descanso, ou seja, intervalados, usam açúcar - e não gordura - como fonte primária de energia.
Fonte de energia: gordura Exercícios Contínuos
Andar
Correr
Dançar
Pedalar
Nadar
Subir escada
Remar
Fonte de energia: açúcar Exercício intervalado
Tênis
Basquete
Dançar
Vôlei
Handball
Nadar
Musculação
Squash
Esqui
Entre os exercícios citados, não existe o melhor ou o pior. O que vai determinar o quanto você vai emagrecer é a intensidade do trabalho físico a ser feito. Outro fator importante é a freqüência com que se pratica a atividade física, é muito importante que se pratique no mínimo três vezes na semana. A duração ideal para quem quer perder peso é praticar a atividade física por no mínimo 30 minutos.
Apenas se lembre, qualquer exercício é bom para você. Porém, quanto mais músculos você usar e quanto mais contínuo você usar eles, mais gordura você irá queimar.
SAUDE - Entendendo o colesterol
Apesar da má fama, ele é um tipo de gordura importante para o corpo
O colesterol faz parte da membrana das células, está envolvido na síntese de hormônios e da bile. Por isso, é normal ter colesterol. Entretanto, quando a quantidade no sangue está elevada, passa a ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como, por exemplo, angina, ataque cardíaco, derrame, aterosclerose. Ser um fator de risco não significa que quem está com colesterol alto vai ter algum problema nas artérias ou no coração, mas a probabilidade de isso vir a ocorrer aumenta. Assim, é necessário mudar alguns aspectos relacionados ao estilo de vida para que os níveis de colesterol no sangue diminuam.
De onde vem o colesterol do sangue? O colesterol encontrado no sangue vem de duas fontes.
A primeira fonte é o colesterol produzido no fígado. Cerca de 75% do colesterol encontrado no sangue tem como origem o fígado.
A segunda fonte é o alimento. O colesterol é uma gordura encontrada somente nos alimentos de origem animal. Portanto, alimentos de origem vegetal não apresentam colesterol, mesmo que sejam óleos (de soja, milho, canola, girassol, azeite) ou cremes vegetais. Os outros 25% restante do colesterol sangüíneo são obtidos dos alimentos. O que é colesterol bom e colesterol ruim?O colesterol não percorre o nosso sangue sozinho, pois por ser uma gordura, não é solúvel no sangue. Ele sempre está acompanhado das chamadas lipoproteínas, entre as principais, as que chamamos de colesterol ruim e colesterol bom. - LDL-colesterol: chamada também de colesterol ruim. Ela transporta cerca de 70% do colesterol encontrado no sangue. Devido à suas características, a LDL-colesterol em excesso se deposita na parede dos vasos sanguíneos, formando placas de gorduras. Essas placas impedem a passagem de sangue e modificam as paredes dos vasos, levando ao desenvolvimento das doenças coronarianas. Por isso, o desejado é que essa lipoproteína esteja presente em pequenas quantidades no sangue. O nível de LDL-colesterol sangüíneo tido como ótimo é menor do que 100 mg/dL.
- HDL-colesterol: é o conhecido colesterol bom. A fama vem da sua função de retirar o colesterol ligado à LDL do sangue e levá-lo ao fígado para ser metabolizado. A HDL faz uma faxina, retirando o que é ruim do sangue. Por isso, quanto maior o nível de HDL no sangue, melhor. Nível elevado de colesterol bom é um fator de proteção e, por isso, não está relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É desejado taxa de HDL-colesterol maior ou igual a 60 mg/dL.
Triglicérides: mais uma gordura que merece destaque:
Os triglicérides são um tipo de gordura que estão relacionados com o aumento do colesterol ruim (LDL-colesterol). Por isso, muitas pessoas que estão com a taxa de triglicérides elevada, também possuem taxa de colesterol alta.
O excesso de triglicérides no sangue, normalmente, é acompanhado de sobrepeso ou obesidade, vida sedentária, alta ingestão de bebidas alcoólicas e uma alimentação rica em carboidratos. O excesso de calorias, álcool e açúcar no sangue são convertidos em triglicérides. Por isso, uma dieta controlada em carboidratos, restrita em gorduras ruins, o combate ao excesso de peso e aumento da atividade física devem ser incentivados. A taxa de triglicérides normal no sangue é a quantidade menor do que 150 mg/dL.
O que pode ser feito?
Alguns fatores relacionados com o colesterol elevado são totalmente modificáveis. São eles:
- Alimentação
- Peso corporal: quem está com sobrepeso ou obesidade deve fazer uma alimentação com restrição de calorias para atingir o peso adequado.- Atividade física: combate do sedentarismo. O aumento da atividade física, além de estar relacionado com a diminuição do colesterol ruim (LDL-colesterol), também ajuda no controle do peso.
Como deve ser a alimentação?A principal característica da alimentação de quem está com o colesterol elevado é:
- Colesterol: deve estar presente na quantidade menor a 300 mg por dia. Se há a presença de histórico de doença cardiovascular, esse valor desce para 200 mg por dia.
- Gorduras saturadas: deve estar presente na quantidade máxima de 7% do valor calórico da alimentação.
- Gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas: deve compor 20% do valor calórico da dieta.
- Fibras: 25 a 30 gramas por dia
Colocando em prática, isso significa:
- Evite alimentos ricos em gordura animal. Eles são as principais fontes de gordura saturada e colesterol. Por isso, evite carnes gordas rica em gorduras visíveis e descarte a pele dos frangos.
- Prefira peixe e carnes magras.
- Restrinja a mortadela, o salame, o presunto, lingüiça, salsicha.
- Dê preferência aos leites desnatados. Um copo (200 mL) de leite integral apresenta 18 mg de colesterol. A mesma quantidade de leite desnatado contém 6 mg.
- Derivados de leite: iogurtes sempre os light, diet ou desnatados. Os queijos com menor quantidade de gordura e colesterol são a ricota e o cottage. Há no mercado queijos frescal light que também podem ser utilizados.
- Evite os queijos ricos em gorduras como o prato, mussarela, parmesão, catupiry, gorgonzola.
- Há alimentos que escondem a gordura saturada e o colesterol: Bolos, sorvetes, tortas e doces, normalmente, contêm manteiga, o mesmo ocorre com o creme vegetal, leite integral, leite condensado, creme de leite e gema de ovo. Portanto, devem ser evitados.
- Evite as frituras. Os óleos vegetais não apresentam colesterol. As frituras apresentam elavada quantidade calórica e quem precisa controlar o peso deve evitá-las.
- Frutas: pelo menos, duas vezes ao dia.
- Legumes e verduras: todos os dias devem ser ingeridas.
- Dê preferência aos cereais integrais (arroz, aveia, trigo, pão). Evite os refinados.
Como tratar?Mudanças na alimentação, controle do peso e combate ao sedentarismo são suficientes para que o colesterol volte aos níveis normais ou desejados para a maioria das pessoas que apresentam taxas elevadas. Entretanto, algumas pessoas podem ter a necessidade do uso de medicação. Somente o médico de confiança é capaz de avaliar a necessidade do medicamento, qual deve ser utilizado e a dose adequada.
Abaixo, verifique os valores das taxas sangüíneas de colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicérides.
Taxa sangüínea de colesterol total Desejada: menor de 200 mg/dL
Limite: de 200 a 239 mg/dL
Elevado: 240 mg/dL ou mais
Taxa de LDL-colesterol (colesterol ruim)
Ótimo: menor do que 100 mg/dL
Próximo do ótimo: de 100 a 129 mg/dL
Limite: de 130 a 159 mg/dL
Alto: de 160 a 189 mg/dL
Muito alto: 190 mg/dL ou mais
Taxa de HDL-colesterol
Desejável: 60 mg/dL ou mais
Taxa de triglicérides
Normal: menor de 150 mg/dL
Limite: 150 a 199 mg/dL
Alto: 200 a 499 mg/dL
Muito alto: 500 mg/dL ou mais
Coração saudável e atividade física
A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS REVIGORA A SAÚDE E AUMENTA A DISPOSIÇÃO
Inicialmente faz-se necessário uma avaliação médica adequada, pois o conceito de um coração saudável é abrangente e passa pela exclusão de doenças cardiovasculares. O conhecimento da presença ou não dos fatores de riscos mais freqüentes como fumo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, sobrepeso e estresse, pois podem estar presentes, mesmo com um coração saudável.
Estas pessoas, portanto, devem realizar atividades físicas visando mantê-lo saudável, combatendo os fatores de risco, além dos benefícios por ela gerados como melhora na sua auto-estima e qualidade de vida. Posto isto, você deve iniciá-la com o tipo de atividade pela qual tem maior afinidade e se sinta bem. Isto é fundamental, pois se tentar atividade física não usual e com maiores esforços, poderá se desanimar e em certos casos abandoná-la, perdendo uma ótima oportunidade em aumentar a sua adesão. Por exemplo, inicie com caminhadas, com
hidroginástica, caso goste piscina, ou inicie com dança. O mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo. Uma vez conseguida esta adesão, o seu coração saudável vai melhorar o seu metabolismo e seu rendimento de trabalho, você notará que para um mesmo trajeto de caminhadas realizado que fazia em um determinado tempo, o fará em um tempo menor e sem se cansar.
Comece o seu condicionamento, através do crescimento maior do mesmo, estará agindo e alterando os fatores de risco acima expostos, que ao longo dos anos seriam fatais para o seu coração. A atividade física auxilia na prevenção e recuperação da saúde. Quando realiza a atividade física regularmente você estará realizando um treinamento físico. Este deverá ser efetuado com uma freqüência inicial de 3 vezes por semana, aumentando gradualmente até ser diário. Faça-o inicialmente durante 30 a 40 minutos e progressivamente aumente este tempo de acordo com sua capacidade ( dose do exercício ). A intensidade do mesmo deverá acompanhar sua forma atual de condicionamento, caso queira realizar exercícios mais intensos é fundamental uma orientação médica.
Dica: Durante a atividade física procure se manter o mínimo ofegante, mantendo a estabilidade da respiração. Você deverá terminar o exercício de forma prazerosa. Com este simples ato, diminui o sedentarismo e colaborará com a melhoria dos fatores de risco das doenças cardíacas. Com toda certeza, a sua saúde agradecerá.
Então, o que está esperando?
Dr. Cláudio A. Baptista é cardiologista e médico do esporte da SBME
Para saber mais, acesse: www.medicinadoesporte.org.br
Descubra as substâncias do cigarro que são nocivas à saúde
No Dia Mundial sem Tabaco, entenda o papel de cada componente do cigarro no seu organismo
O tabaco é mundialmente conhecido por seus malefícios. Segundo dados do censo 2010 do IBGE, 17,2% da população com idade superior a 15 anos consomem derivados de tabaco. Essa porcentagem equivale a aproximadamente 24,6 milhões de pessoas. Dentre os fumantes, 93% afirmavam saber que o cigarro causava doenças graves.
Mas, afinal, será que nós temos consciência de todos os malefícios que o cigarro pode causar a nossa saúde? E é por isso que hoje, no Dia Mundial sem Tabaco, conversamos com especialistas e descobrimos quais os efeitos devastadores que cada uma das principais substâncias do cigarro pode causar no organismo.
Tudo que tem no cigarro faz mal?
Sim, sem qualquer exceção. De acordo com o pneumologista Alberto de Araújo, presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, não existe nenhum componente no cigarro que não seja nocivo a nossa saúde. "Alguns componentes nós sequer conhecemos".
O médico afirma que já foram identificadas mais de 5 mil substâncias na fumaça do tabaco, dentre elas gases e partículas cancerígenas, agrotóxicos usados durante o plantio da folha de tabaco e que são mantidos no processo de ressecamento para a fabricação do cigarro, dentre outros. Antes de mais nada é preciso entender que não existe limite seguro de consumo do tabaco. "Diferente do álcool, ele não pode ser consumido com moderação", afirma Alberto.
Diferente do álcool, o cigarro não pode ser consumido com moderação
A vilã mais popular
Quando se fala sobre cigarro e seus efeitos nocivos, logo pensamos na nicotina. Embora esteja longe de ser a única vilã presente no tabaco, ela é a principal agente causadora do vício.
Os especialistas afirmam que a nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo: ser inalada e absorvida pelo pulmão, entrar em nossa corrente sanguínea e desencadear um impacto cerebral, liberando substâncias que propiciam uma imensa sensação de prazer. "Essa rapidez de impacto cerebral só é comparada com a cocaína", conta Alberto.
O vício começa justamente quando a nicotina se liga aos receptores do nosso sistema nervoso, desencadeando a liberação de diversas substâncias, como dopamina, que dão a sensação de prazer, melhoram da memória, deixam a pessoa mai alerta, tiram o apetite, entre outros. Esses sintomas são os que a pneumologista Maria Vera Castellano, membro da Sociedade Paulista de Pneumologia, chama de reforço positivo.
Porém, quando o nível de nicotina no sangue cai, isso mais ou menos umas duas horas depois do primeiro cigarro, a pessoa sente falta desse reforço positivo e tem uma crise de abstinência. Os sintomas relacionados à abstinência, ou reforço negativo, são irritação, nervosismo, dor de estômago, insônia e aumento do apetite.
A nicotina consegue fazer em apenas 10 segundos todo o percurso por nosso corpo. Essa rapidez só é comparada com a cocaína.
"A dependência se dá pela alternação do reforço positivo com o negativo", diz a pneumologista. Quando o fumante sofre uma crise de abstinência, procura fumar outro cigarro para sentir novamente o reforço positivo. E assim se inicia o ciclo vicioso.
As doenças relacionadas à nicotina são: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça.
Os perigos do alcatrão
Alcatrão é o nome que se dá ao conjunto de substâncias presente no tabaco e que são absorvidas pelo fumante quando ele acende o cigarro. Ele é responsável pelas manchas na pele, nos dentes e dedos do fumante, além de se depositar nos pulmões , deixando-o com uma coloração castanha escura. Segundo a pneumologista Maria Vera Castellano, ele está relacionado diretamente a cânceres no pulmão, bexiga, vias aéreas e brônquios.
Entre os seus compostos são encontrados cerca de 43 substâncias cancerígenas, entre elas:
Benzeno: ele está presente na composição de detergentes e da gasolina, além de ser utilizado como pesticida. "Ao ser inalado, ele é absorvido pelos pulmões, onde provoca danos irreversíveis", diz Alberto. As doenças relacionadas à inalação do benzeno são enfisema pulmonar, asma (até nas crianças e adultos que são vítimas do fumo passivo ) e câncer no fígado. "A exposição ao benzeno durante mais de 20 anos pode inclusive provocar leucemia", completa Alberto.
No cigarro também é possível encontrar metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo.
Polônio: é um elemento radioativo, extremamente prejudicial a nossa saúde. A radiação produzida por esse isótopo, em situações normais, é bloqueada pelas camadas da nossa pele. Porém, quando inalada via fumaça, ela se deposita nas vias aéreas, emitindo radiação às células a sua volta, contaminando-as e causando tumores pulmonares.
Níquel: material usado na produção de aço inoxidável, moedas e pilhas alcalinas. O pneumologista Alberto de Araújo conta que, quando inalado, o níquel deposita-se no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes. "Sua inalação provoca alterações no estômago e aumenta as chances de infecções respiratórias e câncer", diz o especialista.
Metais Tóxicos
No cigarro também é possível encontrar uma série de metais pesados, que são extremamente tóxicos ao nosso organismo e se depositam principalmente no fígado e rins. "O corpo leva de 10 a 30 anos para conseguir eliminar essas substâncias", diz Alberto. Ele ainda afirma que pessoas com mais de 20 anos de vício podem não conseguir reverter todas as agressões, podendo causar complicações em algum desses órgãos. Dentre os metais pesados presentes no cigarro, os principais são esses:
Arsênio: ele é usado como pesticida durante o plantio do tabaco e não se perde durante a fabricação do cigarro. Uma vez dentro do corpo, ocasiona lesões no fígado, rins, coração, pulmões, ossos e dentes, onde fica armazenado.
Acetato de chumbo: comum em tinturas de cabelo, o acetato de chumbo afeta principalmente os pulmões e rins. "Quando em grandes quantidades, pode incapacitar ou dificultar a ventilação dos pulmões, gerando falta de ar, enfisema e câncer de pulmão", diz Maria Vera.
Gases que matam
A fumaça que o fumante libera na atmosfera ao tragar o cigarro também é um veneno, não só para ele como para as pessoas que estão a sua volta e podem inalá-la. Os principais componentes da fumaça do cigarro e os riscos relacionados a eles são:
Monóxido de carbono: poluente muito comum na atmosfera, em ambiente fechado é o principal gás componente da poluição do tabaco. Os especialistas explicam que o monóxido de carbono, quando inalado, compete com o oxigênio na ligação com a hemoglobina. Ou seja: ele toma o lugar do oxigênio na ligação com nossas células sanguíneas, dificultando o transporte de oxigênio por todo nosso corpo, causando assim dificuldade de respirar. Ao se ligar às nossas hemácias ele também deixa o sangue mais grosso, fazendo com que nosso corpo tenha que produzir mais hemácias para suprir a quantidade parasitada pelo monóxido de carbono.
Os cigarros mentolados costumam ser porta para o vício de diversos jovens.
Por deixar nosso sangue mais denso, o monóxido de carbono pode facilitar a formação de plaquetas, que virarão trombos, que poderão obstruir as artérias e dar margem a doenças cardíacas e derrame cerebral. "Inclusive pessoas que não fumam, mas que já apresentam algum problema cardiovascular, podem sofrer de dificuldade respiratória, asma e até ataque cardíaco ao inalar a fumaça do cigarro", conta Alberto.
"Se você tem muito monóxido de carbono no corpo pode ter tontura, diminuição do nível de consciência e desmaios", diz Maria Vera.
![cigarro pulmão - Foto Getty Images cigarro pulmão - Foto Getty Images](http://images2.minhavida.com.br/imagensConteudo/13305/cigarro%20pulm%c3%a3o_13305_22939.jpg)
Cetonas: mais conhecido como removedor de esmaltes em forma de acetona, as cetonas são um produto entorpecente e inflamável.
A inalação das cetonas em pequenas quantidades irrita a garganta e causa tonturas e dores de cabeça. Porém, se inalada em grandes quantidades pode causar uma intoxicação grave e levar a pessoa à morte.
Terebentina: é uma substância tóxica obtida através da extração de resinas de pinheiros. Muito conhecida como diluente e removedor de tintas a óleo. Ao ser inalada provoca irritação nos olhos, vertigem, desmaios e lesões no sistema nervoso, dependendo da quantidade.
![jovem fumante - Foto Getty Images jovem fumante - Foto Getty Images](http://images2.minhavida.com.br/imagensConteudo/13305/cigarro%20mentolado_13305_22940.jpg)
Cigarros mentolados são mais ou menos vilões?
Os cigarros ditos mentolados são aqueles que possuem sabor, como menta e cravo. Muito popular entre adolescentes por ter um gosto mais doce do que os cigarros normais, os mentolados costumam ser o primeiro cigarro e porta para o vício de diversos jovens.
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, nos Estados Unidos, sugere que os cigarros mentolados fazem com que a pessoa tenha mais dificuldade para largar o vício. E isso se dá justamente por seu gosto refrescante, que mascara o amargo da nicotina e alcatrão.
A pesquisa revela ainda que as pessoas que fumam cigarros mentolados tendem a fumar menos cigarros por dia, porém, tragam mais profundamente, ficando assim expostas às mesmas quantidades de substâncias nocivas.
Segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o número de marcas de cigarros com sabor já representa 22% dos tipos à venda.Uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer aponta que 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem os tais cigarros com sabor.
O presidente da comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia afirma que os aditivos presentes no cigarro mentolado não amenizam o efeito nocivo do tabaco, porém ainda não é possível medir as consequências do consumo desses aditivos. "Não sabemos como esses produtos são adicionados ao tabaco, já que é uma informação confidencial. Por isso é difícil dizer quais são as consequências da ingestão dessas substâncias", afirma.
A R$ 14 mil, nova droga contra tumor de próstata começa a ser vendida
Remédio é usado para pacientes com tumores espalhados fora da glândula.
O 'cabazitaxel' reduz em até 30% o risco de morte do paciente.
Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.
A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.
saiba mais
![Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1) Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/18/infoprostatacabazitaxel3.jpg)
A droga é recomendada quando todas as outras formas de tratamento já falharam. Ainda fora do Sistema Único de Saúde (SUS), cada ciclo do medicamento custa R$ 14 mil.
Sintomas ‘silenciosos’
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga em homens. Quando atingido pelo câncer, o órgão aumenta de tamanho. Os sintomas são pouco perceptíveis, mas os pacientes costumam urinar mais vezes e com dor.
Três quartos dos casos ocorrem após os 65 anos, mas o monitoramento com o médico urologista deve começar a partir dos 40 anos. O diagnóstico é feito principalmente pelo exame de toque retal, no qual o médico pode sentir se a próstata está normal. Outra opção é o teste de PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico), um exame que aponta o nível de uma proteína no sangue e indica a presença de tumor.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) - órgão ligado ao Ministério da Saúde -, foram mais de 52 mil novos casos no Brasil em 2010. “Os dados do Ministério de Saúde são subestimados”, afirma Óren Smaletz, coordenador de pesquisa clínica em oncologia do Hospital Albert Einstein. No país, o tumor na próstata é o câncer que mais atinge os homens e o segundo que mais causa mortes.
Terapia hormonal
Até 20% dos pacientes descobrem a doença tardiamente, quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo do paciente – fenômeno conhecido como metástase. Para esses casos, a primeira opção de tratamento indicada pelos médicos é a "hormonioterapia", técnica que consiste na redução dos níveis de testosterona no corpo do paciente. (veja infográfico acima)
As pesquisas com hormonioterapia para tratar câncer de próstata renderam o prêmio Nobel de Medicina ao médico Charles Brenton Huggins, em 1966. A técnica pode ser usada junto com a radioterapia e intervenções cirúrgicas.
Para reduzir a testosterona no corpo, o paciente pode tanto ter os testículos removidos como receber drogas para diminuir a produção do hormônio. A castração cirúrgica é mais usada para os casos de câncer de próstata avançados localmente – quando as metástases são locais, próximas à próstata.
“Quando há metástases no corpo inteiro faz pouco sentido fazer a cirurgia, já que o problema se tornou sistêmico”, explica Óren.
Apesar de ser útil para controlar a doença em 90% dos casos, a hormonioterapia só dura, em média, dois anos. “É igual o lutador no MMA [mixed martial arts, sinônimo de valetudo], uma hora a célula ‘aprende’ as técnicas e começa a resistir ao baixo nível de testosterona”, explica Fernando Maluf, chefe de oncologia clínica do Hospital Beneficência Portuguesa (São José). A saída é a quimioterapia.
Quimioterapia
Atualmente, a droga mais recomendada para o tratamento quimioterápico se chama docetaxel, a única opção que consegue atenuar os sintomas e prolongar por alguns meses a vida do paciente.
“Após o uso do remédio quimioterápico, bastam dias para que as dores ósseas causadas pelas metástases sumam“, diz Antônio Buzaid, ex-professor do MD Anderson Cancer Center, núcleo de estudos sobre a doença ligado à Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Um estudo clínico de fase 3 – o último estágio das pesquisas clínicas, necessário para a aprovação dos órgãos de vigilância sanitária quanto à comercialização – foi feito para o cabazitaxel, com 755 pacientes de 26 países, em 146 centros médicos. Todos estavam com câncer de próstata com metástase e já haviam passado por tratamento hormonal e por quimioterapia com docetaxel.
Os resultados mostraram a redução de 30% do risco de morte do paciente e o prolongamento da vida, em média, de 15 meses.Começa a ser vendida no Brasil a partir desta terça-feira (17) uma nova droga para combater o câncer de próstata, a principal forma de tumor maligno e a segunda que mais mata homens em todo o mundo. O cabazitaxel, novo tipo de quimioterapia, reduz em até 30% o risco de morte do paciente e prolonga a vida por, em média, 15 meses.
![Info Próstata Câncer 2 (Foto: Arte / G1) Info Próstata Câncer 2 (Foto: Arte / G1)](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/18/fichacabazitaxel1.jpg)
estão
rescante e que facilita a digestãoA nutricionista Pollyanna Esteves ensina a fazer um suco que auxilia no emagrecimento. A receita é refrescante e tem propriedades que facilitam a digestão.
Ingredientes:
1 maçã pequena
1 copo de água gelada
2 rodelas finas de gengibre
1 colher de sopa ou 6 folhinhas de hortelã
½ xícara de café de suco de limão
Os melhores exercícios para quem quer perder gordura são aqueles que podem ser feitos de forma continua e envolvem o máximo de grupos musculares, são os chamados exercícios aeróbios. Quanto mais músculos forem usados, mais gordura você irá queimar. Exercícios que envolvem movimentos rápidos e intensos seguidos de descanso, ou seja, intervalados, usam açúcar - e não gordura - como fonte primária de energia.
Fonte de energia: gordura Exercícios Contínuos
Correr
Dançar
Pedalar
Nadar
Subir escada
Remar
Basquete
Dançar
Vôlei
Nadar
Musculação
Squash
Esqui
Entre os exercícios citados, não existe o melhor ou o pior. O que vai determinar o quanto você vai emagrecer é a intensidade do trabalho físico a ser feito. Outro fator importante é a freqüência com que se pratica a atividade física, é muito importante que se pratique no mínimo três vezes na semana. A duração ideal para quem quer perder peso é praticar a atividade física por no mínimo 30 minutos.
Apenas se lembre, qualquer exercício é bom para você. Porém, quanto mais músculos você usar e quanto mais contínuo você usar eles, mais gordura você irá queimar.
Estas pessoas, portanto, devem realizar atividades físicas visando mantê-lo saudável, combatendo os fatores de risco, além dos benefícios por ela gerados como melhora na sua auto-estima e qualidade de vida. Posto isto, você deve iniciá-la com o tipo de atividade pela qual tem maior afinidade e se sinta bem. Isto é fundamental, pois se tentar atividade física não usual e com maiores esforços, poderá se desanimar e em certos casos abandoná-la, perdendo uma ótima oportunidade em aumentar a sua adesão. Por exemplo, inicie com caminhadas, com
hidroginástica, caso goste piscina, ou inicie com dança. O mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo. Uma vez conseguida esta adesão, o seu coração saudável vai melhorar o seu metabolismo e seu rendimento de trabalho, você notará que para um mesmo trajeto de caminhadas realizado que fazia em um determinado tempo, o fará em um tempo menor e sem se cansar.
Comece o seu condicionamento, através do crescimento maior do mesmo, estará agindo e alterando os fatores de risco acima expostos, que ao longo dos anos seriam fatais para o seu coração. A atividade física auxilia na prevenção e recuperação da saúde. Quando realiza a atividade física regularmente você estará realizando um treinamento físico. Este deverá ser efetuado com uma freqüência inicial de 3 vezes por semana, aumentando gradualmente até ser diário. Faça-o inicialmente durante 30 a 40 minutos e progressivamente aumente este tempo de acordo com sua capacidade ( dose do exercício ). A intensidade do mesmo deverá acompanhar sua forma atual de condicionamento, caso queira realizar exercícios mais intensos é fundamental uma orientação médica.
Dica: Durante a atividade física procure se manter o mínimo ofegante, mantendo a estabilidade da respiração. Você deverá terminar o exercício de forma prazerosa. Com este simples ato, diminui o sedentarismo e colaborará com a melhoria dos fatores de risco das doenças cardíacas. Com toda certeza, a sua saúde agradecerá.
Então, o que está esperando?
Dr. Cláudio A. Baptista é cardiologista e médico do esporte da SBME
Para saber mais, acesse: www.medicinadoesporte.org.br
Alimentos funcionais ajudam a manter uma dieta mais saudável
As características destes alimentos ajudam a emagrecer, sem passar fome.
É possível fazer receitas deliciosas para comer sem culpa.
É possível comer pizza, bolo, farofa e ainda assim ter uma alimentação saudável e até emagrecer. É indicado comer alimentos como estes para controlar a fome, controlar a ansiedade e até mesmo a compulsão alimentar, o segredo está na escolha dos ingredientes.
“O alimento de baixo índice glicêmico, que quando chega no nosso intestino vai nos dando energia devagar, nos dão saciedade, então você não acumula nada, você não guarda como gordura nenhum excesso", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.A base da massa das receitas são cereais como quinoa e aveia, uma boa opção para o inverno.
Nesta época sentimos mais vontade de comer chocolate. Para controlar este desejo, a nutricionista dá uma dica: “Alguns alimentos, por exemplo, a aveia, de forma parecida com o chocolate, produzem substâncias que nos dão prazer, então se você comer aveia em algumas preparações, você vai se sentir bem e não terá tanta vontade de comer doces, chocolates e sobremesas, contribuindo para a manutenção do peso”.
No bolo e na quiche, a nutricionista acrescenta ainda castanha-do-pará: duas por dia são suficientes para repor a quantidade de selênio que o organismo precisa.
“O selênio tem várias funções no organismo, uma das principais é fazer antioxidação, ou seja, combater os radicais livres, previne o envelhecimento e várias doenças degenerativas, desintoxica o organismo”.
Para fazer uma farofa, use além da castanha e aveia, vários tipos de sementes: “Pode acrescentar também a semente de girassol, riquíssima em cálcio. A farofa é um coringa, você pode comer tanto nas refeições principais, como levar de lanche para comer à tarde. Você se sente saciado até a hora que chegar em casa de noite”, afirma a nutricionista. (Veja no vídeo ao lado como preparar a farofa funcional)
101 maneiras de queimar 2 chopes
Não, dois chopes não têm tantas calorias como você pensa. Mas a gente está aqui até para liberar sua “culpa”...
101 maneiras de queimar 2 chopesAliás, poucas pessoas param no segundo. Obviamente, não queremos que você abra mão desse prazer. Tomar um chope gelado é mais que um hábito cultural. É uma atitude saudável. Para você beber seus dois chopes sem neura, mostramos uma centena de formas para queimar as 210 calorias dessas delícias.
NA PRAIA
>> 48 minutos pegando ”jacaré”
>> 63 minutos velejando
>> 55 minutos jogando frisbee
>> 21 minutos jogando vôlei
>> 36 minutos dirigindo um jet ski
>> 41 minutos suando no pedalinho
>> 27 minutos surfando
>> 50 minutos praticando body board
>> 28 minutos esquiando
>> 55 minutos praticando windsurfe
>> 16 minutos correndo em dunas de areia
>> 53 minutos caminhando dentro d’água, com apenas a cabeça de fora
>> 33 minutos mergulhando com snorkel
>> 24 minutos mergulhando de cilindro
NO JARDIM
>> 66 minutos preparando churrasco
>> 55 minutos jogando bocha
>> 63 minutos jogando críquete
>> 29 minutos jogando peteca
>> 33 minutos limpando um gramado
>> 70 minutos pendurando roupa no varal
>> 37 minutos plantando arbustos
>> 33 minutos impermeabilizando portão e cercas
>> 37 minutos cortando grama
>> 68 minutos molhando plantas
NO PARQUE
>> 63 minutos empurrando carrinho de bebê
>> 66 minutos andando com cachorro
>> 33 minutos jogando softball
>> 28 minutos arremessando uma bola
>> 38 minutos jogando beisebol
>> 110 minutos fazendo um piquenique
>> 24 minutos andando de patins
>> 26 minutos andando de skate
>> 17 minutos jogando rúgbi
>> 18 minutos jogando futebol
>> 21 minutos jogando tênis
NA CIDADE
>> 66 minutos jogando sinuca
>> 62 minutos jogando dardo
>> 110 minutos jogando cartas
>> 55 minutos jogando boliche
>> 37 minutos dançando
>> 69 minutos jogando com apostas
>> 83 minutos socializando (de pé)
>> 72 minutos fazendo compras
EM CASA
>> 37 minutos pintando parede
>> 21 minutos subindo escadas com caixas nas mãos
>> 111 minutos brincando com jogo de tabuleiro
>> 72 minutos passando roupa
>> 137 minutos assistindo esporte na TV
>> 28 minutos trocando móveis de lugar
>> 66 minutos cozinhando
>> 33 minutos esvaziando o apartamento
>> 66 minutos levando o lixo até a rua
>> 110 minutos tomando banho de banheira
>> 67 minutos fazendo sexo vigoroso
>> 91 minutos fazendo sexo tranquilo
>> 103 minutos de preliminares
>> 166 minutos abraçando
>> 150 minutos beijando
Você não precisa ser um abstêmio para não engordar. Mexa o corpo e elimine calorias sem dor!
NO TRABALHO
>> 102 minutos em reuniões
>> 94 minutos digitando
>> 30 minutos reformando o escritório
>> 72 minutos arquivando documentos
>> 111 minutos falando ao telefone
>> 103 minutos navegando na internet
>> 72 minutos tirando xerox
NA ACADEMIA
>> 66 minutos alongando
>> 28 minutos treinando musculação
>> 28 minutos socando um saco de luta
>> 17 minutos praticando caratê
>> 18 minutos saltando
>> 21 minutos fazendo flexão
>> 19 minutos na ergométrica
>> 17 minutos praticando kick boxing
>> 16 minutos remando
>> 21 minutos fazendo abdominal
>> 8 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, com 15% de inclinação
>> 13 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, sem inclinação
>> 22 minutos subindo no simulador de degraus, a 5 km/h, com resistência no nível 12
>> 20 minutos treinando em circuito
AO AR LIVRE
>> 25 minutos remando no caiaque
>> 19 minutos pedalando em trilha
>> 17 minutos pedalando no asfalto a 25 km/h
>> 47 minutos voando de asa-delta
>> 18 minutos correndo em solos diferentes
>> 13 minutos correndo no asfalto a 12 km/hora
>> 15 minutos escalando montanhas
>> 33 minutos praticando rafting
>> 37 minutos jogando golfe (e carregando o próprio equipamento)
NAS FÉRIAS
>> 48 minutos colocando as malas no carro
>> 24 minutos carregando uma mochila
>> 38 minutos montando uma barraca
>> 83 minutos embalando objetos
>> 52 minutos visitando pontos turísticos
>> 52 minutos mergulhando na piscina
>> 128 minutos lendo deitado no sofá
>> 17 minutos nadando estilo peito
>> 24 minutos nadando estilo costas
>> 21 minutos nadando estilo crawl
>> 166 minutos ouvindo música no sofá
>> 183 minutos dormindo
>> 17 minutos jogando polo aquáticoos dirigindo um jet ski
Fricasê - um delicioso fricassé ao requeijão
Receita à base de frango é boa opção para o jantarDo R7*- Texto:
Alimentos funcionais ajudam a manter uma dieta mais saudável
As características destes alimentos ajudam a emagrecer, sem passar fome.
É possível fazer receitas deliciosas para comer sem culpa.
É possível comer pizza, bolo, farofa e ainda assim ter uma alimentação saudável e até emagrecer. É indicado comer alimentos como estes para controlar a fome, controlar a ansiedade e até mesmo a compulsão alimentar, o segredo está na escolha dos ingredientes.
“O alimento de baixo índice glicêmico, que quando chega no nosso intestino vai nos dando energia devagar, nos dão saciedade, então você não acumula nada, você não guarda como gordura nenhum excesso", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.A base da massa das receitas são cereais como quinoa e aveia, uma boa opção para o inverno.
Nesta época sentimos mais vontade de comer chocolate. Para controlar este desejo, a nutricionista dá uma dica: “Alguns alimentos, por exemplo, a aveia, de forma parecida com o chocolate, produzem substâncias que nos dão prazer, então se você comer aveia em algumas preparações, você vai se sentir bem e não terá tanta vontade de comer doces, chocolates e sobremesas, contribuindo para a manutenção do peso”.
No bolo e na quiche, a nutricionista acrescenta ainda castanha-do-pará: duas por dia são suficientes para repor a quantidade de selênio que o organismo precisa.
“O selênio tem várias funções no organismo, uma das principais é fazer antioxidação, ou seja, combater os radicais livres, previne o envelhecimento e várias doenças degenerativas, desintoxica o organismo”.
Para fazer uma farofa, use além da castanha e aveia, vários tipos de sementes: “Pode acrescentar também a semente de girassol, riquíssima em cálcio. A farofa é um coringa, você pode comer tanto nas refeições principais, como levar de lanche para comer à tarde. Você se sente saciado até a hora que chegar em casa de noite”, afirma a nutricionista. (Veja no vídeo ao lado como preparar a farofa funcional)
101 maneiras de queimar 2 chopes
Não, dois chopes não têm tantas calorias como você pensa. Mas a gente está aqui até para liberar sua “culpa”...
101 maneiras de queimar 2 chopesAliás, poucas pessoas param no segundo. Obviamente, não queremos que você abra mão desse prazer. Tomar um chope gelado é mais que um hábito cultural. É uma atitude saudável. Para você beber seus dois chopes sem neura, mostramos uma centena de formas para queimar as 210 calorias dessas delícias.
NA PRAIA
>> 48 minutos pegando ”jacaré”
>> 63 minutos velejando
>> 55 minutos jogando frisbee
>> 21 minutos jogando vôlei
>> 36 minutos dirigindo um jet ski
>> 41 minutos suando no pedalinho
>> 27 minutos surfando
>> 50 minutos praticando body board
>> 28 minutos esquiando
>> 55 minutos praticando windsurfe
>> 16 minutos correndo em dunas de areia
>> 53 minutos caminhando dentro d’água, com apenas a cabeça de fora
>> 33 minutos mergulhando com snorkel
>> 24 minutos mergulhando de cilindro
NO JARDIM
>> 66 minutos preparando churrasco
>> 55 minutos jogando bocha
>> 63 minutos jogando críquete
>> 29 minutos jogando peteca
>> 33 minutos limpando um gramado
>> 70 minutos pendurando roupa no varal
>> 37 minutos plantando arbustos
>> 33 minutos impermeabilizando portão e cercas
>> 37 minutos cortando grama
>> 68 minutos molhando plantas
NO PARQUE
>> 63 minutos empurrando carrinho de bebê
>> 66 minutos andando com cachorro
>> 33 minutos jogando softball
>> 28 minutos arremessando uma bola
>> 38 minutos jogando beisebol
>> 110 minutos fazendo um piquenique
>> 24 minutos andando de patins
>> 26 minutos andando de skate
>> 17 minutos jogando rúgbi
>> 18 minutos jogando futebol
>> 21 minutos jogando tênis
NA CIDADE
>> 66 minutos jogando sinuca
>> 62 minutos jogando dardo
>> 110 minutos jogando cartas
>> 55 minutos jogando boliche
>> 37 minutos dançando
>> 69 minutos jogando com apostas
>> 83 minutos socializando (de pé)
>> 72 minutos fazendo compras
EM CASA
>> 37 minutos pintando parede
>> 21 minutos subindo escadas com caixas nas mãos
>> 111 minutos brincando com jogo de tabuleiro
>> 72 minutos passando roupa
>> 137 minutos assistindo esporte na TV
>> 28 minutos trocando móveis de lugar
>> 66 minutos cozinhando
>> 33 minutos esvaziando o apartamento
>> 66 minutos levando o lixo até a rua
>> 110 minutos tomando banho de banheira
>> 67 minutos fazendo sexo vigoroso
>> 91 minutos fazendo sexo tranquilo
>> 103 minutos de preliminares
>> 166 minutos abraçando
>> 150 minutos beijando
Você não precisa ser um abstêmio para não engordar. Mexa o corpo e elimine calorias sem dor!
NO TRABALHO
>> 102 minutos em reuniões
>> 94 minutos digitando
>> 30 minutos reformando o escritório
>> 72 minutos arquivando documentos
>> 111 minutos falando ao telefone
>> 103 minutos navegando na internet
>> 72 minutos tirando xerox
NA ACADEMIA
>> 66 minutos alongando
>> 28 minutos treinando musculação
>> 28 minutos socando um saco de luta
>> 17 minutos praticando caratê
>> 18 minutos saltando
>> 21 minutos fazendo flexão
>> 19 minutos na ergométrica
>> 17 minutos praticando kick boxing
>> 16 minutos remando
>> 21 minutos fazendo abdominal
>> 8 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, com 15% de inclinação
>> 13 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, sem inclinação
>> 22 minutos subindo no simulador de degraus, a 5 km/h, com resistência no nível 12
>> 20 minutos treinando em circuito
AO AR LIVRE
>> 25 minutos remando no caiaque
>> 19 minutos pedalando em trilha
>> 17 minutos pedalando no asfalto a 25 km/h
>> 47 minutos voando de asa-delta
>> 18 minutos correndo em solos diferentes
>> 13 minutos correndo no asfalto a 12 km/hora
>> 15 minutos escalando montanhas
>> 33 minutos praticando rafting
>> 37 minutos jogando golfe (e carregando o próprio equipamento)
NAS FÉRIAS
>> 48 minutos colocando as malas no carro
>> 24 minutos carregando uma mochila
>> 38 minutos montando uma barraca
>> 83 minutos embalando objetos
>> 52 minutos visitando pontos turísticos
>> 52 minutos mergulhando na piscina
>> 128 minutos lendo deitado no sofá
>> 17 minutos nadando estilo peito
>> 24 minutos nadando estilo costas
>> 21 minutos nadando estilo crawl
>> 166 minutos ouvindo música no sofá
>> 183 minutos dormindo
>> 17 minutos jogando polo aquáticoos dirigindo um jet ski
Alimentos funcionais ajudam a manter uma dieta mais saudável
As características destes alimentos ajudam a emagrecer, sem passar fome.
É possível fazer receitas deliciosas para comer sem culpa.
É possível comer pizza, bolo, farofa e ainda assim ter uma alimentação saudável e até emagrecer. É indicado comer alimentos como estes para controlar a fome, controlar a ansiedade e até mesmo a compulsão alimentar, o segredo está na escolha dos ingredientes.
“O alimento de baixo índice glicêmico, que quando chega no nosso intestino vai nos dando energia devagar, nos dão saciedade, então você não acumula nada, você não guarda como gordura nenhum excesso", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.
“O alimento de baixo índice glicêmico, que quando chega no nosso intestino vai nos dando energia devagar, nos dão saciedade, então você não acumula nada, você não guarda como gordura nenhum excesso", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.
A base da massa das receitas são cereais como quinoa e aveia, uma boa opção para o inverno.
Nesta época sentimos mais vontade de comer chocolate. Para controlar este desejo, a nutricionista dá uma dica: “Alguns alimentos, por exemplo, a aveia, de forma parecida com o chocolate, produzem substâncias que nos dão prazer, então se você comer aveia em algumas preparações, você vai se sentir bem e não terá tanta vontade de comer doces, chocolates e sobremesas, contribuindo para a manutenção do peso”.
No bolo e na quiche, a nutricionista acrescenta ainda castanha-do-pará: duas por dia são suficientes para repor a quantidade de selênio que o organismo precisa.
“O selênio tem várias funções no organismo, uma das principais é fazer antioxidação, ou seja, combater os radicais livres, previne o envelhecimento e várias doenças degenerativas, desintoxica o organismo”.
Nesta época sentimos mais vontade de comer chocolate. Para controlar este desejo, a nutricionista dá uma dica: “Alguns alimentos, por exemplo, a aveia, de forma parecida com o chocolate, produzem substâncias que nos dão prazer, então se você comer aveia em algumas preparações, você vai se sentir bem e não terá tanta vontade de comer doces, chocolates e sobremesas, contribuindo para a manutenção do peso”.
No bolo e na quiche, a nutricionista acrescenta ainda castanha-do-pará: duas por dia são suficientes para repor a quantidade de selênio que o organismo precisa.
“O selênio tem várias funções no organismo, uma das principais é fazer antioxidação, ou seja, combater os radicais livres, previne o envelhecimento e várias doenças degenerativas, desintoxica o organismo”.
Para fazer uma farofa, use além da castanha e aveia, vários tipos de sementes: “Pode acrescentar também a semente de girassol, riquíssima em cálcio. A farofa é um coringa, você pode comer tanto nas refeições principais, como levar de lanche para comer à tarde. Você se sente saciado até a hora que chegar em casa de noite”, afirma a nutricionista. (Veja no vídeo ao lado como preparar a farofa funcional)
![cerveja](http://menshealth.abril.com.br/wp-content/uploads/2011/03/cerveja1.jpg)
101 maneiras de queimar 2 chopes
Aliás, poucas pessoas param no segundo. Obviamente, não queremos que você abra mão desse prazer. Tomar um chope gelado é mais que um hábito cultural. É uma atitude saudável. Para você beber seus dois chopes sem neura, mostramos uma centena de formas para queimar as 210 calorias dessas delícias.
NA PRAIA
>> 48 minutos pegando ”jacaré”
>> 63 minutos velejando
>> 55 minutos jogando frisbee
>> 21 minutos jogando vôlei
>> 36 minutos dirigindo um jet ski
>> 41 minutos suando no pedalinho
>> 27 minutos surfando
>> 50 minutos praticando body board
>> 28 minutos esquiando
>> 55 minutos praticando windsurfe
>> 16 minutos correndo em dunas de areia
>> 53 minutos caminhando dentro d’água, com apenas a cabeça de fora
>> 33 minutos mergulhando com snorkel
>> 24 minutos mergulhando de cilindro
NO JARDIM
>> 66 minutos preparando churrasco
>> 55 minutos jogando bocha
>> 63 minutos jogando críquete
>> 29 minutos jogando peteca
>> 33 minutos limpando um gramado
>> 70 minutos pendurando roupa no varal
>> 37 minutos plantando arbustos
>> 33 minutos impermeabilizando portão e cercas
>> 37 minutos cortando grama
>> 68 minutos molhando plantas
NO PARQUE
>> 63 minutos empurrando carrinho de bebê
>> 66 minutos andando com cachorro
>> 33 minutos jogando softball
>> 28 minutos arremessando uma bola
>> 38 minutos jogando beisebol
>> 110 minutos fazendo um piquenique
>> 24 minutos andando de patins
>> 26 minutos andando de skate
>> 17 minutos jogando rúgbi
>> 18 minutos jogando futebol
>> 21 minutos jogando tênis
NA CIDADE
>> 66 minutos jogando sinuca
>> 62 minutos jogando dardo
>> 110 minutos jogando cartas
>> 55 minutos jogando boliche
>> 37 minutos dançando
>> 69 minutos jogando com apostas
>> 83 minutos socializando (de pé)
>> 72 minutos fazendo compras
EM CASA
>> 37 minutos pintando parede
>> 21 minutos subindo escadas com caixas nas mãos
>> 111 minutos brincando com jogo de tabuleiro
>> 72 minutos passando roupa
>> 137 minutos assistindo esporte na TV
>> 28 minutos trocando móveis de lugar
>> 66 minutos cozinhando
>> 33 minutos esvaziando o apartamento
>> 66 minutos levando o lixo até a rua
>> 110 minutos tomando banho de banheira
>> 67 minutos fazendo sexo vigoroso
>> 91 minutos fazendo sexo tranquilo
>> 103 minutos de preliminares
>> 166 minutos abraçando
>> 150 minutos beijando
Você não precisa ser um abstêmio para não engordar. Mexa o corpo e elimine calorias sem dor!
NO TRABALHO
>> 102 minutos em reuniões
>> 94 minutos digitando
>> 30 minutos reformando o escritório
>> 72 minutos arquivando documentos
>> 111 minutos falando ao telefone
>> 103 minutos navegando na internet
>> 72 minutos tirando xerox
NA ACADEMIA
>> 66 minutos alongando
>> 28 minutos treinando musculação
>> 28 minutos socando um saco de luta
>> 17 minutos praticando caratê
>> 18 minutos saltando
>> 21 minutos fazendo flexão
>> 19 minutos na ergométrica
>> 17 minutos praticando kick boxing
>> 16 minutos remando
>> 21 minutos fazendo abdominal
>> 8 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, com 15% de inclinação
>> 13 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, sem inclinação
>> 22 minutos subindo no simulador de degraus, a 5 km/h, com resistência no nível 12
>> 20 minutos treinando em circuito
AO AR LIVRE
>> 25 minutos remando no caiaque
>> 19 minutos pedalando em trilha
>> 17 minutos pedalando no asfalto a 25 km/h
>> 47 minutos voando de asa-delta
>> 18 minutos correndo em solos diferentes
>> 13 minutos correndo no asfalto a 12 km/hora
>> 15 minutos escalando montanhas
>> 33 minutos praticando rafting
>> 37 minutos jogando golfe (e carregando o próprio equipamento)
NAS FÉRIAS
>> 48 minutos colocando as malas no carro
>> 24 minutos carregando uma mochila
>> 38 minutos montando uma barraca
>> 83 minutos embalando objetos
>> 52 minutos visitando pontos turísticos
>> 52 minutos mergulhando na piscina
>> 128 minutos lendo deitado no sofá
>> 17 minutos nadando estilo peito
>> 24 minutos nadando estilo costas
>> 21 minutos nadando estilo crawl
>> 166 minutos ouvindo música no sofá
>> 183 minutos dormindo
>> 17 minutos jogando polo aquáticoos dirigindo um jet ski
NA PRAIA
>> 48 minutos pegando ”jacaré”
>> 63 minutos velejando
>> 55 minutos jogando frisbee
>> 21 minutos jogando vôlei
>> 36 minutos dirigindo um jet ski
>> 41 minutos suando no pedalinho
>> 27 minutos surfando
>> 50 minutos praticando body board
>> 28 minutos esquiando
>> 55 minutos praticando windsurfe
>> 16 minutos correndo em dunas de areia
>> 53 minutos caminhando dentro d’água, com apenas a cabeça de fora
>> 33 minutos mergulhando com snorkel
>> 24 minutos mergulhando de cilindro
NO JARDIM
>> 66 minutos preparando churrasco
>> 55 minutos jogando bocha
>> 63 minutos jogando críquete
>> 29 minutos jogando peteca
>> 33 minutos limpando um gramado
>> 70 minutos pendurando roupa no varal
>> 37 minutos plantando arbustos
>> 33 minutos impermeabilizando portão e cercas
>> 37 minutos cortando grama
>> 68 minutos molhando plantas
NO PARQUE
>> 63 minutos empurrando carrinho de bebê
>> 66 minutos andando com cachorro
>> 33 minutos jogando softball
>> 28 minutos arremessando uma bola
>> 38 minutos jogando beisebol
>> 110 minutos fazendo um piquenique
>> 24 minutos andando de patins
>> 26 minutos andando de skate
>> 17 minutos jogando rúgbi
>> 18 minutos jogando futebol
>> 21 minutos jogando tênis
NA CIDADE
>> 66 minutos jogando sinuca
>> 62 minutos jogando dardo
>> 110 minutos jogando cartas
>> 55 minutos jogando boliche
>> 37 minutos dançando
>> 69 minutos jogando com apostas
>> 83 minutos socializando (de pé)
>> 72 minutos fazendo compras
EM CASA
>> 37 minutos pintando parede
>> 21 minutos subindo escadas com caixas nas mãos
>> 111 minutos brincando com jogo de tabuleiro
>> 72 minutos passando roupa
>> 137 minutos assistindo esporte na TV
>> 28 minutos trocando móveis de lugar
>> 66 minutos cozinhando
>> 33 minutos esvaziando o apartamento
>> 66 minutos levando o lixo até a rua
>> 110 minutos tomando banho de banheira
>> 67 minutos fazendo sexo vigoroso
>> 91 minutos fazendo sexo tranquilo
>> 103 minutos de preliminares
>> 166 minutos abraçando
>> 150 minutos beijando
Você não precisa ser um abstêmio para não engordar. Mexa o corpo e elimine calorias sem dor!
NO TRABALHO
>> 102 minutos em reuniões
>> 94 minutos digitando
>> 30 minutos reformando o escritório
>> 72 minutos arquivando documentos
>> 111 minutos falando ao telefone
>> 103 minutos navegando na internet
>> 72 minutos tirando xerox
NA ACADEMIA
>> 66 minutos alongando
>> 28 minutos treinando musculação
>> 28 minutos socando um saco de luta
>> 17 minutos praticando caratê
>> 18 minutos saltando
>> 21 minutos fazendo flexão
>> 19 minutos na ergométrica
>> 17 minutos praticando kick boxing
>> 16 minutos remando
>> 21 minutos fazendo abdominal
>> 8 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, com 15% de inclinação
>> 13 minutos caminhando na esteira, a 12 km/h, sem inclinação
>> 22 minutos subindo no simulador de degraus, a 5 km/h, com resistência no nível 12
>> 20 minutos treinando em circuito
AO AR LIVRE
>> 25 minutos remando no caiaque
>> 19 minutos pedalando em trilha
>> 17 minutos pedalando no asfalto a 25 km/h
>> 47 minutos voando de asa-delta
>> 18 minutos correndo em solos diferentes
>> 13 minutos correndo no asfalto a 12 km/hora
>> 15 minutos escalando montanhas
>> 33 minutos praticando rafting
>> 37 minutos jogando golfe (e carregando o próprio equipamento)
NAS FÉRIAS
>> 48 minutos colocando as malas no carro
>> 24 minutos carregando uma mochila
>> 38 minutos montando uma barraca
>> 83 minutos embalando objetos
>> 52 minutos visitando pontos turísticos
>> 52 minutos mergulhando na piscina
>> 128 minutos lendo deitado no sofá
>> 17 minutos nadando estilo peito
>> 24 minutos nadando estilo costas
>> 21 minutos nadando estilo crawl
>> 166 minutos ouvindo música no sofá
>> 183 minutos dormindo
>> 17 minutos jogando polo aquáticoos dirigindo um jet ski
Fricasê - um delicioso fricassé ao requeijão
Receita à base de frango é boa opção para o jantar
Do R7*
- Texto:
Reprodução
Ingredientes
1 kg de peito de frango
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 litro de leite
2 gemas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de presunto picado
1 copo de requeijão cremoso
1 xícara (chá) de batata palha
Preparo
Cozinhe o peito de frango com os tabletes de caldo de galinha em três xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos.
Desfie o frango e reserve o caldo.
Leve ao fogo, para engrossar, as gemas, o leite, a farinha de trigo e o caldo reservado.
Retire do fogo, junte o creme de leite e o frango desfiado, misturando bem.
Coloque-o em uma travessa, cubra com o presunto picadinho e o requeijão.
Espalhe a batata palha e leve ao forno médio-alto (200°C) por cerca de 10 minutos.
* Receita cedida pela Nestlé
![Reprodução](http://i1.r7.com/data/files/2C95/948E/2FF5/ED55/012F/FA54/5471/1D43/ficasse_frango[1].jpg)
Ingredientes
1 kg de peito de frango
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 litro de leite
2 gemas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de presunto picado
1 copo de requeijão cremoso
1 xícara (chá) de batata palha
Preparo
Cozinhe o peito de frango com os tabletes de caldo de galinha em três xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos.
Desfie o frango e reserve o caldo.
Leve ao fogo, para engrossar, as gemas, o leite, a farinha de trigo e o caldo reservado.
Retire do fogo, junte o creme de leite e o frango desfiado, misturando bem.
Coloque-o em uma travessa, cubra com o presunto picadinho e o requeijão.
Espalhe a batata palha e leve ao forno médio-alto (200°C) por cerca de 10 minutos.
* Receita cedida pela Nestlé
1 kg de peito de frango
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 litro de leite
2 gemas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de presunto picado
1 copo de requeijão cremoso
1 xícara (chá) de batata palha
Preparo
Cozinhe o peito de frango com os tabletes de caldo de galinha em três xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos.
Desfie o frango e reserve o caldo.
Leve ao fogo, para engrossar, as gemas, o leite, a farinha de trigo e o caldo reservado.
Retire do fogo, junte o creme de leite e o frango desfiado, misturando bem.
Coloque-o em uma travessa, cubra com o presunto picadinho e o requeijão.
Espalhe a batata palha e leve ao forno médio-alto (200°C) por cerca de 10 minutos.
* Receita cedida pela Nestlé
Café, exercícios e assoar o nariz são os principais gatilhos de derrames provocados por rompimento de artérias ou vasos sanguíneos, segundo uma pesquisa feita na Holanda.
O estudo feito com 250 pacientes identificou oito fatores de risco que estariam ligados a sangramentos desse tipo no cérebro.
Todos eles provocam um súbito aumento na pressão arterial, que pode provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa, publicada na revista especializada britânica Stroke.
O sangramento pode acontecer quando um vaso sanguíneo enfraquecido, conhecido como um aneurisma cerebral, estoura. Isso pode resultar em danos cerebrais ou morte.
Os pesquisadores do University Medical Center, em Utrecht, acompanharam 250 pacientes durante três anos para identificar o que provoca derrames.
Todos os fatores citados na pesquisa aumentam a pressão arterial capaz de resultar em ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo como estudo.
Segundo a Stroke Association, uma entidade assistencial britânica voltada para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVCs), serão necessárias mais pesquisas para verificar se os fatores citados podem de fato provocar derrames.
Apenas no Reino Unido, mais de 150 mil pessoas sofrem de um AVC por ano, dos quais quase 29 mil se devem a sangramentos no cérebro.
O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu. Exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os 'gatilhos' de derrames respectivamente em 7,9% e 5,4% dos casos. Fazer sexo e fazer esforço para defecar responderam por 4,3% e 3,6%.
De acordo com a neurologista Monique Vlak, autora do estudo, 'todos esses fatores induzem a um súbito aumento da pressão sanguínea, o que parece ser uma causa possível para a ruptura do aneurisma''.
A pesquisa mostra ainda que uma em cada 50 pessoas têm um aneurisma cerebral, mas somente algumas poucas sofrem um derrame.
O estudo só se debruçou sobre elementos que causam a ruptura. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se estar acima do peso, pelo fumo e por falta de exercícios físicos.
Sharlim Ahmed, pesquisador da Stroke Assocation, afirmou que ''um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possibilidade de ruptura de um aneurisma. Mas é muito difícil determinar se os fatores identificados nesses estudo estão definitivamente relacionados com um derrame ou se seriam apenas coincidências''.
''É preciso realizar diversos outros estudos para aferir se cada um desses fatores identificados pode fazer com que um aneurisma se rompa'', comentou Ahmed.
Ingredientes para a massa:
Ingredientes para a massa:
6 ovos
6 ovos
75 ml de água, morna
75 ml de água, morna
40 g de chocolate em pó diet
40 g de chocolate em pó diet
80 g de frutose
80 g de frutose
200 g de farinha de trigo especial
200 g de farinha de trigo especial
10 g de fermento em pó
10 g de fermento em pó
200 g de geléia diet de morango
200 g de geléia diet de morango
20 g de margarina
20 g de margarina
Ingredientes para o glacê:
Ingredientes para o glacê:
200 g de chocolate em barra diet
200 g de chocolate em barra diet
150 ml de leite desnatado
150 ml de leite desnatado
500 g de margarina light
500 g de margarina light
40g de frutose Modo de preparo:
40g de frutose Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, a água morna, o chocolate em pó, a frutose e a margarina. Peneire a farinha de trigo e o fermento e misture aos ingredientes liquidificados. Unte uma fôrma redonda e asse em forno (180º) por 30 minutos. Para o glacê: derreta em banho-maria o chocolate em barra ralado, acrescente o
Bata no liquidificador os ovos, a água morna, o chocolate em pó, a frutose e a margarina. Peneire a farinha de trigo e o fermento e misture aos ingredientes liquidificados. Unte uma fôrma redonda e asse em forno (180º) por 30 minutos. Para o glacê: derreta em banho-maria o chocolate em barra ralado, acrescente o
Bolo de tapioca com coco
Não dá para resistir
Ingredientes
1 xícara (chá) de tapioca
1 xícara (chá) de ADES original fervente
1 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de creme vegetal
1 gema
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras batidas em neve
Para untar e enfarinhar:
creme vegetal
farinha de trigo
Modo de fazer
1 - Em uma tigela, coloque a tapioca e adicione o ADES original fervente. Reserve por 20 minutos.
2 - Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central média (22 cm de diâmetro) Reserve.
3 Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
4 - Bata na batedeira o açúcar, o creme vegetal e a gema até obter um creme homogêneo.
5 - Retire da batedeira, junte o leite de coco, a tapioca com o ADES original e a farinha. Misture.
6 - Adicione o fermento e misture até que a massa fique pastosa.
7 - Junte as claras, mexendo delicadamente de baixo para cima.
8 - Coloque a massa na fôrma reservada e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.
9 - Espere amornar e desenforme. Sirva frio.
Rendimento: 12 porções
1 xícara (chá) de tapioca
1 xícara (chá) de ADES original fervente
1 xícara (chá) de açúcar
5 colheres (sopa) de creme vegetal
1 gema
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras batidas em neve
Para untar e enfarinhar:
creme vegetal
farinha de trigo
Modo de fazer
1 - Em uma tigela, coloque a tapioca e adicione o ADES original fervente. Reserve por 20 minutos.
2 - Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central média (22 cm de diâmetro) Reserve.
3 Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
4 - Bata na batedeira o açúcar, o creme vegetal e a gema até obter um creme homogêneo.
5 - Retire da batedeira, junte o leite de coco, a tapioca com o ADES original e a farinha. Misture.
6 - Adicione o fermento e misture até que a massa fique pastosa.
7 - Junte as claras, mexendo delicadamente de baixo para cima.
8 - Coloque a massa na fôrma reservada e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.
9 - Espere amornar e desenforme. Sirva frio.
Rendimento: 12 porções
Pavê de uvas e chocolate
Confira essa receita que além de tudo é light!
Ingredientes
Creme 600 ml de leite desnatado Taeq
1 xícara (chá) de leite desnatado Taeq (para umedecer os cookies)
1 embalagem de pó para pudim de chocolate light Taeq
1/4 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1 colher (chá) de essência de baunilha
6 pacotes de cookies light de chocolate com gotas de chocolate Taeq (40g cada)
1 colher (sopa) de achocolatado light Taeq
300g de uvas verdes sem sementes, cortadas ao meio
Preparo
Bata no liquidificador os 600ml leite desnatado, o pó para pudim e o leite em pó.
Repita as camadas e termine com as uvas dispostas decorativamente. Sirva gelado.
Esta receita é do site Taeq
Receita testada pelo Centro de Inovação do Grupo Pão de Açúcar
Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme liso, retire do fogo acrescente e misture a essência de baunilha.
Coloque um pouco de creme no fundo de taças individuais ou refratário, faça uma camada de cookies passados na xícara de leite misturado com achocolatado em pó, cubra com creme, espalhe uma camada de uvas sem sementes cortadas ao meio.
Nove erros de maquiagem que abalam a sua imagem
Ficar com os dentes sujos de batom e errar a cor da base são deslizes comuns
Por Carolina Gonçalves
As mulheres usam maquiagem por inúmeros motivos: ficar mais bonita, melhorar a autoestima, impressionar ou simplesmente por que gostam. Mas nem sempre causam o melhor impacto aos olhos do amado ou de um pretendente. Na ânsia de parecer perfeita, muitas erram feio, destruindo o make - e o encontro! Reunimos os nove erros mais cometidos por elas e conversamos com o maquiador Alexandre Krisek, que nos deu dicas de como evitar esses transtornos!
1º: Olhos "anos 80"
Maquiagem dos olhos bem exagerada, com uma sombra bem marcada de cores vibrantes e quase até a sobrancelha te faz lembrar dos anos 80? Pois bem, melhor guardar o seu estojinho de sombras coloridíssimas para outra ocasião mais festiva.
![Sombra anos 80 - Foto Getty Images Sombra anos 80 - Foto Getty Images](http://images2.minhavida.com.br/imagensConteudo/13139/sombra%2080_13139_22419.jpg)
O maquiador Alexandre Krizek afirma que nada melhor do que denotar modernidade e sofisticação. "Por isso cuide para que sua maquiagem fique bem esfumada, sem manchas ou marcas", diz.
A escolha da cor da sombra depende muito do feito que você quer dar a seus olhos. Quem tem olhos muito pequenos e quer aumentá-los deve escolher uma cor clara para o côncavo e escura para fora.
Se, ao contrário, você quer deixar seus olhos menores, use os tons de marrom, que fica bem suave. Em uma produção para noite, pode se fazer bem preto, sempre passando o lápis dentro do olho.
Para olhos muito juntos, a dica é passar um tom clarinho na parte interior da pálpebra e esfumar a parte de fora com um tom mais escuro. Para olhos separados, opte por uma sombra de tonalidade escura em toda pálpebra.
![lábios grudentos - Foto Getty Images lábios grudentos - Foto Getty Images](http://images2.minhavida.com.br/imagensConteudo/13139/labio%20grudento_13139_22421.jpg)
2º: Base de cor diferente
Rosto com uma camada muito espessa de base, o chamado reboco, ou a diferença da cor entre o rosto e o pescoço, a chamada máscara, é para assustar mesmo. Super bronzeada ou pálida igual fantasma, não importa a impressão ruim, a cobertura da pele deve estar o mais natural possível.
Mas Krizek dá a dica e diz que para não errar na escolha da cor da base, faça um teste aplicando uma pequena quantidade do produto na maçã do rosto. "Se ficar invisível, aposte no tom escolhido". Outra dica é o tipo da base: opte pela versão oil-free, livre de óleo, para evitar a aparência de pele oleosa.
3º: Lábios grudentos
Nem o moço mais apaixonado do mundo é capaz de relevar uma boca melecada. O glossfoi feito para dar brilho, apenas, não para ficar escorrendo e grudando. Krizek conta que o melhor é optar por um produto fino e leve, aplicado em pouca quantidade.
![Blush Palhaço - Foto Getty Images Blush Palhaço - Foto Getty Images](http://images2.minhavida.com.br/imagensConteudo/13139/palha%c3%a7o_13139_22422.jpg)
4º: Dente sujo de batom
Ainda mais quando o batom é de uma cor forte, como vermelho, vinho ou marrom, por exemplo. O truque é redobrar a atenção e sempre, sempre conferir no espelho quando for passar o batom. "Vale a pena também 'limpar' os dentes com um lenço de papel ou com os dedos limpos", afirma Alexandre.
5º: Blush estilo "palhaço"
O blush serve para conferir uma aparência mais saudável e iluminada. Mas é importante aplicar do jeito certo. Fazer o estilo palhacinha, com dois círculos marcados nas bochechas, vai detonar o visual.
Para evitar esse transtorno, Krizek conta que o ideal é esfumar bem o produto com auxílio de um pincel específico para essa finalidade. Faça movimentos ascendentes indo das maçãs do rosto em direção as têmporas. "Cuide para não deixar muito escuro ou manchado. Se quiser um look com cara de praia, troque o blush por um pó de efeito bronzeador", diz Krizek.
![Rímel - Foto Getty Images Rímel - Foto Getty Images](http://images2.minhavida.com.br/imagensConteudo/13139/r%c3%admel_13139_22423.jpg)
6º: "Cara de reboco"
Exagerar na base, corretivo e pó é um erro comum. Na ânsia de corrigir todas as possíveis imperfeições, muitas mulheres acabam exagerando nesses produtos. O resultado é uma pele empelotada, com cara de massa corrida mesmo.
Krizek explica que a base líquida é a mais leve e não deixa o rosto com um aspecto pesado. "Aplique o pó compacto com pincel para não deixar a maquiagem espessa e nem carregada", diz.
7º: Exagerar no rímel
Vale a pena aplicar várias camadas de máscara para cílios para dar mais impacto ao visual, desde que você tome cuidado para que não fique com a cara de Emília. Os cílios grudados uns nos outros fazem voe perder toda a força do olhar.
Cílios cheios de bolinha do rímel também afasta de perto qualquer pretendente. Fora que você ainda corre o risco de sofrer com as pálpebras borradas no fim do encontro, no maior estilo panda. O maquiador explica que, se o que você quer é um cílio longo e bem definido, prefira sempre uma máscara alongadora, que deixará o efeito desejado e usando uma quantidade menor do produto.
![Batom - Foto Getty Images Batom - Foto Getty Images](http://images2.minhavida.com.br/imagensConteudo/13139/batom_13139_22424.jpg)
8º: Super lábios
Muitas mulheres querem aparentar ter a boca maior e acabam usando lápis labial fora do contorno dos lábios, ou mesmo desenhando "lábios novos" com batom. A chance de isso dar muito errado é gigante e todo mundo percebe que você "borrou" a produção.
Para parecer que tem lábios maiores, experimente usar o lápis labial no contorno dos lábios, não fora deles. E cuide para o lápis ser do mesmo tom do seu batom. Passar um pouco de gloss no centro da boca para dar volume também ajuda. Outra alternativa são os produtos com efeito pump, que tem essa função.
9º: Sobrancelhas
Alexandre Krizek explica que sobrancelhas arredondadas denotam muita descontração e alegria, por isso alguns homens podem não levar a mulher muito a sério. Já as sobrancelhas caídas aparentam uma expressão mais triste. E você precisa estar radiante no seu encontro, não?
Saiba Mais
Sobrancelhas mais escuras que o cabelo também ficam estranhas e carregam o visual. Até envelhece. Afinal, não dá pra ser loira e ter a sobrancelha preta.
Se você descolore os cabelos aproveite para descolorir um pouco a sobrancelha também, para não ficar tão destoante.
Opte sempre por sobrancelhas bem depiladas e simétricas. "O formato que está na moda são as arqueadas! Se tiver alguma falha, corrija-a com um lápis para sobrancelhas da mesma cor dos pelos", diz o maquiador.
Uso prolongado de mamadeira aumenta as chances de obesidade
Segundo estudo, idade certa para largar a mamadeira é um ano
As chances de uma criança ter problemas com excesso de peso são maiores com o uso prolongado da mamadeira, diz um estudo feito por cientistas da Temple University, nos Estados Unidos. Ao ser alimentado com mamadeira, o bebê se acostuma a consumir mais calorias de que seu corpo precisa, causando um excesso de peso logo nos primeiro anos de vida.
O estudo analisou dados de 6750 crianças nascidas em 2001 e encontrou uma relação entre a alimentação nos primeiros 24 meses de vida com as chances de obesidade a partir dos cinco anos. Dos bebês estudados, 22% usaram mamadeira até os dois anos. Aproximadamente 23% dessas crianças eram obesas quando chegaram à idade de cinco anos. Segundo os cientistas, uma criança que usa mamadeira durante 24 meses tem 30% mais chances de se tornar obesa, mesmo levando em conta outros fatores como peso da mãe, peso do bebê ao nascer e alimentação da mãe durante a gravidez.
Isso acontece porque, ao estender o uso de mamadeira até os dois anos, os pais estão acostumando o bebê a consumir uma grande quantidade de calorias diariamente. De acordo com os autores do estudo, uma criança que consuma três mamadeiras de 240 mililitros de leite integral está consumindo 12% a mais das calorias diárias necessária. Por isso, os médicos indicam que a hora certa para os bebês largarem a mamadeira é por volta de um ano de idade.
A obesidade infantil é considerada a nova epidemia do momento pela Organização Mundial da Saúde e já virou um problema de saúde pública. Ela já atinge aproximadamente 10% das crianças brasileiras, segundo dados do IBGE.
Mamadeira muito cedo
Em outro estudo, também realizado nos Estados Unidos, os pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças acompanharam o primeiro ano de vida de 1250 crianças e descobriram que aquelas que tomavam mamadeira durante os primeiros seis meses de vida, mesmo que fosse leite materno, apresentavam menor capacidade de controlar o apetite mais tarde.
O "efeito mamadeira", como foi chamado, pode ser uma das razões para a associação entre aleitamento materno e menor risco de obesidade infantil. Nas pesquisas mais recentes sobre o efeito da amamentação no ganho de peso, o foco tem sido nos componentes do leite materno, como os hormônios leptina e adiponectina, que ajudam a regular o apetite e o metabolismo. Porém, as novas descobertas sugerem que a forma de alimentar os pequenos também importa nesse sentido.
Os resultados indicaram que, entre os exclusivamente amamentados nos primeiros seis meses, 27% sempre terminavam a mamadeira, comparados com 54% daqueles que tiveram alimentação mista e 68% dos que foram alimentados com mamadeira desde os primeiros meses de vida. Esses dados ocorreram independentemente de outros fatores, como peso, escolaridade materna, renda familiar e etnia.
De acordo com os autores, os bebês que tiveram mais de dois terços de sua alimentação via mamadeira no início da vida tinham duas vezes mais chances de, mais tarde, esvaziar a mamadeira, mesmo depois de satisfeitos, do que aqueles que tiveram menos de um terço de sua alimentação feita com ela.
APRENDA O SEGREDO DO BRIGADEIRO CARAMELIZADO
Ingredientes
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
Manteiga para untar
Para o caramelo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre
Veja dicas para fazer o brigadeiro perfeito
Modo de Preparo
Em uma panela, junte leite condensado com chocolate e manteiga.
Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa se desprenda do fundo da panela.
Coloque o brigadeiro em um prato untado até esfriar. Unte as mãos e faça bolinhas com pequenas porções de massa. Leve ao freezer até ficarem firmes.
Para fazer o caramelo, misture açúcar com vinagre e uma xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio, sem mexer e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura.
Para achar o ponto, retire um pouco da calda e coloque-a em água fria. A calda deve ficar dura e quebradiça ao ser retirada da água.
Retire os docinhos do freezer e passe-os na calda de caramelo, com o auxílio de um palito. Deixe-os esfriar sobre uma superfície untada com manteiga. Coloque os brigadeiros em forminhas para docinhos.
*Receita cedida pelo Leite Moça
SAÚDE- Linhaça fortalece o coração e controla o colesterol - A semente dourada tem sabor mais suave e digestão melhor do que a morrom
Já imaginou se existisse um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida, ajudando na prevenção e combate de inúmeras patologias, do rejuvenescimento das células até mesmo prevenção e combate ao câncer? Pois acredite, esse alimento existe e atende pelo nome de linhaça.
Utilizada no oriente desde a antiguidade, essa pequena e poderosa semente já era sinônimo de proteção, estando presente nas tumbas do Egito, rituais religiosos e no tratamento de ferimentos. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, pesquisas comprovaram a eficácia da semente do linho para proteger a saúde de quem a consome.
A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar, explica que a linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde: fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Com sabor que lembra a castanha, é uma opção sem glúten para fornecer esses nutrientes. Este alimento funcional é capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de algumas doenças.
A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).
Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido. Apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes. A linhaça dourada cresce em climas mais frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. "Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça", explica Flávia Morais.
Dicas de Consumo
Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador. Guardar em pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador, e ao abrigo da luz por até três dias Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.
Na rotina alimentar as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas. "Para aproveitar todos os benefícios que a linhaça oferece, as sementes devem ser trituradas. Elas podem ser adicionadas em sucos ou vitaminas, por exemplo. Outra opção é germiná-las. A farinha pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra", ratifica a nutricionista do Mundo Verde.
É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça. Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência. Use em panquecas, bolos e bolinhos. Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo. Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.
Principais Ações da Linhaça no Organismo
Ácidos Graxos: Destacam-se por seu potencial preventivo. Reduzem o colesterol total e o LDL, e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. O óleo de linhaça é fonte de ALA (ácido alfa linoléico) que previne a hipercolesterolemia, trombose e ainda reduz a agregação plaquetária. O ômega 3 inibe a formação de mediadores pró-inflamatórios. A ingestão do óleo é uma alternativa para o tratamento de deficiência lacrimal. Reduz a inflamação ocular, alivia, ainda, sintomas da artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e lúpus. Indicado para peles secas, manchas, acne, espinhas e eczema. Sua ação antioxidante, o faz potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico. Sua ação antioxidante, o faz potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico. É ainda coadjuvante no tratamento da depressão, melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta (esquizofrenia). Estudos demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer. O óleo de linhaça prensado a frio é fonte de vitamina E, uma vitamina antioxidante importante para manter a qualidade do óleo e evitar a oxidação/perda do ALA.
Lignanas: Desempenham importante papel no equilíbrio hormonal. Contribui para a manutenção da saúde óssea e também na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate aos sintomas da TPM e menopausa, e a prevenir o surgimento de câncer de mama. Também têm efeito protetor contra câncer de próstata. Pesquisas mostram que a linhaça é o principal alimento fonte de lignanas.
Fibras: Auxiliam no controle da glicemia e das taxas de colesterol sanguíneo, diminuindo o risco de diabetes e doenças coronarianas. Previnem e reduzem o risco de câncer coloretal e a incidência de obesidade. Ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino.
Proteínas: A proteína encontrada na semente de linhaça é uma boa fonte de arginina, glutamina e histidina, aminoácidos relacionados ao fortalecimento do sistema imunológico.
Para Todos os Gostos
Semente: Grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Lembrando que os ômegas se oxidam facilmente, então depois de triturada a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até três dias. A semente também pode ser germinada e adicionada a sucos verdes.
Farinha: É obtida através das sementes de linhaça moídas. Boa fonte de fibras. Se a farinha for parcialmente desengordurada, terá menor teor de ômegas 3 e 6 (gorduras) e de lignanas se comparada à semente inteira.
Óleo: É extraído da prensa das sementes de linhaça, rico em ômega 3 e ômega 6. Prefira os 100% integrais e naturais, obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos ou solventes. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos, por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).
Cápsulas: Uma forma de suplementar a dieta com ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração. Como qualquer alimento encapsulado, precisa de registro no Ministério da Saúde que garanta sua qualidade.
A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas.
Hábitos típicos da depressão podem piorar o quadro da doença
Isolamento social e pensamentos negativos afundam ainda mais o depressivo
Isolamento social
Escovar os dentes protege o coração
Que escovar os dentes evita cáries todo mundo sabe. Mas o que você pode desconhecer é que os cuidados com a higiene bucal afetam o seu coração. De acordo com pesquisa publicada no British Medical Journal, não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em até 70% o risco de doenças cardiovasculares. O estudo também mostrou que homens fumantes e com outros problemas de saúde como diabetes ou obesidade costumam não dar atenção à escovação diária dos dentes e ao uso de fio-dental.
As doenças inflamatórias na gengiva, como por exemplo a gengivite, são causadas por bactérias que provocam a destruição dos tecidos ao redor dos dentes. No entanto, esses danos podem ter ações locais - somente na boca - ou à distância. Nesse último caso, as bactérias da gengiva se espalham para outros órgãos do corpo, comprometendo o fluxo de sangue nas artérias do organismo.
Assim, esses microorganismos podem ser responsáveis por penetrar na parede da artéria que abastecem o coração provocando inflamação e entupimento causando aterosclerose (doença crônica que ocorre por meio da formação de placas de gordura nas artérias), infarto do miocárdio (músculo cardíaco), angina do peito (desconforto na região do tórax por falta de sangue e oxigênio)e até Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Além disso, as grávidas também devem ficar atentas à higiene bucal. Segundo o especialista em periodontia Eduardo Rollo, as doenças na gengiva podem ser responsáveis pelo nascimento de bebês prematuros e de baixo peso. "O ideal é procurar o periodontista antes da gravidez. Mas mesmo durante a gravidez , caso ocorra uma gengivite, o tratamento pode ser executado com benefícios para a gestante e o bebê. A ideia é que o tratamento seja adequado às grávidas e menos invasivo possível", eslarece o especialista.
De acordo com o periodontista, é obrigatório que as pessoas escovem os dentes pelo menos duas vezes ao dia. No entanto, como as bactérias que provocam as inflamações crescem a cada 24h, o ideal é que todos escovem os dentes três vezes ao dia para controlar as cáries e evitar problemas cardíacos. No caso das crianças, é fundamental que a escovação ocorra de três a até quatro vezes ao dia, principalmente após qualquer tipo de alimentação.
As pessoas devem limpar a boca antes da escovação, bochechando com água, e usar fio-dental. Para ser mais eficaz, coloque um pouquinho de pasta de dente no fio e aplique movimentos circulares, entrando ligeiramente no sulco da gengiva. Para uma correta higiene bucal, é importante o uso de uma escova de dentes macia, com pouca pasta. "Deve-se segurar a escova de forma suave para executar movimentos circulares, sem exercer pressão excessiva nos dentes e gengiva", ensina o especialista.
Agenda do cabelo
por Mônica VitóriaVeja quais os cuidados diários, semanais, quinzenais, mensais e até a cada 3 ou 6 meses
- matéria
- |
- fotos
- |
- comentários (116)
Manter a periodicidade nos tratamentos para o cabelo tende a estabilizar as características dos fios e os deixá-los mais saudáveis, com brilho e sempre bonitos. Se você acha que o seu cabelo não está legal ou não tem tempo de ir no salão de beleza, estamos aqui para ajudar.
O Bolsa de Mulher montou um calendário capilar para você não esquecer quando deve fazer cada tratamento - em casa ou no salão. Listamos quais os cuidados diários, semanais, quinzenais, mensais e até a cada três ou seis meses.
O cabelereiro Anysio Estevão, da clínica Più Bella Capelli, o terapeuta capilar Helcio Fiszpan e o hair stylist Wall Freitas, do Studio Jakbell, no Rio, dão as superdicas, anote:
Isolamento social e pensamentos negativos afundam ainda mais o depressivo
A depressão está longe de ser um mal menor - pelo contrário, é uma doença séria que exige acompanhamento médico. A importância do tratamento foi reforçada com a divulgação do estudo "Health in Brazil" (Saúde no Brasil), publicado no periódico científico Lancet, no último dia 9 de maio. Um dos dados mais alarmantes dessa extensa pesquisa é o de que as doenças psiquiátricas, incluindo a depressão, têm diminuído a expectativa de vida do brasileiro mais do que doenças cardiovasculares, que ocupam o segundo lugar no ranking. Aparentemente silenciosa, a depressão é responsável por 19% dos anos a menos - junto a outros distúrbios psíquicos, como psicose e abuso do álcool -, enquanto problemas cardiovasculares foram responsabilizados por 13% desse retrocesso.
De acordo como a pesquisa, 18 a 30% dos brasileiros já apresentaram sintomas de depressão. Além disso, 10,4% dos moradores adultos da região metropolitana de São Paulo sofrem com a doença. Não é fácil lidar com a depressão, ainda mais quando sabemos que, em geral, o comportamento do paciente costuma enterrá-lo ainda mais no quadro. "O 'slogan' dele é 'não vejo saída, não tem solução'", explica a psicóloga e escritora Olga Tessari, de São Paulo. Confira a seguir quais são os hábitos mais nocivos ao tratamento da doença.
Isolamento social
É um dos principais comportamentos nocivos e pode variar de acordo com o nível da depressão. A psicóloga Aridinéa Vacchiano, do Rio de Janeiro, diz que, em casos de depressão leve, ainda há algum envolvimento e até mesmo vontade de superação. Em nível moderado, existe mais dificuldade em suportar a pressão, o que compromete o rendimento de sua produção e a clareza da percepção. Isso facilita o isolamento. Já na depressão severa, o depressivo pode sofrer até mesmo de amnésia e ilusões, chegando ao isolamento total.
Nesse último estado, o ciclo de pensamentos negativos se torna constante, podendo levar a pessoa até mesmo ao suicídio. Aqui, familiares e amigos são fundamentais para resolverem algo que está fora do alcance das mãos do depressivo: sua recuperação. O convívio social tem papel importantíssimo, já que tornará menos frequente essas ideias ruins.
A dica da psicóloga Olga Tessari é chamar a pessoa para fazer coisas que a agradem. Brigas frequentes em casa ou a obrigação de ter que fazer algo que não gosta diminui ainda mais a autoestima do portador da depressão, piorando o quadro da doença.
Ao mesmo tempo, a ajuda médica jamais deve ser esquecida. "A depressão provoca desequilíbrio na produção de algumas substâncias e precisa de medicação para restabelecer essa produção, alem de terapia, que tratará das causas da doença", esclarece Olga.