Centenas de candidatos realizaram no último domingo (20) as provas da 2ª fase do concurso para Agentes de Leitura. Onze vagas estão disponibilizadas para o município de Santo Estevão.As provas foram realizadas na Escola Maria Irene em duas etapas: oral (avaliada por uma banca formada por professores) e escrita (com avaliações de língua portuguesa e redação). Em média, os candidatos gastaram quatro horas para realizar as duas etapas das provas. O processo seletivo faz parte do projeto para formação de Agentes de Leitura do Programa Mais Cultura do Estado da Bahia.Se fizeram presentes ao processo de aplicação e avaliação das provas escrita e oral, as Coordenadoras do Projeto Agentes de Leitura, vinculadas à Fundação Pedro Calmon/Salvador - Bruna Lessa e Raquel de Ávila, o Diretor de Cultura, responsável pela implantação do projeto no Município, Jackson Ribeiro, bem como o Sr. Rogério Costa - Prefeito do Município, ao qual esteve em todas as salas desejando boa sorte aos candidatos.Este Projeto é muito importante, pois é durante a leitura que descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno e que ler é algo importante e prazeroso e assim, com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz, afirma o Diretor de Cultura do Município de Santo Estevão, Jackson.Ribeiro. O mesmo aproveitou o ensejo para agradecer à todos os fiscais e avaliadores que ali se fizeram presentes: Gêisa Nobre, Laise Silva, Cida Galvão, Maria das Graças Barreto, Clayton Gomes, Mara Sandra Figueiredo, Getúlio Sacramento, Lamartine Leal, Diony Sena, Andrea Leite, Romárcia Oliveira, Alysson Ribeiro, Joilma Silva, Claudia de Jesus.
Texto: Alysson Ribeiro e Jackson Ribeiro
Galeria de Fotos:
Fotos: Jackson RibeiroMONUMENTO DO POVO AFRICANO
Escritor da inacabada obra Luz do Adro, Francisco Anísio Costa Pinto inicia movimento para a construção de um monumento na área do primeiro Cemitério de Santo Estevão, em homenagem ao povo africano ali sepultado.
“É preciso que ações capazes de lembrar como se formou a nossa população sejam materializadas. E a construção de um monumento é essencial nesse passo.”
Nosso Campo Santo foi fertilizado com o sangue do povo africano1, e como tudo o mais relacionado aos horrores da escravidão, foi esquecido debaixo dos nossos passos diários na Praça da Bandeira, a tão conhecida Praça da Lua.
O resgate e a restauração do espaço sagrado aparecem como elemento essencial à perpetuação na memória do povo, daquilo que possa de mais significar a natureza concerta que nos dias atuais possa ser lembrado com alegria da comunidade que se formou nesse tempo. A lembrança do negro nos indicará o momento particular de reconhecimento do quanto significou a sua presença na formação dessa terra boa.Moçambique, Angola, Gana, Benin, Nigéria, por suas nações gegê e nagô, devem ser lembrados continuadamente no nosso caminhar. Urge erguer um monumento a esse povo que nos inseriu e nos mantêm livres nos dias atuais, seja na força do trabalho, seja na luta diária pela igualdade. Luz do Adro tem a missão de abrir o baú da história local, por acreditar que a realidade sobre a origem de cada um possa trazer um prazer novo, pela capacidade de crescimento contínuo que a nação africana possibilitou no desenvolvimento de Santo Estevão.
Não se há por esquecer a presença portuguesa, também sepultada na Praça e dentro da Igreja, porque eles foram os colonizadores, os responsáveis diretos pela organização da vila que se formou. O povo indígena aparece no momento em que se dá a miscigenação, pois não se encontrou registro algum de óbito relacionado ao gentio paiaiá até o momento.
Quantos de nós não já ouvimos dizer que uma avó, bisavó, tataravó era de descendência africana ou indígena2. A miscigenação racial envolvendo o povo português se dá com as mulheres africanas e indígenas prioritariamente, por isso a citação e lembrança de descendentes do sexo feminino.
1 Registros da Igreja Católica e exames de ossada comprovam a existência do primeiro Cemitério da então Villa de Santo Estevam do Jacuhype a partir de 1752 na atual Praça da Bandeira (Praça da Lua).
2 Sobre os índios trataremos em outro momento.
Texto: Alysson Ribeiro e Jackson Ribeiro
Fotos: Jackson Ribeiro
Santo Estevam de Jacuhype (e sua segunda sede)
Passados 2721 anos de sua formação, pesquisa aponta que o fundador da “segunda sede” da Villa de Santo Estevam de Jacuhype pertencia a Ordem do Carmo, em Cachoeira, e se chamava Padre Antonio da Costa e Almeida.
A única citação feita pelo Padre Antonio Rodrigues Nogueira, que foi designado para instalar a Freguesia em 1752, e admitida como verdadeira, foi reproduzida ao longo do tempo, dando manutenção ao erro, por chamar o nosso fundador de Padre José da Costa de Almeida2. A fundação de nossa atual sede enfrentou muitos inconvenientes, pelo desejo de manutenção da devoção a Santo Estevão. Durante muitos anos houve ações contrárias à mudança de sede, pelo desprezo
1 São 272 anos, contados a partir de 1739, ano da chegada do padre Antonio da Costa e Almeida.
2 (...) . Em nenhuma parte desta Freguezia tem agoas nativas (quero dizer Fontes) e somente na paragem chamada o Salgado tem hum olho de agoa nativa, que hé o lugar donde se tem determinando levantar a Igreja Matris que Sua Magestade foi servido mandar fazer nesta Freguezia, e donde não há Capellas mais do que a de S. Estevão, de que no princípio desta relação fiz menção, a qual deixou de todo arruinar o seo Administrador o Padre Jozé da Costa de Almeida em ódio a Creação da dita Freguezia, e só porque nela senão administracem os Sacramentos na falta da Igreja matris, e assim o conseguio o seu inexorável animo porque os Sacramentos, se administrão em huma Caza de palha donde rezido: nem a Igreja Matriz que Sua Magestade foi servido mandar levantar, se tem levantado athé o prezente e menos a Caza que mandou fazer para a rezidencia do Parocho neste agreste e áspero sertão. (...)
Trechos da obra Luz do Adro, do pesquisador Francisco Anísio Costa Pinto
e abandono da primeira Capela e conseqüentemente da originária Villa de Santo Estevam de Jacuhype, no atual município de Antonio Cardoso.
A história oral nos relatava que “insatisfeita” com a mudança de local, a imagem de Santo Estevão “retornava caminhando” para a sua capela antiga, tendo como prova disso as pegadas da imagem do santo na areia, ato contínuo, o seu reaparecimento na velha capela. Em verdade esse mistério foi criado e mantido na memória dos habitantes de modo folclórico, mas ele refletia o desejo daqueles que viviam na região da capela antiga, no atual distrito de Santo Estevão do Paraguaçu (Velho), que não queriam uma briga estampada com a Igreja, desejando tão somente a manutenção e existência da sua capela. Mas essa divergência se perpetuou, e a cada novo ano continuava o problema, tendo sido necessário o padre Antonio da Costa e Almeida mandar buscar outra imagem de Santo Estevão em Santo Antonio de Lisboa, Portugal, devolvendo a primeira imagem ao seu local de origem no atual distrito de Santo Estevão do Paraguaçu (Velho).
O fato da nova sede se achar instalada no caminho que ligava Cachoeira ao sertão, em local propício ao crescimento, a vila antiga não prosperou, e passados 1043 anos da mudança, no ano de 1843, por pedido do padre Francisco Gomes dos Santos e Almeida, sobrinho do Padre Antonio da Costa e Almeida, é criada a freguesia de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, como forma de compensar a comunidade que ficou abandonada durante tanto tempo.
Verificamos que o pedido do Padre Francisco Gomes dos Santos e Almeida, sobrinho do nosso fundador, visava recuperar o que houve de mal àquela comunidade, o que está demonstrado na escolha da santa de devoção, Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, não obstante haver sido preservada a devoção a Santo Estevão, no mesmo local, sendo criada uma nova capela que abriga a imagem de Nossa Senhora do Resgate, na sede do município de Antonio Cardoso.
3 São 104 anos, contados a partir de 1739, ano da chegada do padre Antonio da Costa e Almeida no atual Santo Estevão.
Renasce o futebol da Liga Desportista Santoestevense
![](http://www.fbfweb.org/fotos/noticias/731/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
A Primavera é conhecida como “a estação das flores”, mas mundialmente é cultuada como a libertação do frio do Inverno, época em que tudo parece morrer ou cair em profundo sono. No Brasil, ela tem início em setembro, e foi no último domingo, dia 04, que o Estádio Luis Viana Neto, de Santo Estêvão, saiu oficialmente de sua hibernação.
![](http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Estadio-Municipal-040.jpg)
Apelidado de “Bandarrão”, o estádio da Liga Desportista Santoestevense havia entrado numa reforma de larga escala desde 2009. Vestiários e banheiros consertados, arquibancada ampliada para 4.500 assentos, iluminação reforçada, enfim, se buscam uma analogia, pode-se dizer que o trabalho feito por lá não foi uma simples aplicação de botox, foi uma cirurgia plástica completa.
![](http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Estadio-Municipal-042.jpg)
Outro destaque dessa renovação é a estátua que fica na entrada: um tributo ao Ronaldo Fenômeno – em seu tempo de glória, muitos quilos e polêmicas atrás, numa pose Super-Homem High Fashion –, feita pelo artista local William Araújo.
![](http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Estadio-Municipal-002.jpg)
Durante a reinauguração, foi distribuída a Revista Esportiva, uma publicação feita pela própria LDS, de periodicidade semestral. Nela, divulgam-se os principais eventos desportivos do município, sejam eles diretamente realizados pela Liga ou não.
Novidades da LDS
Após um hiato de mais de dois anos, foi retomado o Campeonato Municipal de Futebol da cidade. Começou no dia 04 e a final será no dia 27 de novembro.
![](http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Estadio-Municipal-111.jpg)
Os times participantes são: Atlético Santoestevense, Brasiliense do Vista Alegre, Caatinga Futebol Clube, Conga Esporte Clube, Juazeiro Futebol Clube, Lamarão Futebol Clube, Grêmio Esportivo Miravaca, Real Atlético Clube, Santo Estêvão Esporte Clube e Tapaiúna Esporte Clube.
![](http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Estadio-Municipal-244.jpg)
Quando cada time passa de fase, recebe uma gratificação: quem passa da 1ª para a 2ª recebe R$1.000,00 e quem vai da 3ª para a 4ª, R$1.500,00.
Para o vencedor, serão dados R$8.000,00 e a Taça Rogério Costa. O segundo lugar leva R$4.000,00 e a Taça Rangelisio Enéias do Carmo Filho; e o terceiro, R$2.000,00.
Presidente da Liga Desportista Santoestevense, Luis Eduardo Santana Santos Silva (centro), acompanhado
do vice-presidente Léo Moura (esquerda) e do diretor de futsal Fredson Timbira (direita)
na visita da tarde de ontem.
do vice-presidente Léo Moura (esquerda) e do diretor de futsal Fredson Timbira (direita)
na visita da tarde de ontem.
O presidente da LDS, senhor Luis Eduardo Santana Santos Silva, conta que não só o estádio é novo – a Liga fez outras aquisições e já nesse campeonato o torcedor poderá notar que o placar e as bandeiras dos auxiliares são eletrônicos, assim como as placas de substituição. “Padrão FIFA”, garantiu o vice-presidente Léo Moura. “E as traves são do estilo europeu”, adiciona Luis Eduardo.
![](http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Estadio-Municipal-246.jpg)
Os últimos jogos foram da 2ª rodada. O Conga venceu o Tapaiúna por 2 a 1, enquanto o Real foi derrotado pelo Caatinga por 1 a 0. No próximo domingo, dia 25, o Lamarão vai se opor em campo ao Miravaca, às 15h. No mesmo dia, às 17h30, o Atlético Santoestevense duelará com o Juazeiro.
![](http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Estadio-Municipal-628.jpg)
O torcedor poderá acompanhar os resultados através deste link:http://www.konkuri.com/tournaments/4bd50799f7
Fonte: Federação Bahiana de Futebol
Postado por Caloan Guajardo - Comunicação FBF em 22/09 - em Ligas
Santo Estevão: Escolhidas a Rainha e Princesas do Micareta
Na noite deste sábado (17), foram escolhidas a Rainha e Princesas da Micareta de Santo Estevão.
As candidatas desfilaram na passarela durante apresentação para a platéia e o corpo de jurados do concurso.
Ingrid Santos, de 20 anos é a primeira Rainha do Micareta. Jéssica Regina, também com 20 anos de idade e Luana Santana, de 22, são as princesas eleitas.
A partir de agora elas irão representar a alegria e a beleza do povo santoestevense durante os festejos que acontecerão nos próximos dias 20 e 21 com atrações como Margareth Menezes, Tatau, Harmonia do Samba, Negra Cor, Oito7 Nove4 e Paphirô.
Conheça o perfil das campeãs:
Titulo: RAINHA DO MICARETA
Nome: Ingrid Santos
Idade: 20 anos
Altura: 1,67 m
Peso: 59 kg
Signo: Escorpião
Música do Micareta: Dandalunda
Seu sonho: Viver em uma sociedade mais justa
Titulo: PRINCESA DO MICARETA
Nome: Jéssica Regina
Idade: 20 anos
Altura: 1,62 m
Peso: 72 kg
Signo: Virgem
Música do Micareta: Comando, Comando
Seu sonho: Graduar-se em Biomedicina
Titulo: PRINCESA DO MICARETA
Nome: Luana Santana
Idade: 22 anos
Altura: 1,80 m
Peso: 56 kg
Signo: Leão
Música do Micareta: Sim, sim, sim, sim, não, não, não, não
Seu sonho: Viver uma sociedade igualitária
Santo Estevão: Biblioteca Municipal abre concurso para produções artísticas.
A Biblioteca Municipal Senador Josaphat Marinho, em Santo Estevão, abriu edital para concurso de Cartas, Poesias, Crônicas, Contos, Cartazes, Fotografias, Telas / Obras Artísticas e Representações Criativas da Bandeira Municipal, para estudantes da redes pública e privada de ensino, bem como universitários e professores em situação de regência de classe.
De acordo com a coordenação do projeto, as produções selecionadas, de acordo com o regulamento, farão parte do livro "Sonhos, Memórias e História de um Povo que prospera".
Para maiores informações, os interessados deverão dirigir-se à sua Unidade Escolar ou através do e-mail bibliotecamunicipalsantoestevao@hotmail.com.
As inscrições vão até o dia 20 de setembro.
Muita adrenalina e emoção na etapa de MotoCross em Santo Estevão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizvd0oQ551FIJ787LlIdmrwshjq2tdkjBXJrqW3Bb4ZMBQWPoaF3JYUKFdA19BGCCPBT4cqn0xeWTRfY0jt-Yrn3oE-VGliQULEMn9gFgcCnnfc6Gqvu_nfYJbrUBeV0oljZ_3GnYqEGiG/s320/capa.jpg)
A PJ - Pastoral da Juventude de Santo Estevão realizou na manhã desta quarta-feira (7), passeio
ciclístico para comemorar a Independência do Brasil.Os ciclistas saíram da Praça Sete de Setembro rumo à Fazenda Conga, onde participarão das comemorações com shows artísticos.
I LUAU CULTURAL
E para comemorarmos, o Departamento de Cultura convida a todos para o LUAU NA LAGOA... uma noite de muita música, teatro e dança.
Será nesta sexta, dia 09, às 20h, na Lagoa de Plínio.
LUAU NA LAGOA: a arte em comunhão com a natureza
Participe
Santo Estevão: 90 anos
O melhor presente é você!!
Apoio: Prefeitura Municipal de Santo Estevão/Ba
Galeria de fotos do 1º Luau na Lagoa
Santo Estevão: Hoje tem cinema na praça abrindo o mês comemorativo aos 90 anos do município
Santo Estevão vai sediar mais um encontro de motocross. O evento acontecerá nos próximos dia 10 e 11 e faz parte das comemorações dos 90 anos de emancipação política do município.
O encontro de motocross, promovido pela AMBA - Associação de Motociclismo da Bahia e que conta com o apoio da prefeitura municipal de Santo Estevão, promete levar muita adrenalina para os amantes do esporte.
Boxe: Xuxa confirma favoritismo e vence luta em Santo Estevão
Xuxa (de uniforme azul) confirma favoritismo e vence
mais uma luta em Santo Estevão
Muita adrenalina e vibração marcaram a noite deste sábado no Ginásio de Esportes em Santo Estevão com o evento esportivo Show Boxe Predador Fight.
Já nas disputas preliminares os pugilistas levaram o público à vibração à cada round. Mas sem dúvida alguma, a adrenalina mesmo ficou para a luta principal entre o campeão brasileiro Xuxa versus Brancão.
Com golpes certeiros, Xuxa venceu a luta e agora acumula dezoito vitórias consecutivas do campeonato.
O evento, inédito no município, foi promovido pela Liga Desportiva Santoestevense e contou com o apoio da prefeitura municipal de Santo Estevão.
De acordo com os organizadores, o município vai sediar em breve mais uma etapa desta modalidade esportiva.
RESULTADO FINAL - VESTIBULAR 2011 - UAB/EAD
BIOLOGIA
CLASSIFICAÇÃO | NOME | CATEGORIA | NOTA |
1 | MARIA DAS GRAÇAS B. T. DOS SANTOS | Professor | 8.50 |
2 | GRACIENE DE CARVALHO MENDES SOUZA | Professor | 8.00 |
2 | ZELIA JESUS DE SANTANA | Professor | 8.00 |
2 | MARCELO SILVA SANTOS | Professor | 8.00 |
5 | LIGIA MARIA FALCÃO DE QUEIROZ BANTIM | Professor | 7.75 |
6 | JACKSON RIBEIRO DA SILVA | Professor | 7.25 |
6 | ADELINO ALVES DO VALE | Professor | 7.25 |
8 | ANA MARIA RODRIGUES DA SILVA | Professor | 7.00 |
9 | ALAIDE DOS SANTOS GOMES | Professor | 6.75 |
10 | COSME DA CONCEIÇÃO SILVA | Professor | 6.50 |
10 | LIVIA COSTA PINTO MENDES | Professor | 6.50 |
10 | LUCIENE DOS SANTOS SILVA | Professor | 6.50 |
10 | MARIA JOSE PIRES DA ROCHA | Professor | 6.50 |
14 | LUANA ARAÚJO SANTOS | Professor | 6.25 |
14 | VÂNIA MOURA RODRIGUES | Professor | 6.25 |
16 | NUBIA LAFAYETTE DA SILVA SILVA | Professor | 6.00 |
16 | ROSANA CARDOSO DOS SANTOS CARVALHO | Professor | 6.00 |
18 | ENICLEIDE MOREIRA DA SILVA | Professor | 5.75 |
18 | SONIA DIAS DA SILVA | Professor | 5.75 |
20 | MARIA DAS DORES DE ARAGAO CASAIS | Professor | 5.50 |
20 | AGENISANTOS SOUZA | Professor | 5.50 |
20 | VALSILENE PEREIRA TOMAZ | Professor | 5.50 |
23 | LIGIA MARIA FALCÃO DE Q. BANTIM | Professor | 5.25 |
24 | ERICA CERQUEIRA PEREIRA | Professor | 4.75 |
24 | VALDIRENE GOMES PEREIRA | Professor | 4.75 |
26 | ARLETE SILVA DE JESUS MAXIMO | Professor | 4.25 |
26 | EDLAINE SANTOS MACHADO | Professor | 4.25 |
26 | GIRLENE MAGALHÃES CONCEIÇÃO | Professor | 4.25 |
29 | ELISABETE PINHEIRO CRUZ | Professor | 4.00 |
30 | VALDÉLIA BASTOS DA SILVA | Professor | 3.75 |
31 | ELIENE GOMES PEREIRA | Professor | 3.50 |
31 | FERNADA SOUZA SENA | Professor | 3.50 |
33 | ELIZANGELA PEREIRA SANTOS SOUZA | Professor | 3.25 |
34 | CLAUDIO LIMA SILVA ARTELOSA | Demanda Social | 8.75 |
34 | NERIVELTON GOMES NUNES | Demanda Social | 8.75 |
EDUCAÇÃO FÍSICA
CLASSIFICAÇÃO | NOME | CATEGORIA | NOTA |
1 | GILSON PEREIRA DA SILVA | Professor | 9.00 |
2 | ANGEVAL DA CONCEIÇÃO GOMES MENESES | Professor | 8.75 |
2 | PAULO SERGIO LEITE SANTOS | Professor | 8.75 |
4 | GESAEL PASSOS FERREIRA | Professor | 8.00 |
4 | JUSILEIDE BATISTA DE OLIVEIRA | Professor | 8.00 |
6 | ISAEL DA CONCEIÇÃO SANTIAGO | Professor | 7.75 |
6 | ANA JOELMA CARNEIRO DE OLIVEIRA | Professor | 7.75 |
8 | ORLANDO BRUNO DE ALMEIDA SILVA | Professor | 7.50 |
9 | ALEX MIGUEL MOREIRA DA SILVA | Professor | 7.25 |
9 | ANA PAULA SAMPAIO SOUZA SILVA | Professor | 7.25 |
9 | EVALDO BORGES ARAUJO | Professor | 7.25 |
9 | ANA ISABEL MOREIRA GOMES | Professor | 7.25 |
13 | FABÍOLA SILVA DE ASSIS OLIVEIRA | Professor | 7.00 |
13 | JUSSIARA ALVES DA CONCEIÇÃO | Professor | 7.00 |
13 | MARIA IVONETE SOUZA DA SILVA | Professor | 7.00 |
16 | EDILANE DE JESUS LOBO | Professor | 6.75 |
16 | LUCIANA PEREIRA DIAS SANTOS | Professor | 6.75 |
16 | SIRLEX DE ALMEIDA FIGUEREDO | Professor | 6.75 |
19 | CLAUDIA LOUZADA SILVA | Professor | 6.50 |
20 | ELISABETE MARIA OLIVEIRA DE SANTANA | Professor | 6.25 |
20 | MARINEIDE DA PAIXÃO SOUZA | Professor | 6.25 |
22 | ROGIEL CERQUEIRA NETO | Professor | 6.00 |
22 | ROMÃO DA SILVA PEREIRA NETO | Professor | 6.00 |
24 | EVELTON SANTOS DE LIMA | Professor | 5.75 |
24 | JOEL ALMEIDA DE JESUS | Professor | 5.75 |
24 | VAGNER ARAUJO CAVALCANTE | Professor | 5.75 |
27 | SÍLVIA MARIA CERQUEIRA DE SOUZA | Professor | 5.25 |
27 | TAMIRES CONCEIÇÃO RAMOS | Professor | 5.25 |
29 | PATRICIA DE MEDEIROS LEITE | Professor | 5.00 |
29 | VALDEMIRO SERRA DOS ANJOS | Professor | 5.00 |
31 | ANA LUCIA VENAS DA SILVA PEREIRA | Professor | 4.75 |
31 | ANTONIETA BARBOSA DA SILVA LEAL | Professor | 4.75 |
31 | GUSTAVO SANTANA DOS SANTOS | Professor | 4.75 |
31 | ILMA DA COSTA GOMES | Professor | 4.75 |
31 | ADAILZA LEITE MOREIRA | Professor | 4.75 |
HISTÓRIA |
CLASSIFICAÇÃO | NOME | CATEGORIA | NOTA |
1 | LEILA MAGAHÃES DE ALMEIDA | Professor | 8.25 |
2 | MIRELLE DE ALMEIDA GONÇALVES | Professor | 7.75 |
3 | SONIA REGINA DE JESUS LIMA | Professor | 7.50 |
4 | IVANILDA RAMOS MIRANDA DE CARVALHO | Professor | 7.25 |
4 | SIDNEA ROCHA AMORIM | Professor | 7.25 |
6 | CRISTIANO PEREIRA RODRIGUES | Professor | 7.00 |
6 | JAIMARA MORENO MORAES SERRA | Professor | 7.00 |
8 | ANTONIA MOTA NOBRE | Professor | 6.75 |
9 | ROSANEY SILVA DE SANTANA MACEDO | Professor | 6.50 |
9 | SELMA MARIA SACRAMENTO OLIVEIRA | Professor | 6.50 |
11 | EDILENE DA SILVA PEREIRA | Professor | 6.25 |
11 | IRIS MARIA DA SILVA LIMA E SILVA | Professor | 6.25 |
13 | ALEXSANDRA DA SILVA SOUZA ARAUJO | Professor | 6.00 |
13 | JOSE ALVES DOS SANTOS JUNIOR | Professor | 6.00 |
15 | ELISÂNGELA ARAUJO DE OLIVEIRA | Professor | 5.50 |
15 | JUCILEIDE ALVES DOS SANTOS | Professor | 5.50 |
17 | VALDILEIA DA SILVA LIMA | Professor | 5.25 |
18 | MARCIA DE OLIVEIRA BELO | Professor | 5.00 |
19 | EVANEIDE DE JESUS MOREIRA | Professor | 4.50 |
19 | GEUSA DE JESUS GOMES | Professor | 4.50 |
19 | ROSENICE LIMA DA CRUZ | Professor | 4.50 |
22 | VIVIANE JESUS SILVA | Professor | 4.25 |
22 | SEVERINO GONÇALVES FERREIRA | Professor | 4.25 |
24 | IRANI DA SILVA SANTOS | Professor | 4.00 |
24 | Rosilene Rodrigues de Oliveira | Professor | 4.00 |
26 | JEFFERSON CERQUEIRA GOMES | Professor | 3.75 |
27 | MARCIA MACHADO SOUZA | Professor | 3.50 |
28 | MARIA ELZA SALES DA SILVA | Professor | 2.50 |
29 | ALEXANDO CARVALHO DE OLIVEIRA | Demanda Social | 9.25 |
29 | WELLINGTON DOS SANTOS SANTANA | Demanda Social | 9.25 |
31 | EMANUELY COSTA DE OLIVEIRA | Demanda Social | 8.75 |
32 | EDNA NEVES DA SILVA | Demanda Social | 8.50 |
32 | RICARDO DOS REIS SILVA | Demanda Social | 8.50 |
34 | EDIMARIO LOPES LIMA | Demanda Social | 8.25 |
34 | JOSEANE COSTA SANTANA | Demanda Social | 8.25 |
34 | LELIANE GONÇALVES MACHADO | Demanda Social | 8.25 |
34 | MANOELA RIBEIRO DA SILVA | Demanda Social | 8.25 |
34 | MIRALVA GONSALVES FERREIRA | Demanda Social | 8.25 |
34 | PAULO NICOLAU DE JESUS SMIGURA | Demanda Social | 8.25 |
34 | PENIZE DOS SANTOS BORGES | Demanda Social | 8.25 |
34 | VERÔNICA MARQUES DOS SANTOS | Demanda Social | 8.25 |
42 | ANGELA FERREIRA DOS SANTOS | Demanda Social | 8.00 |
42 | FABIO SANTOS ALMEIDA | Demanda Social | 8.00 |
42 | FERNANDA SANTANA DA CRUZ | Demanda Social | 8.00 |
42 | FLÁVIO GONÇALVES DE SOUZA | Demanda Social | 8.00 |
42 | GEOVANIA DE OLIVEIRA FONSECA DA SILVA | Demanda Social | 8.00 |
42 | JHONNATAN MAGALHÃES SANT ANA | Demanda Social | 8.00 |
42 | LUGEANE DE JESUS SANTANA | Demanda Social | 8.00 |
42 | WEDSON TITO DA MOTA | Demanda Social | 8.00 |
42 | TATIANA MARQUES SANTOS | Demanda Social | 8.00 |
42 | VALQUIRIA MOREIRA DE JESUS | Demanda Social | 8.00 |
LETRAS COM INGLÊS
CLASSIFICAÇÃO | NOME | CATEGORIA | NOTA |
1 | RENATA PEREIRA DOS SANTOS | Professor | 7.75 |
2 | CATIA SANTOS MATOS | Professor | 7.50 |
2 | SARA DA CRUZ CONCEIÇÃO | Professor | 7.50 |
4 | EDNA PEREIRA LEITE | Professor | 7.00 |
5 | VERUSKA OLIVEIRA GOMES | Professor | 6.50 |
5 | VANUZA SANTANA DE SOUZA | Professor | 6.50 |
7 | TELMA MARIA SANTANA DOS SANTOS SILVA | Professor | 6.25 |
7 | SANDRA RODRIGUES DA ROCHA | Professor | 6.25 |
7 | UELITON DE OLIVEIRA VENAS DOS REIS | Professor | 6.25 |
10 | SELMA REGINA DE JESUS PASSOS | Professor | 6.00 |
11 | JACIONETE SILVA DOS SANTOS | Professor | 5.00 |
12 | ILEID DAIANE BORGES DA CONCEIÇAO | Professor | 4.50 |
13 | QUELIANE SANTOS DA SILVA | Professor | 4.25 |
13 | ALDENICIA SANTANA ALVES | Professor | 4.25 |
15 | ELIEZIO VITORIA SANTOS | Demanda Social | 9.25 |
16 | GILSON RODRIGUES DO BONFIM | Demanda Social | 8.50 |
16 | PATRICIA GRAMLICH DIAS DE ALMEIDA | Demanda Social | 8.50 |
18 | RAFAELA MAGALHAES SILVA | Demanda Social | 8.25 |
18 | TASSIO DA SILVA SANTOS | Demanda Social | 8.25 |
20 | CHRISTIANE NOBRE DOS SANTOS | Demanda Social | 8.00 |
20 | NATALINA DE JESUS PINTO | Demanda Social | 8.00 |
20 | MARIA OLIVIA MAGALHÃES DE S. BERNARDO | Demanda Social | 8.00 |
20 | MARIA ZELIA DA SILVA JUNIOR | Demanda Social | 8.00 |
24 | LEONES SANTANA DE CERQUEIRA | Demanda Social | 7.75 |
25 | ARIANA OLIVEIRA CASTRO | Demanda Social | 7.50 |
25 | JOAO LEITE DE SANTANA | Demanda Social | 7.50 |
25 | LIZENÍ SANTIAGO C. DO NASCIMENTO | Demanda Social | 7.50 |
25 | LUCAS DA SILVA SANTOS | Demanda Social | 7.50 |
25 | LÚCIA DE FÁTIMA DE SENA SARAIVA | Demanda Social | 7.50 |
25 | NAIARA BERNARDO DOS SANTOS | Demanda Social | 7.50 |
25 | ADAILZA SANTANA COELHO | Demanda Social | 7.50 |
32 | ELIVANE SOARES DE OLIVEIRA | Demanda Social | 7.25 |
32 | LARISSA DE SOUZA SANTANA | Demanda Social | 7.25 |
32 | MATHEUS MENDES PIMENTEL | Demanda Social | 7.25 |
32 | MODIKSON GOES SANTOS | Demanda Social | 7.25 |
32 | PAULO ROBERTO SANTOS BRITO | Demanda Social | 7.25 |
32 | THIAGO DIAS GONÇALVES | Demanda Social | 7.25 |
38 | ANGELITA MEDEIROS DA SILVA LIMA | Demanda Social | 7.00 |
38 | CRISTIANE MACHADO DE OLIVEIRA | Demanda Social | 7.00 |
38 | JOSEANE CONCEICAO MENESES | Demanda Social | 7.00 |
38 | LETÍCIA CARDOSO FREITAS DA SILVA | Demanda Social | 7.00 |
38 | MÔNICA DE OLIVEIRA E SILVA | Demanda Social | 7.00 |
38 | SÍLVIA LORENA CERQUEIRA DOS SANTOS SILVA | Demanda Social | 7.00 |
38 | THAYSI PINHEIRO DE CARVALHO | Demanda Social | 7.00 |
45 | DANIELA DE SOUZA FIGUEIREDO | Demanda Social | 6.75 |
45 | EDER CERQUEIRA DE SOUZA SILVA | Demanda Social | 6.75 |
45 | EMILENE DOS SANTOS CERQUEIRA | Demanda Social | 6.75 |
45 | HELENA DOS SANTOS GOMES SOUZA | Demanda Social | 6.75 |
45 | JOBSON RODRIGUES PAIXÃO | Demanda Social | 6.75 |
45 | VERÔNICA MAGALHÃES O. E. B.DOS SANTOS | Demanda Social | 6.75 |
45 | VANESSA DA SILVA COSTA | Demanda Social | 6.75 |
MATEMÁTICA
CLASSIFICAÇÃO | NOME | CATEGORIA | NOTA |
1 | GENILTON AZEVEDO DE JESUS | Professor | 9.25 |
2 | ELIOENAI BRAZIL DE OLIVEIRA | Professor | 8.75 |
3 | ROSI MICHELLE SILVA FERREIRA | Professor | 8.50 |
4 | JO SÉ RENÉ OLIVEIRA DE AZEVEDO | Professor | 8.25 |
5 | MARIA DE FÁTIMA ANDRADE BASTOS | Professor | 8.00 |
6 | JOÃO PEDRO SANTANA OLIVEIRA JÚNIOR | Professor | 7.25 |
6 | MARLI DIAS CERQUEIRA | Professor | 7.25 |
8 | ICARO CEDRIC RAMALHO | Professor | 7.00 |
9 | TATIANA SANTANA BARBOSA SARDINHA | Professor | 6.75 |
10 | NEUSA ANGÉLICA DA SILVA GOMES SOUZA | Professor | 6.50 |
10 | TELMA REGINA DA SILVA BASTOS | Professor | 6.50 |
10 | SILVANA SANTOS SILVA DOS ANJOS | Professor | 6.50 |
13 | LUCIENE GOMES DE ARAUJO | Professor | 6.25 |
14 | RITA DE FÁTIMA SILVA SANTOS | Professor | 6.00 |
15 | ALEXSANDA SANTOS DO VALE | Professor | 5.75 |
15 | MARIA DA HORA GONÇALVES DA CONCEIÇÃO SANTOS | Professor | 5.75 |
15 | MARIA NEUSA PEDREIRA DE SANTANA | Professor | 5.75 |
18 | ELDY RODRIGUES NOBRE | Professor | 5.50 |
19 | MARIA MICHELLE COSTA PIRES | Professor | 5.00 |
20 | ANANIAS DE JESUS CRUZ | Professor | 3.50 |
21 | FLAVIANE ALMEIDA SILVA | Demanda Social | 8.75 |
22 | CIDERLANDIA GONÇALVES DA SILVA | Demanda Social | 8.50 |
22 | WEDER MAGALAES SILVA | Demanda Social | 8.50 |
24 | ANA KERCIA FREITAS ARAUJO DA SILVA | Demanda Social | 8.25 |
24 | JURANDI BORGES FERREIRA | Demanda Social | 8.25 |
24 | RICARDO FREITAS SILVA ARAUJO | Demanda Social | 8.25 |
24 | WILLIAN SOUZA BARRETO | Demanda Social | 8.25 |
28 | BEATRIZ DA SILVA BARBOSA | Demanda Social | 8.00 |
28 | DIRLENE GOMES DO AMOR DIVINO | Demanda Social | 8.00 |
28 | ELIOMAR DE SOUZA OLIVEIRA | Demanda Social | 8.00 |
28 | KEDMA MOTA CONCEIÇÃO E SILVA | Demanda Social | 8.00 |
28 | KLEBER SILVA BARBOSA | Demanda Social | 8.00 |
28 | LUCIANO MELO DA SILVA | Demanda Social | 8.00 |
28 | MARINALDO RAMOS DE OLIVEIRA | Demanda Social | 8.00 |
35 | JOSEANE ALMEIDA DE OLIVEIRA GOMES | Demanda Social | 7.75 |
36 | EDINEIA NORMANDIA DE AQUINO | Demanda Social | 7.50 |
36 | GILDEONE SILVA DA JESUS BORGES | Demanda Social | 7.50 |
36 | JOÃO PAULO DE OLIVEIRA ALVES | Demanda Social | 7.50 |
36 | MAILSON MAGNO SERRA BISPO | Demanda Social | 7.50 |
36 | VALMIR QUEIROZ ALVES | Demanda Social | 7.50 |
41 | GABRIEL SANTANA SAMPAIO GEURRA | Demanda Social | 7.25 |
41 | JAILSON JOSE SOUZA DOS SANTOS | Demanda Social | 7.25 |
41 | LUCIANA DE SANT´ANA SILVA | Demanda Social | 7.25 |
41 | WAGNER DA SILVA SANTOS | Demanda Social | 7.25 |
41 | RODRIGO MOACIR MENEZES DA CRUZ | Demanda Social | 7.25 |
41 | SUZETE SOUZA GOMES | Demanda Social | 7.25 |
41 | THARLES SOUZA DA SILVA | Demanda Social | 7.25 |
48 | HELTON DION MOURA SILVA | Demanda Social | 7.00 |
48 | LUCI HERDESTI SILVA PIRES | Demanda Social | 7.00 |
48 | SHEILA DE ANDRADE SOARES | Demanda Social | 7.00 |
PEDAGOGIA
CLASSIFICAÇÃO | NOME | CATEGORIA | NOTA |
1 | DJAMARA LOPES DE QUEIROZ | Professor | 9.75 |
1 | GILSON STHENIO DE SOUZA E SILVA | Professor | 9.75 |
3 | ELIANE MEDEIROS DA SILVA | Professor | 7.75 |
3 | IZAAC BARBOSA LÔBO FILHO | Professor | 7.75 |
3 | NAIARA DA SILVA SANTOS | Professor | 7.75 |
6 | NATALICE SANTANA DE SOUZA | Professor | 7.50 |
7 | SIDINA COSTA TOMAZ | Professor | 7.00 |
8 | ANA LÚCIA GONÇALVES DE SOUZA | Professor | 6.75 |
8 | ELIZÂNIA BARBOSA MIRANDA E SILVA | Professor | 6.75 |
8 | EURICO CRUZ ALVES | Professor | 6.75 |
8 | FERNANDA VASCONCELOS MOREIRA | Professor | 6.75 |
8 | MARIA APARECIDA SILVA SANTANA | Professor | 6.75 |
8 | AILMA ATAIDE BARRETO PEREIRA | Professor | 6.75 |
14 | EDMUNDA PEREIRA DE SOUZA | Professor | 6.50 |
14 | VERA LUCIA BATISTA RIBEIRO | Professor | 6.50 |
14 | ALAIS SARDINHA COSTA | Professor | 6.50 |
14 | MARIA LUZIANA GONÇALVES GOMES | Professor | 6.50 |
14 | RITA DE CASSIA DA SILVA FERREIRA | Professor | 6.50 |
19 | ELIZANGELA DE SOUZA E SILVA | Professor | 6.25 |
19 | MARIANE DO AMOR DIVINO A. NOBRE | Professor | 6.25 |
19 | MARILENE AMORIM DA CRUZ OLIVEIRA | Professor | 6.25 |
19 | VENUCE COSTA PINTO MENDES | Professor | 6.25 |
23 | SANDRA DIAS AZEVEDO DOS SANTOS | Professor | 6.00 |
23 | TANIA GONÇALVES PIRES | Professor | 6.00 |
25 | BEATRIZ OLIVEIRA DE SOUZA | Professor | 5.75 |
25 | CLAUDIA ARAUJO SANTOS CARDOSO | Professor | 5.75 |
25 | KADJA MOTA DA CONCEICAO E SILVA | Professor | 5.75 |
25 | MARIA RITA GOMES DE ARAUJO | Professor | 5.75 |
29 | ANA PAULA ROCHA SANTANA DE BARROS | Professor | 5.50 |
29 | JUCILENE DA COSTA SOUZA PINTO | Professor | 5.50 |
29 | JULIETA SOUZA MACHADO PINHEIRO | Professor | 5.50 |
29 | PATRICIA MOURA DO NASCIMENTO | Professor | 5.50 |
29 | ADRIANE TRINDADE SILVA | Professor | 5.50 |
29 | ADNALIA XAVIER DE OLIVEIRA RIBEIRO | Professor | 5.50 |
29 | MARIA JOSÉ DE JESUS SILVA | Professor | 5.50 |
29 | MARIA RITA RODRIGUES ATAIDE | Professor | 5.50 |
29 | ROMARCIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA | Professor | 5.50 |
29 | VALDEMIR SILVA DOS SANTOS | Professor | 5.50 |
39 | ALEXANDRA MENEZES SANTOS | Professor | 5.25 |
39 | CELIA MARIA DE QUEIROZ PEREIRA | Professor | 5.25 |
39 | EDNILVA MOURA DOS SANTOS SANTANA | Professor | 5.25 |
39 | ELISABETH VIEIRA LOPES | Professor | 5.25 |
39 | EUNICE ROCHA CASTRO ESTRELA | Professor | 5.25 |
39 | IVONE GOMES DA SILVA FERREIRA | Professor | 5.25 |
39 | JOILZA FIGUEREDO AZEVEDO | Professor | 5.25 |
39 | JUCIARA PEREIRA SODRÉ | Professor | 5.25 |
39 | NEUZA MACHADO DA SILVA | Professor | 5.25 |
39 | RAIMUNDA RIBEIRO SANTANA SANTANA | Professor | 5.25 |
39 | MARILDA DE ALMEIDA DIAS | Professor | 5.25 |
39 | SONIA CRISTINA DOS ANJOS ARAGÃO | Professor | 5.25 |
QUÍMICA
CLASSIFICAÇÃO | NOME | CATEGORIA | NOTA |
1 | ROBERTO DOS SANTOS CASTRO | Professor | 8.50 |
2 | JOSEMAR BRAZ PINTO | Professor | 7.50 |
3 | ALEXANDRO SANTOS MAXIMO | Professor | 6.50 |
4 | MARIA CLEONICE BARROSO MINEIRO | Professor | 5.50 |
5 | IVANILTON PASSOS DO NASCIMENTO | Professor | 1.50 |
6 | DANILLO LOURENÇO SÃO PAULO | Demanda Social | 8.50 |
6 | KATIA GEANE CRUZ SILVA LOBO | Demanda Social | 8.50 |
8 | ANTONIA VICENTINA NUNES RODRIGUES | Demanda Social | 8.25 |
8 | RANGEL CAMPOS DA SILVA | Demanda Social | 8.25 |
8 | ALLEX HEBERT TANFERI BRANDAO | Demanda Social | 8.25 |
11 | ELCIO SOARES DE SANTANA | Demanda Social | 7.75 |
11 | ÉRICA SILVA DA CONCEIÇÃO | Demanda Social | 7.75 |
11 | GELLY MARIA ALMEIDA PORTUGAL | Demanda Social | 7.75 |
11 | GILZA BASTOS DA SILVA | Demanda Social | 7.75 |
11 | THIANE MACEDO PIRES DA ROCHA | Demanda Social | 7.75 |
16 | FRANCISCO GUALBERTO GOMES JUNIOR | Demanda Social | 7.50 |
16 | GERSICA SACRAMENTO DOS SANTOS | Demanda Social | 7.50 |
16 | MACELO SOUZA QUEIROZ | Demanda Social | 7.50 |
16 | ROSIANE DA CONCEIÇÃO GOMES MENESES | Demanda Social | 7.50 |
20 | JACIELLY DA SILVA SANTOS SANTANA | Demanda Social | 7.25 |
20 | JEFFERSON ALMEIDA BARRETO | Demanda Social | 7.25 |
20 | JEFFERSON WASHINGTON LUIZ R. CARDOSO | Demanda Social | 7.25 |
20 | JENIVALDO DA CRUZ LEAL | Demanda Social | 7.25 |
20 | KLEBER FERNANDO SANTIAGO | Demanda Social | 7.25 |
25 | IDALECIO MATTANA | Demanda Social | 7.00 |
25 | IVAN DE MOURA GOMES | Demanda Social | 7.00 |
25 | RAVEL SILVA INVENÇÃO DOS SANTOS | Demanda Social | 7.00 |
25 | CAMILA EMANUELA CERQUEIRA PASSOS | Demanda Social | 7.00 |
25 | ROBERTO DOS REIS SILVA | Demanda Social | 7.00 |
30 | DILEANE NASCIMENTO DOS SANTOS | Demanda Social | 6.75 |
30 | FERNANDA COSTA PAIXAO | Demanda Social | 6.75 |
30 | IVONILDES SILVA CONCEICAO | Demanda Social | 6.75 |
30 | LUCIANO REIS DE SANTANA | Demanda Social | 6.75 |
30 | MIRIELLE PINTO SANTOS | Demanda Social | 6.75 |
30 | VERUSCA LEAL DOS SANTOS | Demanda Social | 6.75 |
QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2011
0
Uneb divulga resultado do vestibular UAB/Ead
A Uneb divulgou na manhã desta quarta-feira (24) a relação dos candidatos aprovados no vestibular da UAB - Universidade Aberta do Brasil na modalidade EaD.
Confira a LISTA DE APROVADOS. (clique na parte vermelha, em seguida clique no link)
Mais de 3 mil candidatos disputaram as 305 vagas distribuídas nos cursos de Letras com Inglês, Matemática, Biologia, História, Pedagogia, Química e Educação Física.
PETI realizou Curso de Artesanato
Durante os dias 18 e 19 de agosto do corrente, o PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, situado à Praça 21 de Setembro, 606, ofereceu o Curso de Artesanato em jornal, papel e papelão para os seus educadores sociais do Programa.
Segundo a Coordenadora do PETI, Arlane Neves, o objetivo do Curso é capacitar nossos educadores em mais uma atividade a ser transmitida às nossas crianças e adolescentes que fazem parte do programa, com a finalidade de aprimorar cada vez mais o nosso trabalho e oferecê-los novas e diferenciadas atividades. Lembrando ainda que esta ação é uma parceria da Secretaria da Assistência Social e da Prefeitura Municipal de Santo Estevão.
A Oficina de Artesanato foi ministrada pelo artesão, Juarez Santuário Evangelista, que já trabalha com confecção em palhas, cipó, tecido, vidro, plástico, revistas e jornais. Para Juarez, o trabalho artesanal é as vezes a única forma do artesão expressar seus sentimentos. Isso tudo resulta em um aspecto único do trabalho artesanal - a exclusividade.
O PETI recebeu a visita do Diretor de Cultura, Jackson Ribeiro que salientou que dentro dos produtos ali trabalhados há sentimentos, emoções, amor - sentimentos que temos o dever de VALORIZAR e RESPEITAR.
Para Zenilda Pereira Macedo - Núcleo Barúanas, a realização de cursos como este se faz cada vez mais necessário, pois acrescentamos ao nosso cotidiano novas técnicas e assim as mesmas serão repassadas.
Durante os dois dias em que estavam sendo ministrado o curso de artesanato, os cursistas puderam contar com todo o carinho dedicado ao café da manhã, almoço e lanche produzidos por Flávia Silva da Hora.
Fotos: Jackson Ribeiro/Getúlio Sacramento/Marcos Rocha
Santo Estevão: Artistas locais participam de I Seminário de Cultura
Na última terça-feira (16), o Departamento de Cultura com apoio da Prefeitura de Santo Estevão, promoveu o I Seminário de Cultura, onde foram debatidas questões ligadas às artes no município. O evento aconteceu na Escola Municipal Dr. Edivaldo Machado Boaventura e contou com a participação de artistas de diversos segmentos culturais. O encontro debateu temas como Políticas Culturais e contou com apresentação Teatral do Grupo Nova Juventude, formado por jovens estudantes da comunidade rural do Km 50. Palestra com a Representante do Instituto Odu Odara, Maria Fulgência – Mestre em Literatura e Diversidade Cultural e apresentação de street dance, com o Grupo Game Over, além da apresentação Teatral com o Grupo Cacos de Teatro, da capital baiana, com o espetáculo:”Comunique já!” Durante o encontro também foram realizadas oficinas temáticas como Contação de História, com Márcio Griô, integrante do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô da Cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. Também foram ministradas oficinas de artesanato com reutilizáveis, sob a coordenação da artesã Alessandra Cruz. As oficinas de música e Expressão Vocal ficaram por conta de Célia Zaim, que é especialista em música pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Já o grupo que trabalhou com representação teatral contou com as orientações de Leandro Rocha, do Grupo Cacos de Teatro da cidade de Salvador. Artistas que optaram pela oficina de dança, teve a coordenação de Valéria Abreu, que é professora de Ballet, Jazz, Street Dance e Dança de Salão do Centro de Cultura e Arte Amélio Amorim da cidade de Feira de Santana.
Coordenadores do Evento: Jackson Ribeiro - Diretor de Cultura e Vanderléia Nascimento
GALERIA DE FOTOS
O Processo Seletivo do Programa de Licenciaturas para Formação de Professores de Ensino Fundamental e Médio, oferecido na modalidade a distância da UNEB que seria no próximo sábado (6), foia adiado para o dia 13 de agosto, às 13:00, nos Municípios / Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Foram inscritos 3.373 candidatos para disputarem as 305 vagas disponíveis no Polo.
A tarde ficou muito atrativa na V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar de Santo Estevão. Durante uma hora, diversos empreendedores e empreendedoras participaram da Oficina Cozinha Prática com Receitas de Milho, com a professora Tânia Borges. Cerca de 40 pessoas marcaram presença e degustaram novidades na cozinha montada para a oficina.
De acordo com a professora Tânia Borges usar e abusar da criatividade. “Estamos usando um recurso natural e cabe a cada um que pretende mexer com a farinha trabalhar e misturar a vontade até achar um ponto e um gosto especial para comercializar os produtos”, explicou a professora Tânia, que fala da importância de apresentar em escala maior a especialidades e usarmos em projetos educativos, “as escolas, universidades deveriam usar esses produtos que não são prejudiciais a saúde e atua com o princípio natural dos produtos”, explicou.
A Oficina Cozinha Prática usou e abusou da criatividade e com os olhares atentos dos participantes. Dona Celeste Silva da Comunidade de Caatinguinha anotava todas as dicas e segredos que a professora revelava. “Estou uma ideia de fazer algo mais saboroso e as dicas da professora vai me dar esse caminho, pois na zona rural o mundo enlatado já tomou conta e estamos agora brigando com produtos que fazem mal a saúde e colocar os que fazem bem a saúde”, explicou dona Celeste.
Os produtos finais da oficina são coxinhas e enroladinhos de farinha de milho com recheios variados. Os mesmos vão ser comercializados na V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar para socializar e divulgar os novos produtos derivados da farinha de milho. A V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar encerra neste sábado. A programação cultural desta sexta: banda Fabilú, Toinho Salles, banda Skankara, Nivaldo Costa, apresentação de dança com grupo Game over, quadrilhas e o grupo da terceira idade Só Alegria.
No sábado, a programação inicia às 8 horas e vai até meia noite, com louvor do Grupo Semente Viva da comunidade de Altamira, Samba de Roda Raízes do Campo, Samba de Roda Unidos de Feira, Grupo de Dança Nova Esperança, Samba de Roda Flor da Caatinga, banda O Sarau, Gil Barbosa e encerrando banda Animal Faminto, com show de 10 anos.
Artesanato e culinária são destaques no segundo dia da Festa do Milho
No segundo dia da V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar de Santo Estevão oficinas e shows abriram oficialmente as atividades da festa. Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e intercambio, a Feira da Agricultura Familiar, na festa é o ponto Aldo e diferente que trás dos derivados da agricultura ao artesanato.
Cultura popular e artesanato são pontos importantes na moderna vida do século 21, onde a criatividade revela os dons de cada agricultor e agricultora familiar, além das novidades da culinária da própria farinha do milho revelam como a cultura popular faz a diferença.
Em destaque na V Festa do Milho, o Artesanato da Comunidade da Modelo chama atenção pelos detalhes e acabamentos feitos a mão. De acordo com a artesã Valdina Oliveira, conhecida como Nenga, moradora da comunidade do Dique trouxe para expor e comercializar tapetes e boina feitos de cordão. “Faço a mais de 8 anos, além disso, sou trabalhadora rural sempre que posso pesquiso e vejo as novidades da moda e isso me dar idéias para inovar e comercializar com qualidade”, explicou dona Nenga ao receber elogios pelo visual e acabamento dos seus produtos.
Inovando ainda mais na V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar, há culinária este ano apresentou ainda mais inovação para os amantes da boa comida. Com uma energia ímpar, a Jaci Lopes da Silva, a conhecida Preta, apresentou na barra central, as coxinhas de farinha de milho. Usando a farinha de milho, caldo de galinha e recheios criativos, dona Preta no final desta manhã, do segundo dia, foi a sensação da barra da cultura popular ao oferecer para degustação as Coxinhas de Farinha de Milho.
“Muito simples fazer a coxinha, o melhor ainda é por ter qualidade nutricional e principalmente o sabor, não fica a dever das tradicionais e, por isso, estamos inovando e vamos divulgar oficinas para as próprias agricultoras e pessoas para aprenderem e fazer para revender”, comentou a Dona Preta, que diz sonhar em sair no programa de televisão. Ela que é dançarina do Samba de Roda Flor da Caatinga canta e dança nos shows.
A V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar inovou este ano com diversas apresentações culturais durante o dia, oficinas e minicursos e feira da agricultura familiar valorizando as três esferas: cultura, agricultor e produto.
0
V Festa do Milho: mais de 60 comunidades rurais marcaram presença no primeiro dia do evento
Na abertura oficial, na sexta-feira (28), às 18 horas, com a Missa em Ação de Graças, com Padre Aristóteles iniciou as atividades da V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar de Santo Estevão, na Bahia. Comemorando os 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santo Estevão realiza todos os anos em parceria com a prefeitura Municipal e as comunidades rurais a festa que valoriza a cultura local e apresenta as novidades da culinária popular derivada do milho, transformando o evento em um espaço de intercâmbio de culturas e ampliação comercial do produto do milho.
“Estamos felizes com a participação das comunidades, as Associações Rurais, que estão junto com o Sindicato na busca de uma maior valorização da cultura do homem e da mulher da zona rural”, falou a Presidente Jacirene Conceição, que fortaleceu a preocupação pela sensibilidade que a população tem que ter com a cultura agrícola, por corresponder por 60% da economia local.
Marcando presença, o prefeito de Santo Estevão Rogério Costa falou da emoção e da prática da cultura local. “Sou filho de trabalhadores rurais e a nossa cultura popular tem que estar sempre sendo valorizada”, comentou prefeito e comunicou em praça, mais investimentos para zona rural, através do programa municipal Campo Produtivo.
A festa iniciou com grande estilo com a primeira apresentação do grupo de Samba de Roda Flor da Caatinga onde fez todos os presentes dançar e cantar músicas que marcaram épocas e história de vida da maior parte da população. Em seguida, os shows de forró, reunindo cerca de 10 mil pessoas, em praça pública para curtir as bandas Temperam de Mulher e Forró Kentão.
0
Festa do Milho agita o final de semana em Santo Estevão
![]() |
Foto | PMSE/ASCOM Divulgação |
Começou ontem e vai até o dia 30 a maior festa da agricultura familiar do Portal do Sertão, na cidade de Santo Estevão. A V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar promove a integração entre a zona rural e urbana, orientando os para desenvolvimento sustentável e solidário nos territórios, construindo relações sociais favoráveis e que façam parte deste processo de forma igualitária.
O evento está agitando o final de semana santoestevense e segue que programação até este sábado, na Praça Sete de Setembro com oficinas, palestras, promoção de debates que envolvem questões para fortalecimento e propostas de crescimento econômico a partir da agricultura familiar, além das apresentações culturais e shows das bandas Forró Kentão e Animal Faminto, que completa 10 anos.
SHOWS
Ontem à noite, atrações musicais como Poder de Sedução, Tempero de Mulher e Forró Kentão animaram o público. Logo mais, Nivaldo Costa, Skankara, Cheiro de Chuva, Toinho Salles e Banda Fabilú animarão os festejos da agricultura familiar. No sábado, encerrando os festejos o público irá se dançar ao som de O Sarau, Gil Barbosa e Animal Faminto.
Acontece entre os dias 28 e 30, a maior festa da agricultura familiar do Portal do Sertão, na cidade de Santo Estevão. A V Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar promove a integração entre a zona rural e urbana, orientando os para desenvolvimento sustentável e solidário nos territórios, construindo relações sociais favoráveis e que façam parte deste processo de forma igualitária.
O evento que promete agitar o final de semana santoestevense acontece nos dias 28, 29 e 30 de julho, na Praça Sete de Setembro com oficinas, palestras, promoção de debates que envolvem questões para fortalecimento e propostas de crescimento econômico a partir da agricultura familiar, além das apresentações culturais e shows das bandas Forró Kentão e Animal Faminto, que completa 10 anos.
PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
Dia 28 (quinta-feira): Bandas Poder de Sedução, Tempero de Mulher e Forró Kentão
Dia 29 (sexta-feira): Nivaldo Costa, Skankara, Cheiro de Chuva, Toinho Salles e Banda Fabilú
Dia 30 (sábado): O Sarau, Gil Barbosa e Animal Faminto
Santo Estevão: município irá realizar Mapeamento Cultural
![]() |
Foto | Divulgação |
A prefeitura municipal de Santo Estevão, através do departamento de Cultura estará realizando Mapeamento Cultural, com objetivo de efetivar o cadastro das manifestações culturais que irá compor o sistema de Indicadores do município de Santo Estevão.
Pessoas que atuam nas modalidades artísticas como: pintura, artesanato, música, dança, produção, teatro, literatura, coral, artes visuais estão aptos a participar.
O encontro será realizado no próximo dia 06 de julho, às 19h, no Centro Cultural Themístocles Pires de Cerqueira.
Você que é artista não fique de fora desta grande oportunidade cultural do nosso município.
Vem aí o MAPEAMENTO CULTURAL para realização do cadastro das manifestações culturais que irá compor o sistema de Indicadores do nosso município, fortalecendo e revigorando os mais diversos tipos de artes.
Se você atua nas modalidades artísticas como: pintura, artesanato, música, dança, produção, teatro, literatura, coral, artes visuais, venha se reunir com a gente na próxima quarta-feira, dia 06 de julho, às 19:30h, no Centro Cultural.
Participe das discussões que vão dar um grande impulso à nossa cultura
Encontro de Mapeamento Cultural: próxima quarta-feira, dia 06 de julho, às 19:00h, no Centro Cultural.
Realização:
Prefeitura Municipal
Santo Estevão: Terra da Prosperidade
Santo Estêvão entre as 20 cidades que mais geram emprego na Bahia
![]() |
Foto | PMSE/ASCOM Divulgação |
O município de Santo Estêvão está entre as 20 cidades que mais geraram emprego formal na Bahia no mês de maio. Os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão integrante do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que foram admitidos no período 184 pessoas.
No mês de maio foram registradas 80 demissões, resultando em um saldo positivo de 104 novos postos de trabalho no município durante o período. Números que colocam Santo Estêvão no 19º lugar na tabela que mede a evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes na Bahia.
Com esta posição, Santo Estêvão supera outras 64 cidades que integram a lista, como Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Itaberaba, Euclides da Cunha, Camaçari, dentre outras. O setor que mais gerou emprego no município foi a indústria de transformação, que absorveu mais de 80% da mão-de-obra empregada.
Edu e Maraial comandam a terceira noite do São João de Santo Estevão
Praça completamente lotada nessa noite de festa no São João. Mais de 30.000 pessoas lotam cada espaço do circuito da festa para acompanhar o show da dupla sertaneja Edu e Maraial.
O público canta e se emociona com as canções que são sucesso nacional.
A festa começou às 16h com apresentação da banda Os Cumpadres. Na sequência Adriano Lima e a o grupo Madrigal comandaram a festa.
Nesta noite ainda se apresentam as atrações Animal Faminto e Dorgival Dantas.
Caviar com Rapadura, Sandro de Castro e Os Meninos de Gonzação na segunda noite do São João de Santo Estevão
A banda Caviar levou abriu a segunda noite de festa com muito forró e romantismo.
Por volta das 18h, uma pane no sistema elétrico na sub estação de Feira de Santana ocasionou interrupção no fornecimento de energia em Santo Estevão e outras cidades da região.
De imediato, a organização da festa providenciou o fornecimento de energia da praça, através de gerador. Minutos depois, o fornecimento no município de energia foi restabelecido.
De acordo com a Coelba, uma pane do alimentador na sub estação ocasionou o problema.
Por volta das 23h a banda começou a tocar no palco principal.
Os Meninos de Gonzagão se apresentaram no palco II, fazendo o público dançar ao som do autêntico forró pé-de-serra.
Na sequência tem Sandro de Castro fechando as apresentações da noite.
Grupo de idosas se apresentam no São João de Santo Estevão
Quadrilha Junina da Melhor Idade |
Quem esteve presente na Praça Sete de Setembro, circuito do São João de Santo Estevão, na tarde desta quinta-feira se emocionou com a apresentação da quadrilha junina exclusivamente formada por idosas.
No compasso da dança, elas mostraram toda alegria e descontração típicas do período junino.
As idosas fazem parte do programa da Melhor Idade, dirigido pela secretaria municipal de Assistência Social.
Segundo dia
Logo mais, atrações como Tinga do Acordeom, Caviar com Rapadura, Os Meninos de Gonzação e Sandro de Castro farão a animação do público na segunda noite do São João de Santo Estevão.
A festa começa às oito da noite e vai até às quatro da manhã.
O São João de Santo Estevão ganhou mais um dia de festa e segue até o domingo (26). Artistas como Edu e Maraial, Arreio de Ouro, Paraíba do Acordeom e Ki Xote é Esse irão abrilhantar o evento nos próximos dias.
São João de Santo Estevão: primeira noite de muita festa e animação
Público lotou o circuito junino no primeiro dia de festa |
Na primeira noite de festa o público lotou a Praça Sete de Setembro, em Santo Estevão para conferir os shows de Elba Ramalho, Arnaldo Farias e Tom Góes.
Autoridades da política também se fizeram presentes. Dr. Rui Costa, deputado federal, veio conferir a festa e elogiou a organização do evento. "A cidade está linda. Estou encantado com a decoração, com a alegria do público. O São João de Santo Estevão promete", disse. Outra presença no circuito da folia junina foi a do deputado estadual Euclides Fernandes. "O São João de Santo Estevão está maravilhoso e não poderia deixar de passar por aqui", frisou.
Em seu discurso na abertura oficial do evento, o prefeito Rogério Costa disse que vai lutar para que Santo Estevão faça parte do roteiro turístico do São João da Bahia.
Toque de Acolher completa dois anos no município de Santo Estevão
Foto | PMSE/ASCOM Divulgação
Para comemorar os dois anos de implantação do Toque de Acolher, medida que já se tornou Lei, a prefeitura do município de Santo Estevão realizou na tarde de ontem (15), uma solenidade que reuniu autoridades de diversos seguimentos da sociedade. Para participar do segundo ano da medida, estiveram presentes o juiz José de Souza Brandão Netto, autor da medida na região e também o pioneiro na Bahia, o prefeito Rogério Costa acompanhado dos Secretários e Assessores, autoridades policiais da cidade de Maracás e de Feira de Santana
Para Márcia Xavier, ex-delegada do município de Santo Estevão e atual coordenadora adjunta da Polícia Civil em Feira de Santana, o Toque de Acolher é uma medida que já deveria ter servido de exemplo em vários municípios.
"Com a saída do juiz José Brandão da Comarca de Santo Estevão, as autoridades e população em geral devem se empenhar para que o trabalho continue com vigor e tenho certeza que vai continuar"
Comunidade prestigiou o evento
Durante discurso de homenagem aos dois anos do Toque de Acolher, o juiz José Brandão citou a importância das autoridades serem unidas em prol da segurança, de modo particular no que envolvem crianças e adolescentes. “A nossa medida é um fenômeno, não pode deixar parar e é por isso que cabe às autoridades estarem sempre unidas e empenhadas pelo projeto que já mostrou resultado positivo. O prefeito de Santo Estevão, desde o início abraçou essa causa”, disse o juiz.
O prefeito Rogério Costa salientou a importância que a medida promove na vida das famílias santoestevenses e fez questão de elogiar os Agentes de Proteção à Infância e Adolescência, também conhecidos como os Comissários de Menor. "Os agentes são movidos pelo amor. Eles fazem acontecer, indo às ruas, sem ganhar nenhuma remuneração para isso, dando uma prova de cidadania", pontuou.
Ao final do evento, o prefeito homenageou o juiz Brandão com uma placa comemorativa pela passagem dos dois anos do Toque de Acolher.
Santo Estevão: circuito da festa junina começa a ser decorado
Os preparativos para mais uma edição do Arraiá da Prosperidade já estão a todo vapor. O município de Santo Estevão já começa a entrar no clima da festa junina com a montagem dos primeiros elementos decorativos da festa.
Nove artistas estão construindo a estilização do portal principal do circuito do evento, que este ano trás o tema "Prosperidade, Fé e Tradição".
Santo Antonio, São João e São Pedro são os homenageados desse São João, que terá atrações como Edu e Maraial, Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Arreio de Ouro, entre outras.
A festa acontece de 22 a 25 desse mês.
Santo Estevão: Há 62 anos família comemora o dia de Santo Antonio com doações de presentes
Mesmo com chuva, populares enfrentaram fila para receber doações |
Há 62 anos a família Lobo comemora o dia de Santo Antonio com doação de presentes para pessoas carentes do município de Santo Estevão.
“Tudo começou com meus avós Tiúta e Manoel Pompílio, sendo assumida em seguida pelos meus pais, Antonio e Alaíde Lobo. Hoje, nós nos reunimos para dar sequência à tradição”, explicou Manoel Lobo, um dos organizadores do evento.
De acordo com Manoel, tudo começou com a promessa de doar treze roupas, em homenagem ao dia do santo. Com o passar dos anos esse número se expandiu, chegando atualmente a 5.500 unidades como roupas, cobertores e peças que compõem o enxoval infantil.
As ofertas começaram por volta das 2 horas da tarde, mas desde o período da manhã a fila já era grande.
Dona Antonia, de 65 anos de idade, moradora da Rua Santo Estevão, estava visivelmente emocionada e fez questão de frisar: “Todos os anos eu venho receber as ofertas. Uma ação como essa, de olhar para a gente que mais precisa me comove. Fico muito grata”, revelou.
As ofertas de presentes em homenagem ao santo casamenteiro acontecem na Rua Beijamin Constant, residência oficial da família em Santo Estevão.
Vacinação contra pólio e sarampo iniciada em Santo Estêvão
Foto | ASCOM
A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Estêvão iniciou nesta semana a vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. As vacinas estão sendo fornecidas em todas as 11 unidades de saúde do município. As crianças menores de cinco anos – com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias – devem ser vacinadas contra a pólio.
Já as crianças menores de sete anos – com idade até 6 anos, 11 meses e 29 dias – devem ser levadas às unidades de saúde para receber a vacina contra o sarampo. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Neilde Lima Ribeiro, diz que a meta é imunizar 95% das crianças incluídas nas respectivas faixas etárias.
“Nos anos anteriores, as campanhas aconteciam separadas, mas este ano a vacinação contra a poliomielite e sarampo acontecem no mesmo período. Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos as unidades de saúde, não esquecendo de levar o cartão de vacinação das crianças”, alerta Neilde.
A secretária de Saúde, Orlandina Nascimento, lembra que o Dia D da campanha, que é realizada a nível nacional, será no próximo sábado (18). A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina no dia 15 de julho. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba.
Cidades com toque de recolher reduzem violência entre jovens
05/06/2011 - 09h16
Publicidade DE SÃO PAULO
As medidas que restringem a circulação de crianças e adolescentes desacompanhados --conhecidas como toque de recolher-- ajudaram a reduzir os casos de violência e o número de atendimentos do conselho tutelar.
A informação é dos repórteres Matheus Magenta eSílvia Freire. A "[íntegra]": da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Levantamento feito com juízes, delegados e conselheiros de 30 municípios que adotaram a medida mostrou que, em 29 deles, ela surtiu efeitos positivos -a exceção foi Sapé (PB).
Em Santo Estêvão (BA), onde foi implantada em 2009, as ocorrências envolvendo uso de drogas por menores de 18 anos caíram 71%.
Antes da adoção da medida, em 2009, eram registrados cerca de 40 casos de adolescentes envolvidos em brigas, furtos ou vandalismo por semana. Depois, as ocorrências caíram pela metade.
Ao menos 60 municípios, de 17 Estados, já adotaram o toque de recolher. As medidas são, em geral, instituídas por juízes, mas há cidades em que elas foram adotadas por prefeitos ou até pela PM.
Apesar dos efeitos positivos em relação à criminalidade, a medida sofre resistência de alguns educadores e promotores, que chegaram a contestá-la judicialmente.
Pedro Silveira/Folhapress | ||
![]() | ||
Bar vazio em Pompéu (MG), que adotou toque de recolher para afastar adolescentes das drogas |
Santo Estêvão: Estudantes farão intercâmbio em Universidades da Europa e precisam de ajuda financeira para viagem
Deyse e Marcos: "a comunidade está ajudando" |
Os estudantes Marcos de Oliveira Silva, 6º semestre do curso de Geografia e Deyse da Silva Conceição, que está cursando o 5º semestre de Letras com habilitação em Francês ganharam a oportunidade de estudar em universidades da Europa.
O projeto faz parte de um intercâmbio estudantil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que oferece uma ajuda de custo no valor de R$ 800,00 mensais para os alunos se manterem por seis meses. Mas esse valor é muito aquém do que eles irão realmente necessitar. Marcos, que irá estudar na Universidade do Minho, em Portugal, tem previsão de custo (entre passagens aéreas, alimentação e estadia), cerca de R$ 6 mil. Já Deyse, que vai cursar o semestre na Univesitè de Rennes 2, na França, precisa de aproximadamente R$ 7,5 mil.
Para angariar fundos, estão se mobilizando e com o apoio da comunidade local, vai promover cinema, leilão e até uma rifa de um noteboock. Além dessas ações, os estudantes irão promover uma feijoada na Casa de Reboco, com data ainda a definir.
“Estamos esperançosos de conseguir angariar fundos para o nosso intercâmbio estudantil. A comunidade tem se mostrado solidária”, revelou Marcos.
“Como nossa viagem vai ocorrer no início do mês de setembro, estamos em uma verdadeira corrida contra o tempo”, é o que argumenta a estudante Deyse.
VOCÊ QUER AJUDAR? VEJA COMO:
Cinema Beneficente
Local: Quadra do Colégio Viramundo
Data: 11 de junho
Horário: 19h
Censura livre
Leilão
Data: 03 de junho
Horário: A partir das 15h
Local: Campo da Urbis
Sorteio de um Noteboock
Data: 15 julho
Horário: a partir do meio dia
Local: Rádio Paraguassu FM
Toque de Acolher: repressão ou proteção?
]
O coordenador do toque de acolher Silvio Belo de Amorim concedeu uma entrevista esclarecendo algumas questões sobre a polêmica que repercute em torno dessa medida adotada na cidade. De acordo com ele, o "toque de acolher é uma composição de artigos incluídos no ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente e é uma coisa que o juiz Dr. Brandão Neto resolveu botar no papel e botar pra frente” falou. O principal fator que levou as autoridades a implantar o sistema do toque na cidade foi aumento do consumo de drogas em frente às escolas, bem como um assassinato à tesouradas por causa de um pacote de cocaína. Este último fato aconteceu na Praça da Lua. Além disso, brigas, vândalos que não tem ocupação e ficam vagando na frente das escolas vendendo drogas, também foram algumas das justificativas da implantação da medida, de acordo com o coordenador. Quando o ele foi questionado sobre o abuso de autoridade, reagiu de forma rude: “desconheço essa afirmação”. Embora testemunhas afirmem já ter sofrido agressões dos agentes de proteção, ele ainda justificou dizendo que “a população não está acostumada a ser abordada, daí a idéia de abuso de autoridade”, dando a entender que a população santoestevense está acostumada com a desordem e a falta de informação.
O coordenador do toque de acolher Silvio Belo de Amorim concedeu uma entrevista esclarecendo algumas questões sobre a polêmica que repercute em torno dessa medida adotada na cidade. De acordo com ele, o "toque de acolher é uma composição de artigos incluídos no ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente e é uma coisa que o juiz Dr. Brandão Neto resolveu botar no papel e botar pra frente” falou. O principal fator que levou as autoridades a implantar o sistema do toque na cidade foi aumento do consumo de drogas em frente às escolas, bem como um assassinato à tesouradas por causa de um pacote de cocaína. Este último fato aconteceu na Praça da Lua. Além disso, brigas, vândalos que não tem ocupação e ficam vagando na frente das escolas vendendo drogas, também foram algumas das justificativas da implantação da medida, de acordo com o coordenador. Quando o ele foi questionado sobre o abuso de autoridade, reagiu de forma rude: “desconheço essa afirmação”. Embora testemunhas afirmem já ter sofrido agressões dos agentes de proteção, ele ainda justificou dizendo que “a população não está acostumada a ser abordada, daí a idéia de abuso de autoridade”, dando a entender que a população santoestevense está acostumada com a desordem e a falta de informação.
Sobre a qualificação dos agentes de proteção, ele ressalta que “todos são capacitados, tem 2° grau completo, nível superior, fazem cursos orientados pelo ECA e também provas para ocupar seus devidos cargos. Por ser um trabalho voluntário, as pessoas acham que os agentes não são devidamente capacitados”
O ECA é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, dessa forma esse agrupamento de normas podem oferecer cursos para capacitação de agentes comunitários? Além dessas contradições ele também afirma que “os jovens só querem os direitos, e os deveres nada” disse, demonstrando falta de paciência e compreensão com a entrevista.
Outra polêmica que repercute em torno do toque de acolher é a questão da multa, que em tese é feita de forma mais rápida do que um processo na vara criminal que demora muitos anos para ser julgado.
Com tais falhas em evidência essa medida está sendo atuada como proteção ou repressão aos jovens?
Por: Cleyton Aragão
Jean aragão
Diogenes Damasceno
Prefeito de Santo Estevão/Ba
Gentílico: santoestevense
Prefeito: Rogério Costa
DEM (antigo PFL - (2009 – 2012)
Santo Estevão - SAIBA MAIS:
LOCALIZAÇÃO DE SANTO ESTEVÃO - BAHIA
Localização de Santo Estêvão no Brasil
12° 25' 48" S 39° 15' 03" O12° 25' 48" S 39° 15' 03" O
Unidade federativa: Bahia
Mesorregião: Centro Norte Baiano IBGE/2008
Microrregião: Feira de Santana IBGE/2008
Municípios limítrofes: Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Castro Alves, Antônio Cardoso, Cabaceiras do Paraguaçu.
Distância até a capital 148 km
Características geográficas
Área: 365,141 km²
População: 46.855 hab. est. IBGE/2009
Densidade: 120,9 hab./km²
Altitude: 242 m
Clima: Tropical Alternadamente Úmido e Seco
Indicadores
IDH: 0,649 médio PNUD/2000
PIB: R$ 144.047 mil IBGE/2005
PIB per capita: R$ 3.293,00 IBGE/2005
ONDE SE LOCALIZA SANTO ESTEVÃO - BAHIA
SANTO ESTEVÃO/BAHIA/BRASIL - Cidade encantada!!
Conheça Santo Estevão - Ba!!!
Rio Paraguaçu |
![]() |
Centro Cultural - Praça Sete de Setembro |
Rio Paraguaçu - Santo Estevão/Ba |
Coreto - Praça da Bandeira |
Cruzeiro do Monte |
Lagoa de Zezito |
![]() |
Entrada da cidade |
Estádio Municipal "Bandarrão" |
Lagoa Santana |
Cruzeiro do Monte |
Lagoa Plínio da Silva Gomes |
Av. Getúliuo Vargas |
Igreja Matriz - Praça da Bandeira |
Igrja Matrfiz - Praça da Bandeira |
CURIOSIDADES SOBRE A NOSSA HISTÓRIA - SANTO ESTEVÃO
Uma monografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que a capela construída em 1751 é elevada a freguesia em 1754. Pelo que nos parece na carta esrita pelo vigário Antônio Rodrigues Nogueira, conforme reprodução na íntegra, a freguesia foi criada em 1751. Já havia o povoado nesta data com uma freguesia de "1350 almas", o que já era uma população razoavelmente grande para a época, apesar das doenças, da falta de assistência médica, do precário nível de higiene.
Nesta carta ele se refere a Santo Estevão do Jacuípe que teve este nome desde essa ápoca até recentemente, quando foi desmembrado do município de Cachoeira.
Jacuípe, segundo a tradição oral, quer dizer na linguagem indígena dos paiaiases, provavelmente, "Terra dos Jacus". Esto porque este tipo de ave abundava muito por essas bandas. Este era o nome dado ao rio que ainda mantém a tradição, dando a Santo Estêvão esta denominação para distinguir de Santo Estevão Velho, pertencente ao Município de Antonio Cardoso, nosso vizinho.
SANTO ESTEVÃO - Nossa História
"Primeiro mártir cristão, Santo Estêvão morreu apedrejado nas vizinhanças de Jerusalém pouco tempo depois da crucificação (Atos 7:59).
Estêvão era um dos sete ministros da Igreja, ou diáconos, escolhidos pelos apóstolos. Os diáconos deveriam cuidar dos pobres. Estêvão era um homem profundamente religioso, conhecido por seus ensinamentos e pelos milagres que realizava. Os adversários de Estêvão acusaram-no de pregar desobediência aos costumes e eleis associados à Lei de Moisés.
Ele foi levado a julgamento perante a alta corte de Sinedrim, onde fez um belo discurso em defesa própria (Atos 7). Disse que não estava pregando contra a Lei Sagrada, mas que seus acusadores estavam deixando de obedecer à lei. A multidão enfureceu-se e atacou-o. Uma testemunha da sua morte foi São Paulo, que ainda não se havia convertido ao Cristianismo (Atos 8:1). A Igreja Católica e a Igreja da Inglaterra comemoram o dia de Santo Estevão em 26 de dezembro."
88 anos de Emancipação Política de Santo Estevão - Ano 2009 - FOTOS
História de Santo Estevão - Bahia - Brasil
Existe uma lenda local, de que a primeira penetração em terras do atual município data do ano de 1739, quando o padre português José da Costa Almeida que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, conhecido como "Riacho Salgado", devido a sua água ser salobra. Isto teria ocorrido por volta de 1739. No ano de 1751 foi criada a freguesia de Santo Estêvão. Em 1827, tornou-se Distrito da Paz. Nessa época Santo Estêvão fazia parte de Cachoeira. Em 12 de julho de 1921 ocorreu a emancipação política de Santo Estêvão, desmenbrando o novo município do território pertencente à Cachoeira. Em 21 de setembro do mesmo ano ocorreu a efetivação do novo município, sendo esta data feriado municipal.
A História de Santo Estevão em fotos
Um novo serviço na área de saúde já está disponível para a população. O Resgate Municipal foi apresentado na manhã de ontem pelo governo municipal. O novo serviço visa atender exclusivamente pessoas em risco de morte, acidentados, enfartados, desmaiados ou em estado convulsivo.
Durante a apresentação do serviço, foi realizada uma simulação de resgate na Praça Sete, onde populares puderam conhecer como será feito o atendimento às vítimas.
Para solicitar o Resgate foi disponibilizado o telefone 192. A ligação é gratuita.
Estudantes participam de intercâmbio ambiental
O Município de Santo Estevão deu início ao projetoCaravana Ambiental, que visa o intercâmbio entre alunos da rede pública de ensino, no tocante à proteção das águas. Os trabalhos são desenvolvidos pelas secretarias municipais de Educação (SEDUC) e Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente SEOBS), juntamente com o Núcleo de Educação Ambiental.O intercâmbio escolar e mobilização dos estudantes promoveram o debate sobre a importância da vegetação para a preservação dos recursos hídricos.Na primeira etapa do projeto a Escola Municipal Edvaldo Machado, selecionou dez alunos para levar mudas para a Escola Municipal Marieta Pires de Cerqueira. Os alunos apadrinharam as mudas de Cajarana, Sibipiruna e Pau-Brasil, sendo esta última, uma das espécies que despertou mais interesse dos alunos durante a execução do projeto. Foram plantadas mudas de Sabonte, Aroeira, Sibipiruna, Castanheira do Maranhão, Ipê Amarelo e Rocho, Ingá, Trapiá, Angico Vermelho, Oiti, Genipapo, Pau-Brasil dentre outras árvores nativas. O projeto contou ainda com apresentações culturais.
Alunos da Escola Monsenhor Waldir de Souza, no bairro do Triângulo, acompanharam à Caravana até a Escola Neusa Maria Pires, na comunidade de Várzea da Casa. Em seguida a caravana seguiu para a Escola Hailton José de Brito, no povoado da Conga.
“O trabalho está sendo muito importante, pois desperta a responsabilidade das crianças e jovens para a importância da preservação dos recursos hídricos e da vegetação, ao mesmo tempo em que firmam um compromisso com a manutenção das espécies que foram replantadas”, avaliou Josene Moura, coordenadora do Projeto.
Diversão e cidadania nas estradas de Santo Estevão com o Projeto Siga Bem
A Caravana Siga Bem, projeto itinerante que leva promoções e ações de responsabilidade social, está em Santo Estevão, ontem e hoje, através da parceria entre a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social.
A Caravana Siga Bem consiste de um conjunto de campanhas e ações sociais, de lazer e de cultura, voltadas essencialmente para caminhoneiros. Ela passará por 22 postos da rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora. Uma das ações sociais é a campanha Siga Bem Criança, de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esta ação visa divulgar o Disque 100, Serviço da Secretaria dos Direitos Humanos (SEDH), desenvolvido em parceria com o CECRIA – Centro de Referência, Estudos e Ações sobre as Crianças e Adolescentes.
“Antes da primeira edição da Caravana o disque 100 recebia cerca de 12 denúncias por dia", conta Wilson Santarosa, Gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras. "Na última edição, fruto de uma campanha maciça de conscientização nas estradas, as denúncias envolvendo situação de risco contra crianças e adolescentes já haviam saltado para 90 por dia”.
Outro objetivo da Caravana é prover orientações sobre segurança nas estradas e atitudes mais conscientes ao dirigir, bem como em relação ao meio ambiente.
Desde que foi lançada, a Caravana Siga Bem já percorreu mais de 120 mil quilômetros, visitou aproximadamente 200 municípios brasileiros e contou com a participação de cerca de 1,2 milhão de motoristas profissionais em 457 eventos durante 828 dias na estrada.
Confira o Roteiro do Evento 12ª ParadaEvento Posto Porto Brasil II – Santo Estevão – BA
Caravana Siga Bem - 2011
Datas: 18 e 19/01/2011 – das 11h às 21h
Caravana Siga Bem - 2011
Datas: 18 e 19/01/2011 – das 11h às 21h
PROGRAMAÇÃO
- 11h às 17:30h – Teste drive com os caminhões IVECO STRALIS para todos os caminhoneiros presentes.
- 13h às 21h – Início das atividades na carreta lan; computadores com testes de conhecimento para o “Concurso Caminhoneiro do Ano 2011” e prestação de serviços de cabeleireiro, massagem e medição de peso/IMC na carreta de serviços;
- 13h – Palestra sobre Combate à violência contra a mulher com a Delegada da Mulher Dra. Marcia Xavier Barbosa;
- 14h – Palestra sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes a cargo do Conselho Tutelar de Santo Estevão.
- Local: Sala de palestras da carreta de serviços.
- 15h – Apresentação da orquestra filarmônica Maestro Estevão Moura;
- 16h – Palestra sobre violação dos direitos de crianças e adolescentes a cargo do Conselho Tutelar da cidade.
- 16:30h – Capacitação e treinamento dos funcionários do posto para identificação de práticas de exploração de crianças e adolescentes a cargo da equipe das Polícia Rodoviária Federal.
- 17h – Palestra do Juiz José Brandão sobre combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
- 19h – Apresentação da peça de teatro da Caravana Siga Bem “Cassino do Cupido”.
- 20h – Apresentação musical Augusto Alegria Tecladista.
13h às 21h – Início das atividades na carreta lan; computadores com testes de conhecimento para o “Concurso Caminhoneiro do Ano 2011” e prestação de serviços de cabeleireiro, massagem e medição de peso/IMC na carreta de serviços;
19/01/2011 – Quarta
- 13h – Palestra sobre violência doméstica contra crianças e jovens a cargo do Conselho Tutelar da cidade;
- 14:30h – Palestra sobre violação dos direitos das mulheres a cargo pela Delegacia da Mulher.
- 15h – Apresentação do grupo de capoeira do projeto municipal “Pró-Jovem”.
- 16h – Palestra da PRF sobre prevenção de acidentes e leis de trânsito para as crianças visitantes.
- 16:30h – Apresentação da Orquestra filarmônica da cidade.
- 17h – Palestra de enfrentamento à violência doméstica contra crianças e adolescentes a cargo da equipe do sest/senat.
- Local: sala de palestras da carreta de serviços.
- 18h Treinamento e capacitação dos funcionários do posto sobre identificação e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes a cargo da equipe da PRF.
- 20h – Apresentação musical do Cantor Xan Falcão
Secretaria Municipal de Saúde:
Nos dois dias, das 11h às 17h
- Exames gratuitos de pressão arterial, índice de massa corporal, distribuição de preservativos e orientações sobre DST para os caminhoneiros.
- Polícia Rodoviária Federal:
- Exposição de equipamentos operacionais (radares, EDAs, etilômetros, sinalizadores, dispositivos de armas não letais, detector de metais, etc), viaturas (motos, posto móvel, veículos ostensivos, etc), sessões do CINEMA RODOVIÁRIO e palestras sobre educação de trânsito, prevenção de acidentes, enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, etc.
- Trabalho educativo para o público infantil, com palestras, jogos educativos, passeio de moto, distribuição de mini multas, botons e sessão de fotos nas motos e viaturas da PRF com caracterização de agentes mirins que estarão disponíveis, para download, no site da Caravana Siga Bem.
- Central “Tira dúvidas de legislação de trânsito”.
- Apresentação dos mascotes da PRF em todo o evento, interagindo com o público presente motivando a participação de todos nas atividades, até as 17:00 (Mascotes PRF : um casal de bonecos, agentes da PRF).
- IVECO: Teste drive com os caminhões IVECO STRALIS para todos os caminhoneiros presentes.
II LAVAGEM DA PROSPERIDADE - 23/01
A segunda edição da Lavagem da Prosperidade no rio Paraguaçu, realizada neste domingo (23) foi um sucesso de público e animação. Ao som das bandas Negra Cor, O Sarau e Beto Botho e da participação das baianas, acompanhadas pela charanga Cruzeiro do Monte, foi proporcionado um domingo pra lá de especial.
Logo no início da manhã, as baianas começaram a dar o tom da folia. Mais de 80 baianas seguiram embaladas pelo som da charanga, que tocava samba de lavagem. O cortejo encantou os presentes. Na sequência, o trio Cometa levou a alegria aos foliões ao som do pagode do Sarau, o soul pop eletrônico da Negra Cor e o arrocha sertanejo do cantor Beto Botho.
Personalidades políticas como o Deputado Federal Rui Costa, o Deputado Estadual Zé Neto, os prefeitos de Rafael Jambeiro – Cibele Carvalho, e de Amélia Rodrigues – Antonio Carlos Paim, participaram do evento ao lado do prefeito Rogério Costa e Secretários Municipais. “Fico feliz em ver a alegria do nosso povo. Uma cidade próspera se constrói com obras, serviços e lazer”, frisou o prefeito Rogério. Em seu discurso, o deputado Zé Neto falou da importância do evento. “Estou encantado com a festa. Fico feliz por estar visitando essa cidade bonita, que tem um prefeito compromissado com o projeto de ver o desenvolvimento do seu povo. Este evento é um resgate à cultura do povo baiano que jamais pode ser esquecida”, disse o deputado estadual. O deputado federal Rui Costa, disse que o evento, além de ser mais um lazer para o povo santoestevense e visitantes, movimenta a economia local e garantiu: “Assim que tomar posse no Congresso Nacional, vou sugerir um projeto de urbanização aqui do Porto Castro Alves, para se transformar em um grande Polo Turístico da região”, disse.
INFRAESTRUTURA
Para a maior tranqüilidade dos foliões, foram instalados stands com pronto atendimento médico, com profissionais de Saúde e duas ambulâncias, equipe do corpo de bombeiros que circulava com uma lancha, ponto de apoio da Polícia Militar, além do efetivo da Guarda Municipal que controlava o trânsito na BA 491, que dava acesso ao rio Paraguaçu.
O stand oficial foi uma atração à parte. Decorado com legítimos símbolos baianos, tinha afixado em uma das laterais uma estátua gigante de uma baiana. Na entrada principal, toda beleza afro foi caracterizada por uma legítima baiana, que entrega fitas decorativas do Senhor do Bonfim. Na beira do rio, dois polvos gigantes confeccionados de bexigas, completavam o belíssimo cenário montado pela festa. No meio da folia, um carro pipa refrescava os foliões. Nas águas, a balsa não parava de transportar as pessoas que se encantavam com a festa e a belíssima paisagem do lugar.
“Tudo aqui está lindo. Cada detalhe foi pensado. Da decoração à festa, segurança, tudo perfeito”, avaliou a jovem Indryde Lopes, de 18 anos. Acompanhado de sua esposa e seus três filhos, Antonio Lima, foi um dos moradores de cidades vizinhas que vieram para o evento. “Eu não poderia perder uma festa, que além de bonita, está muito organizada”, revelou o visitante da cidade de Salvador.
Fotos: Alysson Ribeiro (ASCOM) e Jackson Ribeiro (Diretor de Cultura)
Biografia - MAESTRO ESTEVAM MOURA
Estevam Pedreira de Moura
Nascimento - 13 de Agosto de 1907 (103 anos)
Santo Estevão, BA
Morte - 08 de Maio de 1951 (59 anos)
Feira de Santana, BA
Nacionalidade - brasileiro
Ocupação - músico
Era o quarto dos cinco filhos de Minervina Carvalho Moura, conhecida por "D. Vida", e João Pedreira Moura, que exerciam, respectivamente, o ofício de costureira e pequeno comerciante.
Aos três anos de idade perdeu o pai, vítima de varíola. Este fato deixou a família em sérias dificuldades financeiras. Apesar de tudo, "D. Vida", mulher forte e guerreira, soube criar os seus filhos com dignidade encaminhando-os para a vida.
Desde criança, Estevam já manifestava sua vocação musical, emitindo sons em flauta feitas de galhos de mamoeiro, acompanhando os "barbeiros" que tocavam nas festas da cidade de Santo Estevão. Aos sete anos foi matriculado na Escola Pública local e, logo cedo, demonstrou seu interesse pelos livros e pela música. Sua professora, D. Francisca, notando seu grande potencial musical, incentivou-o ingressar na Filarmônica 26 de Dezembro, de Santo Estevão, que estava em formação. Assim, aos doze anos, o grande Estevam Moura iniciou as suas primeiras aulas de música com o prof. Manoel Luís de França, regente da referida Filarmônica.
Um fato curioso é que Estevam Moura possuía um instrumento indígena chamado ocarina, de onde tirava belíssimos sons, porém ninguém nunca soube como conseguira. Tudo indica que ele mesmo fabricara. "D. Vida", que morreu bem velhinha, guardava esse instrumento dentro de um velho baú e só exibia às pessoas muito especiais.
Demonstrando um grande progresso com as notas musicais e dominando instrumentos de palheta, certa vez houve uma discordância entre Estevam e o professor França a respeito da colocação de uma nota musical deste professor em um dobrado composto. Estevam insistia que a nota estava errada, porém o mestre França batia firme. Discutiram de lá e discutiram de cá, chegando o fato ao conhecimento do público o que gerou polêmica, formando em conseqüência uma torcida dividindo a cidade e até a Filarmônica Lira Cachoeirana, da cidade de Cachoeira (BA), foi consultada para tirar a dúvida, comprovando finalmente queEstevam estava com a razão. Diante do ocorrido, o mestre França, envergonhado, abandonou a cidade de Santo Estevão.
Após esse fato, a regência da Filarmônica 26 de Dezembro ficou com o professor Sobral. Porém, diante dos conhecimentos demonstrados por Estevam, o próprio professor Sobral decidiu passar-lhe a batuta e ele pôde compor o seu primeiro dobrado, dedicando-o ao Sr. Alício Cerqueira.
Em 1925, em virtude da decadência econômica da Filarmônica de Santo Estevão, o jovem Estevam Moura, então com 18 anos de idade, mudou-se para a localidade de Bonfim de Feira, município de Feira de Santana (BA), a convite do senhor Godofredo Leite, para reger a Filarmônica Minerva. Ali passou sete anos da sua vida. Foi uma fase entremeada de bons e maus momentos, não obstante fértil de criatividade. Compôs belos dobrados, entre eles "Verde e Branco". O que marcou seus momentos difíceis foi a dificuldade financeira, pelo fato de ter que vender muitas das suas composições, principalmente para uma filarmônica da cidade de Ipirá (BA), a fim de garantir seu próprio sustento.
Em Bonfim de Feira conheceu a jovem Regina Bastos de Carvalho, com quem manteve um tumultuado romance. A tradicional família era radicalmente contra o namoro e, para concretizar o grande sonho, Estevam e Regina tiveram que fugir para Santo Estevão onde realizaram o casamento. Era o ano de 1931. No ano seguinte, durante a terrível "Seca de 1932", nasceu Olga Carvalho Moura, sua primogênita. Diante da situação que a seca impunha, o casal e a recém-nascida foram residir na cidade de Afonso Pena, hoje Conceição de Almeida (BA), local onde a seca ainda era amena por esta cidade estar situada no Recôncavo Baiano.
Em Afonso Pena, Estevam ocupou o cargo de regente da Filarmônica local. Um ano após, veio com a família para Feira de Santana onde, em 1934, nasceu seu segundo filho, Ernani Carvalho Moura, conhecido pelo apelido "Tusca", cujo nome foi inspirado em Ernani Braga, compositor brasileiro de música erudita.
Compôs um dos mais belos dobrados para seu filho Ernani, o "Tusca"; compôs também o dobrado "Arnold Silva", em homenagem a esse grande amigo que na época era Deputado Federal e já foi prefeito de Feira de Santana (era comum, na época, dedicar esse tipo de música a pessoas queridas e ilustres, colocando seus nomes como título); também compôs a marcha "Constelação"; o dobrado "Magnata"; o dobrado "João Almeida"; o dobrado "Vida e Morte"; o fox "Reveilion" que ficou bastante popular na cidade e que era tocado em muitas festas; o "Hino do Congresso Eucarístico", realizado na década de 1940, cuja letra foi do prof. Antônio Sanches Vieira. Compôs, ainda, muitas Ave-Marias, das quais algumas foram gravadas recentemente, e são bastante cantadas e tocadas nos novenários da Senhora Santana, em Feira de Santana.
Seu sonho de compositor era fundar uma escola de música em Feira de Santana. Chegou a concretizá-lo ao lado da professora Georgina de Mello Lima Erismann, Gerson Simões e da professora Carmem, numa casa ao fundo do Asilo Nossa Senhora de Lourdes. Porém, não foi adiante, devido à falta de verbas e incentivo do poder público. Para incentivar os jovens nascidos em Feira de Santana ao gosto pela música, criou o Coral São Miguel com quarenta vozes masculinas, entre os componentes desse coral figuravam: Valdemar da Purificação, Cirilo Carneiro, Dorival Oliveira, Manoel Carneiro e o jovem Dermeval Dórea que se tornou seu genro, casando-se com sua filha Olga.
Foi professor de música do Ginásio Santanópolis por muitos anos, e sua querida filha Olga teve o privilégio de ter sido sua aluna. Recebeu convites para trabalhar como músico no Rio de Janeiro e não aceitou, atendendo aos apelos da mãe querida que temia nunca mais vê-lo. Porém, nos anos 1940, chegou a visitar a Cidade Maravilhosa participando de uma temporada da Banda do Corpo de Bombeiros, de Salvador (BA).
O Maestro Estevam Moura era um verdadeiro "gentleman", andava impecavelmente bem vestido na sua intensa vida social, principalmente nas festas populares, como a Micareta e na Festa da Senhora Santana, quando regia a Filarmônica 25 de Março nas suas retretas. O "Hino da Festa de Santana" é de sua autoria. Residia em frente à Filarmônica Vitória e teve como vizinha a não menos conceituada Georgina de Mello Lima Erismann, compositora, musicista, com quem manteve um bom relacionamento, aprendeu piano, fez progresso em conhecimentos musicais e chegaram a comporem juntos. Estevam Moura tinha facilidade para compor músicas, tendo escrito o dobrado "Sonho Azul", durante uma viagem a Santo Estevão, para tocar numa festa de São João, e o executou naquela mesma noite. Apesar de ter estudado apenas em séries iniciais do Ensino Fundamental (o antigo Ensino Primário), era culto e possuidor de uma biblioteca bem atualizada.
Durante a Segunda Guerra Mundial, pela falta de palhetas importadas para instrumentos de sopro, o maestro passou a fabricá-las em casa, com a ajuda de toda a família. As palhetas ficaram conhecidas pela qualidade e ele passou a receber encomendas de todo Brasil. Convém, ainda, mencionar outro papel importante que ele exerceu na comunidade: o de Chefe da Guarda Municipal de Feira de Santana.
Em maio de 1951, Feira de Santana ficou triste e chorosa e a Bahia perdeu um jovem compositor, prematuramente, aos 43 anos, vítima de um câncer de estômago, embora na época havia sido diagnosticado equivocadamente como tuberculose. São seus descendentes: um casal de filhos: Olga e Ernani (falecido em 1991), além de dez netos e seis bisnetos.
Mesmo após sua morte, suas composições são bastante executadas em diversas filarmônicas no estado da Bahia e pelo Brasil afora. É bastante fácil encontrar partituras de composições atribuídas a Estevam Moura em filarmônicas de cidades como Cachoeira, Maragogipe, Santo Amaro, etc., e inclusive no Rio de Janeiro.
Curiosidades
Moura inovou na composição dos dobrados inserindo a harmonia coletiva, onde todos os instrumentos fazem variações diferentes.
Um boato corre pela Bahia dizendo que, antes de morrer por conta da Tuberculose,Moura teria composto um dobrado de nome "O final". Esse dobrado nunca foi achado.
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Estevam_Moura"